![]() |
Planos de automação de hidrômetros, biodiversidade e de CO2 foram alguns destaques para a certificação ResponsibleSteel Core Site
A ArcelorMittal, líder global e maior produtora de aço no Brasil, reforça seu compromisso com as iniciativas de ESG e conquista a certificação internacional ResponsibleSteel Core Site de sua trefilaria em São Paulo. Primeira norma instituída no mundo para destacar práticas líderes em ESG no setor, a certificação avalia as empresas comprometidas com resultados socioambientais na indústria do aço. Com a conquista, a companhia fecha o ciclo de certificações de todas as suas unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Santa Catarina.
Para obter a certificação, a unidade atendeu a rígidos padrões de sustentabilidade do ResponsibleSteel, que prevê 13 princípios ambientais, sociais e de governança na produção e consumo. As iniciativas avaliadas vão desde a escolha das matérias-primas, a infraestrutura de atuação e os processos produtivos, até a forma como o negócio gerencia seus colaboradores ou se relaciona com a comunidade.
Na trefilaria de São Paulo, o Projeto de Automação de Hidrômetros recebeu a atenção dos auditores. A iniciativa teve como objetivo garantir a otimização do controle do consumo de água, preservando a segurança hídrica para as operações industriais, por meio de leituras diárias do consumo de água, viabilizado pela automação dos hidrômetros. Com o monitoramento inteligente, por meio de dispositivos tecnológicos, foi possível reduzir desperdícios e aumentar a taxa de recirculação de água de 96% para 99,5%.
“A unidade de São Paulo tem um papel fundamental para a ArcelorMittal, com a produção voltada para atender ao mercado de São Paulo e região, que é o maior mercado consumidor de construção civil no país. Por isso, nossas operações precisam estar alinhadas ao compromisso de um futuro sustentável”, ressalta o diretor das unidades de Trefilaria da ArcelorMittal, Lucas Bahia.
O Plano Diretor de Biodiversidade, criado para proteger e aplicar ações de mitigação de riscos sobre a biodiversidade, também foi um tema de destaque. Nesse estudo, foi realizada a caracterização in loco da biodiversidade do entorno da unidade. Também foi feito um diagnóstico dos recursos da biodiversidade regional por meio de dados secundários da flora e da fauna. Outra iniciativa relevante foi o Plano Diretor de CO2, com um inventário anual de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) para direcionar e mapear a estratégia da ArcelorMittal frente às mudanças do clima e também atender às metas de descarbonização do grupo.
Importância – O objetivo da certificação é estimular que cada vez mais indústrias tenham capacidade para continuar atendendo as demandas globais, controlando seus impactos socioambientais. Três unidades da ArcelorMittal já haviam conseguido a certificação – João Monlevade (MG), Tubarão (ES) e Vega do Sul (SC) -, atendendo a todos os requisitos da empresa certificadora, a DNV Brasil. Agora, mais seis unidades industriais de Aços Longos – Juiz de Fora (MG), Resende (RJ), Barra Mansa (RJ), Piracicaba (SP), Sabará (MG) e São Paulo (SP) – alcançaram o certificado.
Sobre o ResponsibleSteel
ResponsibleSteel é uma iniciativa global e multissetorial de certificação e de normas para a indústria siderúrgica. Sua missão é ser uma força motriz na produção social e ambientalmente responsável de aço net-zero em nível mundial.
Os membros da ResponsibleSteel incluem alguns dos principais players da indústria trabalhando juntos para minimizar o impacto da fabricação de aço nas pessoas e no planeta. Empresas de todas as partes da cadeia de valor do aço, grupos da sociedade civil e outras organizações são bem-vindas a participar.
O propósito da ResponsibleSteel é maximizar a contribuição do aço para um mundo sustentável ao:
Fornecer um fórum de múltiplos stakeholders para construir confiança e alcançar consenso;
Desenvolver normas, certificações e ferramentas relacionadas;
Promover mudanças positivas através do reconhecimento e uso de aço responsável.
A ResponsibleSteel International Production Standard foi criada para dar suporte ao fornecimento e produção responsáveis de aço. Ela abrange uma série de questões de sustentabilidade, incluindo emissões, poluição, fornecimento responsável, direitos humanos, padrões trabalhistas, entre outros.
Sobre a ArcelorMittal – Maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 127 mil empregados, sendo 20 mil no Brasil, e atende a clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta. A empresa tem unidades industriais em oito estados (MG, ES, RJ, SC, CE, BA, SP e MS), além da maior rede de distribuição de aço do país. Foi a primeira empresa das Américas com uma unidade certificada pelo ResponsibleSteel, uma das certificações em ESG mais respeitadas no mundo. As plantas brasileiras têm capacidade de produção anual de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 5,1 milhões de toneladas de minério de ferro. O portfólio de produtos atende a diferentes setores, com destaque para indústria automobilística, de eletrodomésticos, construção civil, óleo e gás, máquinas e equipamentos.A empresa atua, ainda, em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto) e tecnologia da informação.
|