O tempo fica instável no Brasil neste sábado, 2 de novembro, dia de Finados. Muitos Estados poderão ter fortes pancadas de chuva, que poderão causar transtornos nos centros urbanos e também dificultar o deslocamento das pessoas.
Confira agora como fica a previsão do tempo para o fim de semana de 2 e 3 de novembro de 2024, para todas as regiões do Brasil.
Região Sul
Na Região Sul do Brasil, quase todas as áreas vão ter um fim de semana com predomínio de sol, com calor à tarde. Na região da Grande Curitiba, no litoral do Paraná, e também no Vale do Itajaí e no litoral norte de Santa Catarina, uma névoa deve deixar o céu nublado no começo da manhã, mas depois o sol aparece.
A aproximação de uma frente fria do Rio Grande do Sul vai provocar pancadas de chuva com raios, já pela manhã, na fronteira com Uruguai e com a Argentina, e em áreas oeste e norte do Paraná. O centro e o sul do Paraná e o oeste de Santa Catarina poderão ter algumas pancadas de chuva a partir da tarde.
No domingo, 3 de novembro, a frente fria se afasta em alto mar, mas o litoral sul gaúcho ainda poderá ter algumas pancadas de chuva.
O que vai chamar atenção no domingo é o grande aumento da instabilidade sobre o Paraná. Pancadas de chuva com raios poderão acontecer por quase todo o estado, várias vezes ao longo do dia. A chance de chuva em Curitiba é baixa.
Nas capitais Florianópolis e Porto Alegre, o fim de semana será com predomínio de sol e algumas nuvens, mas não há expectativa de chuva.
Região Sudeste
Na Região Sudeste, o feriado de 2 de novembro terá períodos com sol pela manhã e, apesar da presença de nuvens, a maior parte da região não deve ter chuva no período da manhã. Áreas no norte e oeste do estado de São Paulo e também no Triângulo Mineiro poderão ter pancadas de chuva na manhã do sábado.
Com aquecimento ao longo do dia, a nebulosidade aumenta e pancadas de chuva com raios devem ser esperadas para a tarde e noite do sábado em praticamente todas as áreas do Sudeste. Atenção também para fortes pancadas de chuva no centro-oeste norte do estado de São Paulo e no centro-oeste de Minas Gerais.
Entre as capitais, as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes em São Paulo e também em Belo Horizonte. Para o Rio de Janeiro, a previsão é de um sábado com alguns períodos de sol, sempre com algumas nuvens, mas a chance de alguma chuva é baixa. Na região de Vitória, assim como todo Espírito Santo, o feriado de 2 de novembro será com muita nebulosidade e condições para a chuva de fraca a moderada intensidade.
Já para o domingo, a previsão é de que o tempo fique mais instável na Região Sudeste, com maiores condições para chuva.
Em muitas áreas no centro, oeste e norte do estado de São Paulo, na região do Triângulo Mineiro, da serra da Canastra, da grande Belo Horizonte e no centro-oeste de Minas Gerais, o domingo já deve ter chuva na madrugada e pela manhã.
Ao longo do dia, essas áreas de instabilidade vão ganhando força e se espalhando pelo Sudeste. Por isso, para a tarde e noite no domingo, a previsão é de muitas pancadas de chuva em todas as áreas de São Paulo e de Minas Gerais. Também tem risco de pancadas de chuva pelo interior do estado do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Há risco de chuva forte em São Paulo e também em Minas Gerais.
Entre as capitais, atenção para pancadas de chuva que podem ser moderadas a fortes em São Paulo e em Belo Horizonte. Para a região de Vitória, a previsão é de chuvas moderadas. No Rio de Janeiro, a nebulosidade aumenta ao longo do dia, mas a possibilidade de chuva é pequena.
Região Centro-Oeste
A região Centro-Oeste do Brasil é a que terá o tempo mais instável neste fim de semana!
Na maioria das áreas do Centro-Oeste, o sábado terá períodos com sol pela manhã, mas já com risco de pancadas de chuva de forte intensidade na fronteira com o Paraguai, no sul e leste de Mato Grosso do Sul.
No decorrer da tarde, as áreas de instabilidade se intensificam e se expandem sobre o Centro-Oeste.
A expectativa é de que a tarde de 2 de novembro seja com o tempo muito instável, com muitas pancadas de chuva com raios em todas as áreas do Centro-Oeste. Há risco de chuva forte.
Campo Grande, Goiânia, Cuiabá e Brasília poderão ter fortes pancadas de chuva neste 2 de novembro.
Para o domingo, 3 de novembro, a previsão é de que o tempo continue instável. Toda a Região Centro-Oeste já terá muita nebulosidade e condições para pancadas de chuva na madrugada e pela manhã. Novamente as áreas de instabilidade se intensificam durante a tarde aumentando o risco para temporais, inclusive nas capitais.
Região Nordeste
De todas as regiões do país, o Nordeste é que estará menos sujeito a chuva no dia de Finados.
Tanto no sábado quanto no domingo, praticamente todo o Nordeste terá muito sol, calor e algumas nuvens. Chuvas fracas e passageiras poderão ocorrer no litoral leste, incluindo todas as capitais Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador.
Atenção, no entanto, para pancadas de chuva frequentes no sábado e também no domingo no litoral sul da Bahia, com risco de chuva forte. Pancadas de chuva também devem acontecer nas áreas da Bahia próximas a Minas Gerais.
Teresina deve ser a capital mais quente do Brasil neste fim de semana, com calor que pode chegar aos 40 °C.
Região Norte
Na Região Norte do Brasil, predomínio de sol e bastante calor em Roraima, no Amapá e no norte do Pará. Nessas áreas, a chance de alguma precipitação é pequena.
Áreas ao centro-oeste e sul do Amazonas, Acre, Rondônia, no sul do Pará e no Tocantins já terão muitas nuvens e pancadas de chuva frequentes no sábado, 2 de novembro. Alguns períodos com sol ocorrem durante o dia e as pancadas ficam mais fortes à tarde e à noite.
Entre as capitais, o risco de chuva no sábado é bastante alto em Rio Branco, Porto Velho e Palmas. Para Manaus, há possibilidade de chuva a partir da tarde. Em Belém, Macapá e Boa Vista, a chance de chuva é baixa no feriado de Finados.
Para o domingo, 3 de novembro, a previsão é de que as pancadas de chuva já comecem pela manhã no oeste e sul do Amazonas, no Acre, em Rondônia, no extremo sul do Pará e Tocantins. Nas demais áreas da Região Norte, o sol deve aparecer forte pela manhã.
No decorrer do domingo, as áreas de instabilidade se intensificam e há risco de chuva forte na maioria das áreas da Região Norte.
Em Roraima, no Amapá e no extremo norte do Pará, o sol predomina ao longo do domingo e não há expectativa de chuva. A região de Manaus deve ter pancadas de chuva a partir da tarde.