Das 6.805 unidades do país, somente 57 possuem acreditação da Joint Commission International,
referência global no setor
![]()
|
Janeiro, 2025 – O Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), celebra a chegada de 2025 com mais uma conquista importante. Desta vez, a instituição recebeu a acreditação Joint Commission International (JCI), destaque no cenário global uma vez que a mais importante credencial internacional da qualidade e segurança do zelo prestado em hospitais. No Brasil, conforme dados do Consórcio Brasílio de Acreditação (CBA), do totalidade de 6.805 hospitais, somente 57 têm a certificação, concedida pela estadunidense Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations (JCAHO), que, há décadas, desenvolve padrões de qualidade e assistência para o setor de saúde.
“É uma grande honra sermos reconhecidos por uma instituição de altíssimo nível de exigência, referência no cenário mundial de saúde. Isso, sem dúvida, contribui para elevar a credibilidade e confiança de nossos pacientes, que têm a certeza de estar sempre assistidos pelas melhores equipes clínicas, com padrões internacionais na qualidade de cuidados e segurança. É o mérito de um time comprometido”, salienta o diretor universal João Paulo Oliveira.
Claudia Matias, gerente de qualidade do HUB Campinas – Grupo Vera Cruz, destaca que, para a conquista da Acreditação JCI, tapume de milénio elementos foram mensurados. “É um processo amplo, baseado em evidências documentais, de processos, e ciclos de melhoria contínua, inspeções das instalações, estrutura física e das diversas operações do hospital, incluindo o envolvimento e participação do paciente em vários momentos de seu atendimento. Reafirma nosso compromisso com a qualidade e a cultura do cuidado centrado no paciente”, diz
Pacientes sob os melhores cuidados
O diretor técnico médico, Gabriel Redondano, salienta que para os pacientes atendidos em uma unidade hospitalar chancelada pela JCI uma vez que o Vera Cruz Hospital, uma das principais vantagens é a certeza de estar sob os melhores cuidados, baseados nas melhores práticas nacionais e internacionais em saúde disponíveis. Isso envolve capacidade técnica, protocolos rigorosamente seguidos por toda a equipe e reavaliados sempre, subida tecnologia, protagonismo do paciente em seu tratamento, guarida, infraestrutura adequada e segurança do zelo ao paciente. É um processo que, uma vez instituído, não tem término, somente melhora continuamente e fortalece uma cultura organizacional sólida. Todos ganham pois é muito importante para profissionais, sociedade e parceiros terem a chance de engrandecer seu nível de qualidade e conhecimento sob os diversos aspectos envolvidos em uma acreditação internacional de tamanha expressividade e relevância, no mundo todo.
Muito além de um título
O diretor presidente, Fábio Penedia, enfatiza que a instituição mantém um programa de qualidade há mais de 25 anos e que a cada conquista de certificação um novo compromisso é reafirmado. “Não significa apenas mais um título e sim o comprometimento de todos os níveis com o rigor de adoção e acompanhamento das metas e protocolos internacionais de segurança do paciente para minimizar ou zerar a ocorrência de eventos adversos ou não desejados na assistência dos serviços de saúde”, afirma. “O Selo Dourado da JCI reconhece as conformidades e interação entre os diferentes processos de tal modo que toda a liderança e as equipes multiprofissionais precisam estar em evolução constante”, conclui.
A visitante de avaliação foi realizada em dezembro de 2024 durante uma semana, com equipe de avaliadores independentes, profissionais de saúde do Brasil e dos Estados Unidos, capacitados e autorizados pela JCI – EUA. O Selo JCI tem validade de três anos quando uma novidade avaliação para recertificação acontece.
A partir desta conquista, o Vera Cruz Hospital reafirma seu compromisso com uma história de 81 anos, marcada pela primazia no zelo à saúde e pelo aperfeiçoamento metódico dos serviços prestados aos seus pacientes.
Sobre o Vera Cruz Hospital
Há 81 anos, o Vera Cruz Hospital é reconhecido pela qualidade de seus serviços, capacidade tecnológica, equipe de médicos renomados e por oferecer um atendimento humano que valoriza a vida em primeiro lugar. A unidade dispõe de 166 leitos distribuídos em diferentes unidades de internação, em adaptação individual (apartamento) ou coletiva (dois leitos), UTIs e maternidade, e ainda conta com setores de Quimioterapia, Hemodinâmica, Radiologia (incluindo tomografia, sonância magnética, densitometria óssea, ultrassonografia e relâmpago x), e laboratório com o selo de qualidade Fleury Medicina e Saúde. Em outubro de 2017, a Hospital Care tornou-se parceira do Vera Cruz. Em quase oito anos, a federação registra importantes avanços na prestação de serviços gerados por investimentos em inovação e tecnologia, tendo, inclusive, ultrapassado a marca de 2,5 milénio cirurgias robóticas, grande diferencial na região e no interno do Brasil. Em médio prazo, o grupo prevê expansão no atendimento com a geração de dois novos prédios erguidos na frente e ao lado do hospital principal, totalizando 17 milénio m² de áreas construídas a mais. Há 35 anos, o Vera Cruz criou e mantém a Instauração Roberto Rocha Brito, referência em treinamentos e cursos de saúde na Região Metropolitana de Campinas, tanto para profissionais do setor quanto para leigos, e é uma unidade credenciada da American Heart Association. Em abril de 2021, o Hospital conquistou o Selo de Primazia em Boas Práticas de Segurança para o enfrentamento da Covid-19 pelo Instituto Brasílio de Primazia em Saúde (IBES) e, em dezembro, foi reacreditado em nível sumo de Primazia em atendimento universal pela Organização Vernáculo de Acreditação.
![]() |
Atendimento à prelo
Fabiola Gáspari | [email protected] | (11) 99835-5505
Tiago Freitas | [email protected] | (19) 99306-2923