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Home - Correios - Senador propõe limitar gastos com publicidade para estatais

Senador propõe limitar gastos com publicidade para estatais

Escrito por Mateus Conte4 de janeiro de 2025Updated:4 de janeiro de 2025Tempo de Leitura 4 Mins
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Senador propõe limitar gastos com publicidade para estatais
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O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) apresentou um Projeto de Lei (PL) que reduz as despesas com publicidade e patrocínio das empresas estatais e sociedades de economia mista. Segundo o parlamentar, a proposta permitirá maior controle sobre o uso de recursos públicos por estas empresas e evitará gastos excessivos.

Ó PL 4.111/2024 altera a Lei das Estatais para impor limites mais rígidos aos gastos com publicidade e patrocínio, que devem ser de até 0,1% da receita operacional bruta do manobra anterior.

Em casos específicos, onde a estatal enfrenta concorrência de ao menos três empresas privadas, o valor pode ser ampliado para 0,5%, desde que justificado e reconhecido pelo juízo de gestão.

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O texto estabelece que as empresas não poderão aumentar as despesas em anos de déficit público e não poderão assinar novos contratos de publicidade ou patrocínio caso registrem prejuízo no ano anterior. Em anos eleitorais, os gastos também devem respeitar a média dos três anos anteriores.

Cleitinho afirmou que as estatais devem servir ao interesse específico definido na lei, diferentemente de uma empresa privada, “na qual o dono tem liberdade para escolher onde investir e onde gastar o resultado do empreendimento”.

O projeto está na Percentagem de Notícia e Recta Do dedo, onde aguarda relator. Depois, seguirá para as comissões de Assuntos Econômicos e de Constituição e {{aqui}} (CCJ), responsável pela decisão terminativa sobre a material. Ou seja, se a CCJ ratificar, o projeto pode seguir diretamente para a estudo dos deputados.

Leia mais:

Governo Lula retoma gastos milionários em publicidade dos Correios

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva retomou os investimentos na publicidade dos Correios. A volta destas despesas ocorre em um momento de potente prejuízo na estatalque acumulou perdas de mais de R$ 2 bilhões nos nove primeiros meses de 2024, depois fechar 2023 com déficit de R$ 600 milhões.

Em 2024, os Correios destinaram R$ 33,7 milhões ao patrocínio de entidades porquê a Confederação Brasileira de Ginástica e eventos porquê o Lollapalooza, a turnê de Gilberto Gil, os Jogos Universitários Brasileiros, o Tour do Rio de Ciclismo e o Sertões, entre outros.

Tais valores ainda são distantes do montante planejado para 2024 no relatório de gestão da empresa, que prevê R$ 380 milhões para publicidade e propaganda. A expectativa, porém, é que em 2025 haja aumento neste desembolso.

Os investimentos em informação dos Correios, que despencaram depois do governo de Dilma Rousseff, passaram por uma revisão. Em 2016, último ano de Dilma, os gastos com publicidade somaram R$ 114 milhões.

Para 2025, os Correios planejam ampliar os investimentos em publicidade, com um novo contrato estimado em R$ 380 milhões | Foto: Divulgação/Agência Brasil
Para 2025, os Correios planejam ampliar os investimentos em publicidade, com um novo contrato estimado em R$ 380 milhões | Foto: Divulgação/Escritório Brasil

Sob Michel Temer (MDB), os valores caíram para R$ 17,3 milhões em 2017 e R$ 15,5 milhões em 2018. Já na gestão Bolsonaro, os números despencaram ainda mais e passaram de R$ 4,1 milhões em 2019 a somente R$ 265 milénio em 2022. Em 2024, os patrocínios saltaram de R$ 3,3 milhões no primeiro ano do governo Lula para R$ 33,7 milhões.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Segmento do prejuízo decorre de um entendimento para ajudar a resolver um déficit de R$ 15 bilhões no fundo de pensão Postalis. Segundo os Correios, a gestão Bolsonaro deveria ter firmado oriente entendimento em 2020, quando a empresa registrou lucro recorde por razão do aumento das encomendas durante a pandemia.

Para 2025, os Correios planejam investir em publicidade, com um novo contrato estimado em R$ 380 milhões, sob a alegado de que a empresa disputa mercado com grandes empresas, “inclusive multinacionais que investem fortemente em publicidade e patrocínio”.

Leia também: “Os Correios entre um futuro e o vale-peru”, material de Dagomir Marquezi publicada na Edição 22 da Revista Oeste



Leia a materia original do artigo

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