A maior feira de rochas naturais das Américas abriu as portas de sua 21ª edição nesta terça-feira (30) em Vitória (ES) com duas novidades para 2025: a mudança do nome Vitória Stone Fair para Marmomac Brazil e do local de realização do evento, que deixa a capital capixaba para desembarcar em São Paulo, centro financeiro do país.
A primeira edição já tem data definida, entre os dias 18 e 20 de fevereiro do próximo ano, e será realizada no Distrito Anhembi consolidando a união da feira de Vitória com a Marmomac, reconhecida como o principal evento de rochas do mundo e que acontece há mais de 50 anos em Verona, na Itália. Em 2024, a feira italiana terá agenda de 24 a 27 de setembro.
O objetivo com a Marmomac Brazil, segundo os organizadores do evento, é alcançar novos mercados e públicos, especialmente arquitetos e designers, potencializando a valorização e o crescimento do setor, nacional e internacionalmente. “Essa mudança é um passo importante para o futuro do setor de rochas naturais. A combinação da marca Marmomac, reconhecida internacionalmente como símbolo de excelência no setor de pedras, com a feira no Brasil cria novas oportunidades”, destaca o presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), Tales Machado, em nota.
Atualmente, o Brasil é o quarto produtor mundial de rochas ornamentais, sendo o maior fora do continente asiático, e está em 5º lugar em número de exportações. “O setor de rochas brasileiro tem uma representatividade muito grande no cenário mundial, por isso essa expansão para Marmomac Brazil. Esta mudança marca outro grande passo na união do setor”, acrescenta Ed Martins, presidente do Sindirochas (Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espírito Santo), também por nota.
O movimento representa mais um passo de expansão da tradicional feira de rochas naturais, uma vez que a própria Vitória Stone Fair nasceu da evolução do evento realizado no município de Cachoeiro de Itapemirim. “Décadas atrás, trouxemos a Cachoeiro Stone Fair para Vitória e fortalecemos ainda mais a presença em Cachoeiro. Agora, estamos expandindo a Vitória Stone Fair para São Paulo, é o mesmo caminho”, reforça Flávia Milaneze, CEO da Milanez & Milaneze, empresa organizadora do evento, em nota. Segundo ela, a Vitória Stone Fair não está deixando o Espírito Santo, principal produtor e maior exportador (82%) de rochas no país, mas sim ampliando a visibilidade das empresas capixabas. “Nós ainda temos uma série de projetos que irão acontecer no Espírito Santo, além da Cachoeiro Stone Fair que seguirá ainda mais fortalecida”, finaliza.
Antes da edição de 2025 inaugurar a Marmomac Brazil, a Vitória Stone Fair deste ano segue até o próximo dia 2 de fevereiro no Pavilhão de Carapina. A feira reúne cerca de 250 empresas, nacionais e internacionais, de extração e beneficiamento de pedras naturais, equipamentos, máquinas, insumos e tecnologias do setor.
A expectativa é de que essa 21ª edição da feira receba mais de 15 mil visitantes de cerca de 50 países, incluindo Estados Unidos, China, Itália, Coreia do Sul, Colômbia e Emirados Árabes, e movimente R$ 1 bilhão em negócios.