A tendência inicial, é de que o período das festas de Natal, incluindo o término de semana que antecede as festas natalinas, seja marcado por muitas nuvens e condições para pancadas de chuva, principalmente à tarde e à noite, em praticamente todo o Brasil. Neste ano, a chuva mais frequente e volumosa deve ocorrer nas regiões Sudeste, Meio-Oeste e Setentrião do país. As menores condições para as chuvas vão permanecer para o Sul e também para o Nordeste.
Outra coisa importante que você precisa saber para oriente feriado de Natal é que não há previsão de ingresso de ar indiferente de origem polar sobre o Brasil. As festas do natal de 2024 serão marcadas por calor e abafamento em todo o Brasil. Confira agora a tendência inicial para as condições do tempo no período das festas de Natal, para cada região do Brasil.
Região Sul
O término de semana que antecede as festas de Natal será com bastante sol e calor no sul do Brasil. Pouca chuva está prevista para a região. Unicamente o litoral de Santa Catarina terá um sábado com muitas nuvens e condições para chuva a qualquer hora, mas com fraca moderada intensidade.
A segunda-feira, 23 de dezembro, também será com soberania de sol, mas as condições para pancadas de chuva começam a aumentar no Oeste e no sul do Rio Grande do Sul, por desculpa da expansão de áreas de instabilidade sobre a Argentina e o Uruguai.
Nos dias 24 e 25 de dezembro, ainda vai fazer calor na região sul. A tendência é de períodos com sol, aumento da nebulosidade e pancadas de chuva com raios à tarde à noite, em todo o Sul do Brasil. As pancadas de chuva vão suceder também nas capitais.
Região Sudeste
No término de semana prolongado antes das festas de Natal, uma frente fria deve passar pela costa da região Sudeste.

No sábado, 21 de dezembro, essa frente fria estará passando pelo litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Isso vai deixar o tempo bastante instável em toda a região Sudeste, que terá bastante nebulosidade, e várias pancadas de chuva no transcurso do dia. O sol pode manar de vez em quando, mas entre muitas nuvens, e o ar fica furtado. Além dos raios, várias pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes em todos os estados do Sudeste.
Entre o domingo e a segunda-feira, 23 de dezembro, esta frente fria deve permanecer perto do litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, mas já perdendo intensidade.
Nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, a tendência é de que o Espírito Santo fique com bastante nebulosidade e chuva a qualquer hora, com alguns períodos com sol, incluindo a Grande Vitória.
Para as outras regiões do Sudeste do Brasil, a tendência é de que o sol já apareça de manhã, a nebulosidade aumente ao longo do dia e as pancadas de chuva com raios aconteçam durante a tarde também à noite. As capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte também estarão sujeitas a estas pancadas de chuva.
Região Meio-Oeste
O estado de Mato Grosso do Sul será o maior privilegiado com muito sol neste Natal.
No término de semana que antecede ao Natal,o estado terá muito sol e a maior chance para pancadas de chuva a partir da tarde será nas áreas próximas a Goiás e ao Mato Grosso. Nos dias 23, 24 e 25 de dezembro, o Mato Grosso do Sul também terá bastante sol, mas já com algumas pancadas de chuva isoladas e passageiras, à tarde ou à noite. Não devem ocorrer tempestades.
No Região Federalista, nos estados de Goiás e de Mato Grosso, o término de semana antes do Natal e também a segunda-feira, 23 de dezembro, serão com muitas nuvens, pancadas de chuva com raios que poderão ocorrer a qualquer hora, intercaladas com alguns períodos com o sol. Há risco de chuva de possante intensidade e o ar fica furtado.
Já nos dias 24 e 25 de dezembro, as áreas de instabilidade tendem a enfraquecer sobre o Região Federalista, Goiás e Mato Grosso. Nesses dias, os períodos com sol serão maiores e as pancadas de chuva com raios devem se concentrar à tarde e à noite, mas de forma isolada.
Região Nordeste
Porquê ainda é geral nesta estação do ano, grande segmento da região Nordeste do Brasil tem pouca chuva. No término de semana que antecede as festas de Natal, o sol estará possante nos estados do Ceará, Rio Grande do Setentrião, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Algumas pancadas de chuva poderão ocorrer no interno do Ceará, no sertão de Pernambuco e também na filete litorânea desses estados. Entre as capitais, a maior chance de pancadas de chuva será em Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife.
Entre os dias 23 e 25 de dezembro, as condições para a chuva vão aumentar um pouco no interno desses Estados. Mesmo assim, as pancadas de chuva devem ser isoladas. A maior possibilidade de chuva é para o interno do Ceará e para o sertão da Paraíba e de Pernambuco.
No término de semana antes do Natal, as pancadas de chuva serão frequentes no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no oeste e sul da Bahia e na região baiana do Vale do São Francisco. As capitais Salvador, Teresina e São Luís terão soberania de sol e pouca chuva. Mas entre os dias 23 e 25 de dezembro, as condições para pancadas de chuva tendem a aumentar nesses estados e devem suceder também nas capitais, nas áreas ao setentrião do Maranhão e do Piauí e também no nordeste da Bahia.
Região Setentrião
A grande disponibilidade de calor e de umidade que existe sobre o Setentrião do Brasil nesta estação do ano facilita a formação das nuvens carregadas, que provocam pancadas de chuva frequentes em todos os estados.
No término de semana que antecede o Natal, as pancadas de chuva vão suceder a qualquer hora do dia no Amazonas, Acre, Rondônia, no centro-sul do Pará e sobre o Tocantins. Há risco de fortes pancadas de chuva, inclusive nas capitais Manaus, Rio Branco, Porto Velho e Palmas.
No setentrião do Pará, no Amapá e em Roraima, os períodos com sol serão maiores do que nos demais estados do Setentrião do Brasil e as pancadas de chuva com raios tendem a suceder principalmente à tarde e à noite. Há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes incluindo a região de Belém de Macapá.
Entre os dias 23 e 25 de dezembro, as condições do não vão se modificar muito sobre a região Setentrião. As pancadas de chuva com raios vão suceder em todos os estados, principalmente à tarde à noite, com risco de chuva possante inclusive nas capitais dos estados.