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Home - Diversos - Veja a avaliação das rodovias do Paraná na Pesquisa CNT 2024

Veja a avaliação das rodovias do Paraná na Pesquisa CNT 2024

Escrito por Paraná28 de dezembro de 2024Updated:28 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 5 Mins
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O estado do Paraná é o que tem, proporcionalmente, as rodovias em melhores condições na Região Sul do Brasil. A epílogo é da Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Pátrio do Transporte. Segundo o levantamento, as estradas em território paranaense consideradas em bom ou ótimo estado representam 37,5% do totalidade, mais do que nos estados de Santa Catarina (31%) e Rio Grande do Sul (24,4%) e supra da média da região, que foi de 30,1%.

Para chegar aos resultados, a CNT avaliou três itens principais da malha rodoviária brasileira: pavimento, sinalização e geometria. O primeiro leva em conta a cobertura asfáltica e a presença de buracos na pista, entre outros fatores. O segundo avalia a presença de placas e sinalização adequada nas estradas. O terceiro, por sua vez, contempla o traçado do trajeto em si, a quantidade de pistas duplas ou triplas e a velocidade máxima permitida na rodovia a partir das condições de trafegabilidade.

Pesquisa mostra deterioração das estradas do Paraná nos três anos sem concessões

Confira:

  • 1 Pesquisa mostra deterioração das estradas do Paraná nos três anos sem concessões
  • 2 Rodovias concedidas são mais muito avaliadas no Paraná, diz pesquisa
  • 3 Veja as melhores e as piores rodovias no Paraná de convenção com a Pesquisa CNT
  • 4 Recuperação totalidade das rodovias no paraná custaria R$ 6,8 bi, diz CNT

O resultado pode até ser animador, mas reflete de forma inequívoca os prejuízos trazidos pelo período em que o estado ficou sem as concessões de rodovias. Os antigos contratos se encerraram em 2021, e unicamente em 2024 as concessionárias voltaram a operar nos lotes 1 e 2. Neste mês de dezembro, a CCR e a EPR arremataram os lotes 3 e 6 na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.

Em 2021, antes das rodovias no Paraná deixarem de ser pedagiadas, o levantamento da CNT mostrava que as estradas consideradas em boas ou ótimas condições eram 44,2% da malha pesquisada. O índice atual caiu para 37,5%. A maior queda foi nas rodovias consideradas uma vez que ótimas, que caíram pela metade, de 12,5% em 2021 para 6,3% em 2024.

As estradas ruins, que eram 14,9% da malha pesquisada pela CNT em 2021, subiu para 20% no estudo mais recente. Houve aumento também nas piores estradas, com as rodovias em péssimo estado subindo de 1,9% para 2,8% em três anos.

Rodovias concedidas são mais muito avaliadas no Paraná, diz pesquisa

Na pesquisa mais recente, os resultados reforçam a percepção de melhores condições nas pistas administradas pelas empresas privadas. Nas rodovias concedidas nos lotes 1 e 2, a exigência universal das rodovias é considerada boa ou ótima em 51,9% do totalidade. As estradas administradas pelo estado com esta avaliação não passam de 33,5%.

Na outra ponta da tábua, não há registros de rodovias concedidas em péssimas condições, estando 10,4% delas classificadas uma vez que ruins. Nas estradas geridas pelo poder público, as vias em condições ruins ou péssimas somam 26,4%, mais de um a cada quatro quilômetros de estradas.

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Pavimento irregular e sinalizaçào inadequada na rodovia PR-280, em Palmas (PR).| Divulgação / CNT

Veja as melhores e as piores rodovias no Paraná de convenção com a Pesquisa CNT

Uma vez que critério para definir as melhores e as piores rodovias, a Jornal do Povo optou por listar rodovias com mais de 100 quilômetros de extensão entre aquelas avaliadas de ótimas a péssimas em suas condições gerais, conforme avaliação da CNT.

Veja quais são as melhores rodovias do Paraná, segundo o ranking da Pesquisa CNT:

  • BR-277, com 773 km de extensão, bom estado, de Foz do Iguaçu a Paranaguá
  • BR-376, com 697 km de extensão, bom estado, do Noroeste à lema com Santa Catarina
  • BR-116, com 243 km de extensão, bom estado, ligando as divisas de São Paulo a Santa Catarina
  • PR-151, com 144 km de extensão, bom estado, no Campos Gerais
  • BR-272, com 135 km de extensão, bom estado, no Oeste do estado

Entre as melhores colocadas, os destaques positivos ficam por conta do pavimento e da sinalização. Em alguns casos, uma vez que na BR-277, o resultado poderia ser melhor se não fosse a avaliação da geometria da via uma vez que regular.

Na pesquisa da CNT, seis rodovias no Paraná foram consideradas ruins pelo levantamento. Elas apresentam problemas principalmente no pavimento e na geometria da via.

Veja quais são as piores rodovias do Paraná, segundo o ranking:

  • BR-280, com 136 km de extensão, ruim, no Sudoeste e Sul do estado
  • PR-495, com 79 km de extensão, ruim, no Oeste do estado
  • PR-182, com 32 km de extensão, ruim, no Noroeste do estado
  • PR-410, com 31 km de extensão, ruim, Estrada da Graciosa
  • PR-281, com 16 km de extensão, ruim, no Sudoeste do estado
  • PR-411, com 13 km de extensão, ruim, no Litoral do estado

Entre as piores colocadas, ganham destaque as péssimas condições do asfalto na PR-280 e avaliações similares na geometria das rodovias PR-281, PR-495 e PR-410.

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Buraco na pista da rodovia PR-281 em Chopinzinho (PR).| Divulgação / CNT

Recuperação totalidade das rodovias no paraná custaria R$ 6,8 bi, diz CNT

Para deixar toda a malha rodoviária do Paraná nas melhores condições possíveis, a CNT estima que seriam necessários R$ 6,8 bilhões. A maior segmento, R$ 5,4 bilhões, deveria ser empregada em obras de restauração, R$ 5,3 bilhões, com unicamente R$ 67 milhões em obras de reconstrução. Nascente é um indicativo de que mesmo as estradas em piores condições não precisam ser inteiramente refeitas, de convenção com a CNT.

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Trecho da Estrada da Graciosa, a rodovia PR-410, em Morretes.| Divulgação / CNT

Na exigência atual, as estradas do Paraná têm potencial de gerar um prejuízo financeiro estimado em R$ 389,4 milhões ao setor de transporte de cargas e passageiros, conforme a estimativa da pesquisa. A falta de boas coberturas asfálticas e sinalização eficiente está gerando um aumento nos custos do setor de 35%, nas contas da CNT.

“A maior oneração aos transportadores reduz a rentabilidade das empresas, o que pode simbolizar um desincentivo econômico à atividade. Aliás, o aumento de custos pode ser repassado para o preço das cargas e das passagens rodoviárias, representando um maior dispêndio tanto para as empresas quanto para as famílias, o que prejudica a sociedade uma vez que um todo, avalia o estudo.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

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