O Espírito Santo, divulgado por suas belezas naturais e variedade cultural, tem no turismo um vetor fundamental para o desenvolvimento econômico e social da região. Do litoral paradisíaco à exuberância das montanhas, o Estado figura uma vez que um dos principais destinos de férias e também alavanca serviço e renda por meio do turismo de negócios e eventos.
Para dar uma teoria da força do setor, atualmente são 59.824 empreendimentos ativos no segmento no Espírito Santo, ou seja, 11,45% das empresas em atividade no solo capixaba são voltadas ao turismo. Dessas, 74,68% são microempreendedores individuais e 20,7% são microempresas. Aliás, são quase 200 milénio pessoas trabalhando no setor, segundo a Pesquisa Pátrio por modelo de Domicílios (Pnad), relativa ao 4° trimestre de 2023. Na prática, além de gerar tributos que são sustentáveis ao longo do tempo, o turismo gera serviço, renda e melhoria de vida para a população.
O turismo é a chave para alavancar ainda mais o Espírito Santo. E o fomento ao segmento já começou a ser desenhado. O Serviço de Escora às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae/ES) pretende investir pesado no setor nos próximos anos.
“Nos próximos três anos, vamos investir um total de R$ 80 milhões em programas de capacitação voltados para microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte neste segmento. Acreditamos que o turismo tem um enorme potencial para se transformar em uma das principais matrizes econômicas do Espírito Santo”, ressaltou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
O Sebrae/ES fez um levantamento de histórias de sucesso que podem ser manancial de inspiração para os futuros empreendedores. Confira:
![pube](https://noticiasnobr.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Com-abelhas-no-cafe-receita-do-arabica-pode-crescer-R.jpg)
Iguarias capixabas
Dentro desse ramo, os cafés especiais são verdadeiras joias do Espírito Santo, com grande número de propriedades no interno. Em Novidade Venécia, no noroeste do estado, o Maritacas Coffee está sendo desenvolvido uma vez que um verdadeiro ponto de experiência do cliente, que logo poderá ter contato com o moca desde o plantio, passando pelo processo de produção até a degustação. “Após a conclusão das obras no nosso espaço, os turistas terão a oportunidade de escolher os grãos que serão torrados na hora e provar o café selecionado diretamente da propriedade”, explica o empreendedor Guilherme Oliveira.
Com a consultoria do Sebrae/ES, Guilherme teve escora para o desenvolvimento da loja on-line e do site do Maritacas Coffee. “Além disso, a consultoria em turismo de experiência vai nos ajudar a iniciar nossas atividades nessa área em nossa propriedade, oferecendo aos visitantes uma experiência única relacionada ao nosso café”.
Ele explica que a principal demanda pelos cafés especiais vem de fora do Estado. Aliás, a vivência privativo está sendo preparada porque Guilherme identificou que os clientes têm o libido de saber a propriedade e o processo de produção.
E você sabia que, em Viana, não havia opções de restaurante aos domingos? Percebendo essa oportunidade, Flávio Pimentel abriu seu restaurante, o Vista da Mata, que abre todo domingo das 11h às 15h. “É um restaurante de comida caipira, servida no fogão a lenha. Pessoas de Viana e de outros municípios do estado vêm conhecer o local, cercado pela natureza”, disse o possessor, Flávio Pimentel.
O lugar, um casarão localizado no bairro Ribeira, abriga ainda uma frasqueira com rótulos selecionados, além da Cervejaria Indomável, com a cerveja produzida e servida no lugar. Tudo isso cria uma atmosfera única que atrai famílias para saber o restaurante.
Lembranças para turistas e para capixabas apaixonados pelo ES
Outros modelos de negócio trazem o artesanato com características únicas do Espírito Santo, uma vez que gírias, objetos e pontos turísticos. Na região metropolitana, a C410 tem produtos com o DNA capixaba, apresentando opções modernas e presenteáveis. A proprietária, Taiane Lima, conta que a originalidade das coleções e o uso dos pontos turísticos do estado são sucesso tanto entre turistas quanto entre moradores do Estado.
“Como temos seis pontos de venda em seis hotéis de Vitória, a loja desperta o interesse dos turistas, que consomem bastante nossos produtos, mas também há muitos capixabas que viajam para outros estados e querem presentear alguém, ou mesmo mostrar o orgulho de ser capixaba com as nossas estampas”, relata Taiane. “Os produtos mais vendidos são o ímã de geladeira e caneca, com a palavra ‘Capixaba’, incluindo os pontos turísticos, e com a estampa do convento, que se tornou referência no Estado”.
A principal loja física fica na Praia do Esquina, com estacionamento para os clientes, e a C410 ainda tem outros pontos de venda na capital. O cliente também pode comprar on-line pelo link que está na bio do perfil da loja no Instagram, @c410capixaba. Segundo ela, o objetivo ao gerar a marca era explorar um nicho que já existia, porém, com uma outra visão. A pegada moderna e colorida faz as pessoas desejarem os produtos que têm a rosto do Espírito Santo.