A cidade do Recife, berço da renomada arquiteta, designer de interiores e pesquisadora Janete Ferreira da Costa (1932-2008), foi a escolhida para receber o evento de lançamento da coleção “Cores de Janete”, lançada pela Sherwin-Williams no último mês de dezembro. O evento, que aconteceu na Galeria Amparo 60, marcou o início de uma série de apresentações que serão realizadas em diversas capitais brasileiras ao longo de 2024.
A nova paleta é composta por 12 cores, sendo seis selecionadas no acervo da Sherwin-Williams e seis desenvolvidas especialmente para a coleção. São elas: Argila Tracunhaém, Cestaria Caeté, Cerâmica Terena, Cimento Moderno e Madeira Ex-Voto.
O desenvolvimento das novas cores envolveu um processo minucioso e meses de trabalho. A arte e o artesanato que faziam parte do imaginário de Janete Costa foram enviados ao laboratório da Sherwin-Williams para análise, resultando nas tonalidades que refletem não apenas a riqueza da herança cultural brasileira, mas também a ousadia e a sensibilidade da arquiteta na seleção e uso das cores em seus trabalhos.
Janete foi uma das pioneiras na pesquisa sobre arte popular e artesanato no Brasil, deixou um legado significativo em sua contribuição para o design de interiores, destacando-se por unir elementos da cultura brasileira com princípios contemporâneos. “Fizemos uma amostragem de peças de diferentes lugares do Brasil, exaltando essa artesania. E foi com base nessas peças que chegamos às cores”, conta o designer Rodrigo Ambrósio, responsável pela direção criativa da coleção, desenvolvida conjuntamente com Mário Santos, Lúcia Santos e Roberta Borsoi, filhos de Janete.
“No início, estávamos tentando pensar com a cabeça da Janete, o que ela escolheria? Mas depois resolvemos passear por onde ela passou. Decidimos trazer para o atual, porque a ideia é lançar cores novas e que seriam usadas hoje. Na época de Janete existiam menos opções; fomos buscar opções novas, mas que são da origem em que ela bebeu. A fonte dela é essa coisa do interior, então fomos buscar muito esse lugar”, reforça Santos.
“É uma oportunidade para prestarmos homenagem e ampliarmos o alcance do seu nome, ajudando a levar adiante seu legado como visionária na divulgação e valorização da arte popular e do artesanato do nosso país”, destaca Patricia Fecci, gerente de marketing para serviços de cor & design da Sherwin-Williams.
Nele, destacam-se tons de verdes e de azuis acinzentados e esfumaçados, vermelhos e violetas quentes e terrosos, escuros inspirados na natureza e off-whites reunidos em quatro famílias cromáticas.
*Este conteúdo foi escrito com auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial