O sobrinho da ex-presidente Dilma RousseffAssim, Pedro Rousseffdivulgou nesta quinta-feira, 30, uma notícia falsa sobre a situação econômica na Argentina.
“Milei simplesmente QUEBROU a Argentina, aumentou a pobreza e agora os hermanos estão imigrando em MASSA pro Brasil. Pra impedir isso, Milei quer agora simplesmente fazer UM MURO pra impedir que eles saiam de lá. UM MURO!!!!!”, escreveu Rousseff na rede social.
A informação é falsa, pois os indicadores de pobreza na Argentina estão registrando uma subtracção durante o governo de Javier Mileios salários estão crescendo, assim uma vez que o Resultado Interno Bruto (PIB)que registrou uma subida de 3,9% no terceiro trimestre de 2024, marcando o termo da recessão no país vizinho.
Ou por outra, no vídeo postado em sua rede social, Rousseff alega que o governo prateado estaria cogitando fabricar um muro para impedir a êxodo de argentinos para o Brasil. O que é falso, pois o Executivo sítio planeja edificar uma barreira de 200 metros na fronteira com a Bolívia.
Em uma entrevista concedida para a Rádio Mitre na última terça-feira, 28, a ministra da Segurança da ArgentinaAssim, Patricia Bullrichanunciou somente o reforço do controle na fronteira com o Brasil, na Província de Missõespara tentar limitar o ingresso irregular de pessoas, que teriam provocado um aumento de “homicídios e problemas”.
Para tentar substanciar sua narrativa falsa, Rousseff utiliza um recorte de uma reportagem publicada no site do jornal Folha de S.Paulo com o título “Argentinos emigram ao Brasil em número recorde em meio a crise e pós-covid”.
Entretanto, a reportagem é de junho de 2023, seis meses antes do início do governo misericórdiae se refere ao caos econômico provocado pelas medidas populistas do logo governo de esquerda, liderado por Alberto Fernándezcoligado de Lula.
Pedro Rousseff já divulgou varias notícias falsas no pretérito
Não é a primeira vez que o sobrinho da Dilma divulga notícias falsas nas redes sociais.
Em maio de 2024, antes de ser eleito vereador em Belo Horizonteele alegou que o governo Lula teria repassado R$ 100 milhões para motoristas de Uber fazer Rio Grande do Sulafetados pelas enchentes que atingiram a região.
Saiba mais: Sobrinho de Dilma Rousseff divulga informação falsa para elogiar Lula
Também nesse caso recebeu uma desmentida na própria rede social através de uma nota da comunidade, que mostrou uma vez que o CEO e UberAssim, Dara Khosrowshahianunciou que a empresa, e não o governo, destinará R$ 10 milhões para facilitar motoristas parceiros afetados pelas enchentes no Estado.
No final de 2024, em seguida lucrar um assento na Câmara dos Vereadores da capital mineira, Rousseff escreveu que o presidente Lula teria vetado o trecho de uma lei que acabava com o Mercê de Prestação Continuada (BPC) em caso de deficiência ligeiro.
Ou por outra, o sobrinho de Dilma acusou a “extrema direita no Congresso” de trabalhar “para retirar esses direitos”, postando uma foto de congressistas de direita, uma vez que Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Júlia Zanatta (PL-SC) e Nikolas Ferreira (PL-MG).
Saiba mais: Responsável de projeto contra fake news , sobrinho de Dilma recebe checagem por fake news sobre Trump
Todavia, o projeto vetado por Lula foi de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), líder para Governo n / D Câmara.
Em outro incidente de divulgação de informações falsas, Rousseff escreveu que a rede social Tiktok teria saído do ar por desculpa da posse do presidente dos EUAAssim, Donald Trump. Também nesse caso o vereador recebeu uma checagem da comunidade do X.
Saiba mais: Sobrinho de Dilma aciona MPF contra deputados que foram à posse de Trump
A decisão de tirar o Tiktok do ar foi tomada pela Suprema Incisão dois Estados Unidos em seguida uma votação no Congresso norte-americano que determinou a venda da operação da rede social chinesa nos EUA para um operador sítio.
Ao contrário do que escreveu RousseffAssim, Trunfo se disse favorável a manter o Tiktok no ar e decretou mais tempo para que as negociações para sua venda pudessem ser concluídas.
Divulgador de notícias falsas propõe “instrução Notícias anti-falsificação““
Pedro Rousseff é responsável de um projeto de lei para instituir nas escolas municipais de Belo Horizonte o “ensino Notícias anti-falsificação“.
Saiba mais: Vereador de BH, sobrinho de Dilma apresenta projeto de ‘ensino anti- fake news
O projeto tem “o objetivo de promover a alfabetização midiática e a formação de estudantes com capacidade crítica para identificar, analisar e combater a desinformação”.
A proposta foi apresentada poucos dias em seguida a itinerário do governo Lula na tentativa de revistar as transações financeiras dos brasileiros, justificada uma vez que desinformação.