Em meio a uma série de investimentos, a TV Brasil anunciou nesta quarta, 23, a produção de sua primeira novela. Antonia Pellegrino, diretora de Conteúdo e Programação da ‘TV do Lula‘, falará sobre a novidade no Encontro de Ideias Audiovisuais, o mercado de negócios da Mostra de Cinema de São Paulo.
A produção é fruto de um alinhamento entre a EBC (controladora da emissora pública) e a Ancine, que tentavam destravar a produção de obras que haviam sido vetadas na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que priorizou a compra de produtos de terceiros.
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De acordo com a coluna de Guilherme Amado, do Metrópoles, a executiva afirmou que existia um esforço para destravar 75 obras do edital Prodav TVs Públicas, cujos conteúdos já estão sendo exibidos pela TV Brasil. O edital havia sido pago, mas não foi colocado no ar pelo antigo mandatário, que discordava da temática de alguns filmes.
“Eram R$ 70 milhões desperdiçados. Assim que assumi a Diretoria de Conteúdo, fizemos uma força-tarefa para recompor o edital e evitar o desperdício de recursos públicos. Menos de um ano depois, já estávamos exibindo essas obras”, explicou a diretora da ‘TV do Lula‘.
‘TV do Lula’ investirá ao menos R$ 15 milhões em reforma de estúdios
Em agosto deste ano, Alex Braga, presidente da Ancine, fez uma proposta ao Comitê Gestor do Fundo Setorial através da EBC, com pedido de contratação de 46 projetos contemplados em cinco editais diferentes, entre 2016 e 2022, mas que não saíram do papel por algum tipo de pendência na Ancine.
Como nada impedia suas veiculações na TV, as obras receberam o aval. Elas foram cedidas à EBC sem custos e licenciadas pelo prazo de 12 meses. Há produções infantis, documentários e séries de dramaturgia no acervo.
“As plataformas estimularam o produtor independente a se estruturar para dar conta da demanda de produção de novela. Mas saíram das mesas de negociação. A TV Brasil pretende entrar nesse nicho de mercado e atender a uma parte desta demanda do setor, que é convergente com uma demanda forte de programação”, detalhou a executiva.
O investimento será de no minimo R$ 15 milhões, com aporte de estúdio e equipamentos da ‘TV do Lula‘ no Rio de Janeiro, cidade em que fica a sua principal sede.
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