notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Trump promete endurecer combate ao crime nos EUA
  • Raul Gil recebe alta após tratamento de diverticulite aguda em São Paulo
  • EUA usam Lei Magnitsky para sancionar golpistas de criptomoedas no sudeste asiático Noticias No BR
  • Defesa de Bolsonaro aponta vícios em julgamento no STF
  • Procon multa Piracanjuba por confundir consumidor com embalagens
  • TCU identifica R$ 85 milhões em emendas sem projeto formal
  • CCJ retoma processo que pode cassar mandato de Carla Zambelli
  • Macron fica sem primeiro-ministro pela 6ª vez na França
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Mundo - Zelensky diz que vai continuar negociação com os EUA / Noticias No BR

Zelensky diz que vai continuar negociação com os EUA / Noticias No BR

Escrito por Redação Oeste3 de março de 2025Tempo de Leitura 7 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Zelensky diz que vai continuar negociação com os EUA
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

O presidente da UcrâniaVolodymyr Zelensky, declarou neste domingo, 2, que o acordo sobre minerais está pronto para ser assinado, apesar do encontro conturbado com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trumpna semana passada.

Zweensky oi io para Casa Branca com o objetivo de firmar um acordo que permitiria aos EUA explorarem terras raras da Ucrânia, mas uma discussão entre os dois presidentes resultou no cancelamento do acordo, de acordo com informações de Washington.

+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste

Dois dias depois, o presidente ucraniano falou que ainda está aberto a um “diálogo construtivo” com os EUA, mas ressaltou: “Só quero que a posição ucraniana seja ouvida”. “Se formos construtivos, o resultado positivo virá”, afirmou em uma entrevista transmitida pela rede britânica BBC.

Londres. Uma reunião significativa e calorosa com o primeiro -ministro @KEIR_STARMER.

Durante nossas negociações, discutimos os desafios enfrentados pela Ucrânia e toda a Europa, coordenação com parceiros, medidas concretas para fortalecer a posição da Ucrânia e terminar a guerra com uma paz justa, juntamente com… pic.twitter.com/iawcpgbhyw

– Volodymyr Zelenskyy / Volodymyr Zelenskyy (@zelenskyyua) 1 de março de 2025

O presidente da Ucrânia diz ter viajado por “12 horas de trem e depois mais 11 horas de avião” para atender ao convite do presidente dos EUA. Segundo ele, os Estados Unidos são um dos principais parceiros da Ucrânia. “Para mim, estar na Casa Branca quando sou convidado é um gesto de respeito.”

Zelensky enfatizou que nunca teve a intenção de “insultar” ninguém e que sempre procurou promover negociações bipartidárias com todas as forças políticas dos EUA. Ele, no entanto, recusou-se a pedir desculpas a Trump depois do confronto de sexta-feira, 28, no Salão Oval. Ele afirmou que a discussão “não trouxe nada de positivo” para a paz na Ucrânia.

Zelensky comenta bate-boca com Trump

Em entrevista a jornalistas depois de sua visita ao Reino Unido, Zelensky disse que negociações delicadas, quando expostas publicamente, podem ser exploradas por inimigos. Mesmo assim, expressou esperança de que o episódio com Trump seja superado.

Volodymyr Zelensky e Donald Trump discutiram durante encontro na Casa Branca | Foto: Reprodução/Redes sociais
Volodymyr Zelensky e Donald Trump discutiram durante encontro na Casa Branca | Foto: Reprodução/Redes sociais

O líder ucraniano evitou comentar se se sentiu emboscado ao ser repreendido por Trump e pelo vice-presidente dos EUA, JD Vance, mas garantiu que estaria disposto a conversar novamente com Trump caso fosse “convidado para resolver os problemas reais”.

O encontro da última sexta-feira, 28, foi marcado por tensões e terminou sem avanços. Durante a reunião, Zelensky foi acusado de ingratidão pelo apoio militar dos EUA e informado de que a Ucrânia não conseguiria vencer a guerra.

Desde então, não houve novas comunicações diretas entre o presidente ucraniano e a Presidência dos EUA, segundo Zelensky. Ele também evitou comentar o que aconteceu depois de as câmeras serem desligadas no Salão Oval, antes de sua saída abrupta da Casa Branca, sem almoço ou assinatura do acordo de minerais.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky - 1/3/2025 | Foto: Reprodução/Redes sociaisO primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky - 1/3/2025 | Foto: Reprodução/Redes sociais
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky – 1/3/2025 | Foto: Reprodução/Redes sociais

Fontes indicam que a equipe de Trump teria solicitado que Zelensky se retirasse, mas o presidente ucraniano preferiu minimizar o episódio. Ele disse que seria melhor “deixar isso para a história”.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Apesar das tensões, Zelensky se mostrou otimista em relação a uma iniciativa de paz liderada pelo Reino Unido e pela França, discutida em Londres no domingo. Ele acredita que essa iniciativa trará resultados “nas próximas semanas” e já conta com o apoio de países como Turquia, nações bálticas e nórdicas.

Durante a conferência em Londres, também foram debatidas “garantias de segurança para a Ucrânia”, e Zelensky descreveu as discussões como “um começo muito positivo”. O presidente antecipou que vários países devem se posicionar oficialmente sobre o tema em breve.

Eu tive uma reunião produtiva com o Presidente do Conselho de Ministros da Itália @Giorgiameloni Desenvolver um plano de ação conjunta para acabar com a guerra com uma paz justa e duradoura.

Ninguém além de Putin está interessado na continuação e retorno rápido da guerra. Portanto, é … pic.twitter.com/3xcf7qticv

– Volodymyr Zelenskyy / Volodymyr Zelenskyy (@zelenskyyua) 2 de março de 2025

Quando questionado sobre uma proposta britânica e francesa de trégua temporária, o presidente ucraniano evitou dar uma resposta direta. Ele se limitou a dizer, em inglês, que está “ciente de tudo”.

Zelensky também reiterou que a Rússia é a parte agressora no conflito e alertou contra qualquer tentativa de reescrever a narrativa da guerra para insinuar uma falsa equivalência entre os dois países. Ele escolheu falar por meio de um intérprete e recusou-se a se expressar em inglês.

O presidente ucraniano também rejeitou a ideia de assinar um acordo de paz que envolvesse a entrega dos territórios ocupados pela Rússia e disse que isso representaria uma “separação forçada de nossas terras” e seria uma forma de coerção, o que poderia abrir margem para mais hostilidades no futuro.

Como resultado desses dias, vemos um apoio claro da Europa. Ainda mais unidade, ainda mais disposição de cooperar.

Todos estão unidos na questão principal – para que a paz seja real, precisamos de garantias reais de segurança. E esta é a posição de toda a Europa – todo o continente. O… pic.twitter.com/ingxdo8jqz

– Volodymyr Zelenskyy / Volodymyr Zelenskyy (@zelenskyyua) 3 de março de 2025

“Acho que esses países… que nos apoiam, ou talvez queiram ser intermediários nesta guerra, (que) entendem que se a guerra terminar de forma injusta, então será uma questão de tempo até que as pessoas tentem obter essa {{aqui}}”, disse Zelensky na entrevista. “Não queremos nada que não nos pertença”, enfatizou.

Em reportagem do jornal norte-americano O guardiãoZelensky também respondeu questões sobre as falas do senador Lindsey Graham, que sugeriu que o ucraniano deveria considerar renunciar depois do desentendimento com Trump. A resposta do presidente foi irônica. Ele disse que poderia oferecer a Graham a cidadania ucraniana e que, somente então, suas sugestões “ganhariam peso”.

Zelensky reforçou que, até lá, o presidente da Ucrânia vai continuar a ser escolhido exclusivamente pelo povo ucraniano. Em outro momento, ele declarou que estaria disposto a trocar sua presidência pela adesão da Ucrânia à Otan, por considerar que isso seria a melhor garantia de segurança para o país.

A cúpula em Londres foi dedicada à Ucrânia e ao nosso futuro europeu compartilhado.

Sentimos forte apoio à Ucrânia, para nosso povo – soldados e civis e nossa independência. Juntos, estamos trabalhando na Europa para estabelecer uma base sólida para a cooperação com o… pic.twitter.com/6cibz1hhoa

– Volodymyr Zelenskyy / Volodymyr Zelenskyy (@zelenskyyua) 2 de março de 2025

Visita ao Reino Unido incluiu reuniões com líderes europeus

Em sua passagem pelo Reino Unido, Zelensky se reuniu com o rei Charles III, na casa de campo real Sandringham, em Norfolk, Inglaterra. O encontro aconteceu depois da cúpula com outros líderes europeus, que discutiram a guerra na Ucrânia, o fortalecimento das defesas do país e os esforços para um acordo de paz.

De acordo com informações da Sky News atribuídas ao Palácio de Buckingham, a reunião durou pouco menos de uma hora, e Zelensky viajou de helicóptero de Londres para Sandringham, onde o rei e a rainha passam a maior parte do tempo.

A cúpula deste domingo foi organizada pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer. Outros 19 líderes também estiveram presentes, em sua maioria europeus, mas também o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte.

Sou grato a sua Majestade, rei Carlos III, pela platéia.

🇺🇦🇬🇧 pic.twitter.com/qhphixv8fu

– Volodymyr Zelenskyy / Volodymyr Zelenskyy (@zelenskyyua) 2 de março de 2025

Além da reunião coletiva, Zelensky teve encontros individuais com vários líderes europeus, como o Rei Charles e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni. Neste segundo caso, o presidente ucraniano disse em sua conta no X que a reunião foi produtiva, com foco no desenvolvimento conjunto de um plano de ação para acabar com a guerra.

Ele escreveu que “ninguém além de Putin está interessado na continuação e rápido retorno da guerra” e reforçou a importância de manter a unidade em torno da Ucrânia e fortalecer a posição do país em cooperação com seus aliados. Ele agradeceu à Itália pelo apoio contínuo e pela parceria na busca pela paz.

Zelensky não fez declarações públicas sobre o encontro com o rei Charles. O presidente ucraniano chegou a Londres no último sábado, 1º, quando se encontrou com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, antes de participar das reuniões posteriores ao fracasso das negociações com Trump, na sexta-feira.





Leia a materia original do artigo

Post AnteriorBrasileiros já podem consultar se têm direito a valor liberado do FGTS; confira / Noticias No BR
Próximo Post Swap de criptomoedas gera Imposto? Noticias No BR
Redação Oeste

Veja outras matérias!

Reunião entre Putin e Zelensky provoca cautela na Rússia

Reunião entre Putin e Zelensky provoca cautela na Rússia

Frank Caprio: o juiz que humanizou a justiça em Providence

Frank Caprio: o juiz que humanizou a justiça em Providence

Paraguai classifica Cartel de los Soles como grupo terrorista

Paraguai classifica Cartel de los Soles como grupo terrorista

EUA reforçam pressão militar contra a ditadura de Maduro

EUA reforçam pressão militar contra a ditadura de Maduro

Twitter/X contesta Brasil em investigação dos EUA sobre redes sociais

Twitter/X contesta Brasil em investigação dos EUA sobre redes sociais

Macron alerta Europa sobre os riscos de confiar em Putin

Macron alerta Europa sobre os riscos de confiar em Putin

Direita avança na Bolívia e encerra ciclo da esquerda

Direita avança na Bolívia e encerra ciclo da esquerda

Documento revela detalhes do encontro entre Trump e Putin no Alasca

Documento revela detalhes do encontro entre Trump e Putin no Alasca

Brasil enfrenta veranico com calor de até 40°C nesta semana

Brasil enfrenta veranico com calor de até 40°C nesta semana

EM DESTAQUE
Análise do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

Estudo do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

7 de novembro de 2024
Tecnologias emergentes transformam politica

Tecnologias emergentes transformam política, economia e sociedade no Brasil

9 de agosto de 2025
Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

19 de junho de 2025
Política de Musk e Trump revela conflitos na direita conservadora

Política de Musk e Trump revela conflitos na direita conservadora

7 de junho de 2025
Bird Daily Combo para 11 de janeiro de 2025 – Maximize seu Bird TON Rewards

Bird Daily Combo para 11 de janeiro de 2025 – Maximize seu Bird TON Rewards

11 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Trump promete endurecer combate ao crime nos EUA

Trump promete endurecer combate ao crime nos EUA

10 de setembro de 2025
Raul Gil recebe alta após tratamento de diverticulite aguda em São Paulo

Raul Gil recebe alta após tratamento de diverticulite aguda em São Paulo

9 de setembro de 2025
EUA usam Lei Magnitsky para sancionar golpistas de criptomoedas no sudeste asiático

EUA usam Lei Magnitsky para sancionar golpistas de criptomoedas no sudeste asiático Noticias No BR

9 de setembro de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.