Capital paulista oferece programas para todos os gostos para comemorar os 471ºanos da cidade
![]() |
imagem; IStock
Completando 471 anos no dia 25 de janeiro, São Paulo celebra sua rica história e inconstância cultural. Com muro de 12 milhões de habitantes, a metrópole é a maior da América Latina e oferece uma infinidade de opções para todos os gostos e estilos no feriado. Entre elas, o Meio da cidade, que é um verdadeiro coração pulsante da história paulistana; guarda marcos históricos e culturais essenciais para entender a evolução da cidade. Para ajudá-lo a explorar o melhor da capital, preparamos um guia com os principais pontos turísticos no meio e periferia. Escolha o que mais combina com você e aproveite tudo o que essa cidade vibrante tem a oferecer para a data:
- Mercado Municipal
Visitante obrigatória para turistas do Brasil e do mundo, o Mercado Municipal Paulistano, mais espargido uma vez que “Cantareira” ou “Mercadão”, é um dos maiores ícones de São Paulo. Sua imponente arquitetura, que mistura o estilo neoclássico com toques góticos, foi inspirada na construção do mercado de Berlim e labareda a atenção de todos que por ali passam. Além de sua formosura arquitetônica, o Mercadão é um verdadeiro paraíso para os amantes da gastronomia. No lugar, é provável encontrar uma vasta seleção de verduras, legumes, frutas, carnes, aves, peixes e frutos do mar, tudo de altíssima qualidade. Para os que desejam uma experiência gastronômica única, o mercado também oferece um meio culinário incrível, com opções que vão desde a degustação de lagostas e sorvetes artesanais até o mundialmente famoso lanche de mortadela, uma verdadeira especialidade da mansão. Seja para explorar novos sabores ou para vivenciar um pedacinho da cultura lugar, o Mercadão é o direcção perfeito para se deliciar e se surpreender.
Endereço: Rua da Cantareira, 306 – Meio Histórico de São Paulo.
Horário: Segunda à sábado, das 6h às 18h, e Domingo, das 6h às 16h.
- Rua 25 de março
Recebendo muro de 500 milénio pessoas por dia e mais de 1 milhão durante as festividades, a Rua 25 de Março é um dos maiores centros comerciais de São Paulo e uma atração turística imperdível. Famosa em todo o país, a rua é conhecida pela inconstância de produtos, com destaque para artigos de decoração, festas e bijuterias. A conflito manente do lugar atrai turistas em procura de uma experiência vibrante. Se você gosta de ir às compras, prepare-se para explorar cada esquina com muito estilo e variedade!
Endereço: Rua 25 de Março, próximo às estações de metrô São Bento e Sé.
Horário: Segunda à sexta-feira, das 8 às 18h e, aos sábados, das 8 às 13h30.
- Shopping Rotação de Compras – Feira da Madrugada
Ainda no universo das compras, a Feira da Madrugada, que nasceu na 25 de Março e se transferiu para a região do Brás, é o direcção ideal para quem procura artigos de voga a preços acessíveis. Originalmente uma feira de rua que começava antes do horário mercantil, hoje ela ocupa um moderno empreendimento público-privado, com 5.400 lojas e boxes, atraindo muro de 16 milénio pessoas por dia. Embora seja frequentada por comerciantes em procura de itens para revenda, a feira também oferece uma grande variedade de produtos para o público universal. O lugar ainda conta com uma rossio de sustento completa, ar condicionado e estacionamentos. Se você procura praticidade, inconstância e conforto para um dia de compras, a Feira da Madrugada é paragem obrigatória.
Endereço: Rua Monsenhor de Andrade, 987 / Av. do Estado, 2455 /Rua São Caetano, 812 (Onibus/Vans), Rua São Caetano, 812ª (Carros/Motos).
Horário: Segunda à Sábado, das 00h às 16h.
- Pinacoteca
A Pinacoteca de São Paulo, um dos museus de arte mais importantes do Brasil, ocupa um prédio histórico construído em 1900 e é um ícone cultural da cidade. Com uma programação rica, o museu oferece exposições renomadas e atividades culturais que encantam públicos de todas as idades. Entre as atrações, os mestres violeiros João Arruda e Levi Ramiro proporcionam uma submersão nas raízes da música brasileira, com foco na cosmologia caipira. No dia 25 de janeiro, a apresentação inicia às 15h e tem ingressos gratuitos, prometendo uma experiência sonora única. Além da performance, o lugar é o espaço ideal para quem deseja explorar a arte e a história do Brasil, tornando a visitante uma oportunidade imperdível para vivenciar a cultura de forma autêntica.
Endereço: Prédio Pina Luz – Terreiro da Luz, 2.
Horário: De quarta a segunda, das 10h às 18h.
- Meio Cultural de São Paulo
Para quem procura cultura e cinema, o Meio Cultural São Paulo (CCSP) oferece uma sessão gratuita e ao ar livre do filme Ainda Estou Cá, ganhador do prêmio de Melhor Filme Internacional no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs. A exibição acontecerá às 19h30 deste sábado (25), no jardim suspenso. O filme, fundamentado em fatos reais, conta a história da família Paiva, e destaca a crescente força do cinema brasílio. O CCSP é um dos principais centros culturais da cidade, oferecendo uma programação diversificada que inclui exposições, shows e peças de teatro. Situado no coração da cidade, o espaço é um ponto de encontro para aqueles que desejam vivenciar e festejar a arte e a cultura paulistana.
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo.
Horário: De terça à domingo, das 10h às 22h.
Informações do Rotação de Compras à prelo:
Giovanna Montagner | giovanna.montagner@pinepr.com