Com a Sexta-feira Santa, em 18 de abril, e Tiradentes, na segunda-feira, 21 de abril, o terceiro fim de semana de abril será longo. Para quem puder aproveitar, será um feriadão de quatro dias. Para cariocas e fluminenses, a folga será ainda maior, porque no dia 23 de abril, quarta-feira, é dia de São Jorge, e é um feriado estadual.
Segundo o Climatempo, as condições para chuva no Brasil ainda estão altas porque ainda tem muita umidade disponível e a atmosfera está quente para os padrões desta época. As nuvens de chuva ainda estão se formando facilmente sobre a maioria das áreas do país.
Durante o feriadão da Páscoa/Tiradentes, uma frente fria vai avançar sobre o Sul e o Sudeste do Brasil e chegará ao litoral da Bahia. Isto vai estimular mais chuva sobre estas regiões. Veja:

Deslocamento da frente fria durante o fim de semana prolongado da Páscoa e de Tiradentes (fonte: Climatempo)
Temperatura no feriadão
A frente fria que avança até a Bahia durante o feriado da Páscoa e de Tiradentes vai espalhar um pouco de ar frio, de origem polar sobre o Brasil. Mas quem vai realmente sentir a queda na temperatura é o Sul do Brasil. Pode gear no amanhecer do domingo e na segunda-feira em algumas áreas do Sul.
Na maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste, o ar vai refrescar, pois a presença do ar polar diminui a sensação de abafamento. Em algumas áreas do Sudeste, como no Leste de São Paulo (incluindo a Grande São Paulo), região da Mantiqueira, no Sul de Minas, na Região Serrana do Rio de Janeiro e até na Zona da Mata Mineira, a sensação será de um friozinho em parte do feriadão.
Confira como deve ser a atuação do ar frio de origem polar no Brasil entre os dias 18 e 21 de abril de 2025.


- Sexta-feira, 18 de abril: Ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Rio Grande do Sul.
- Sábado, 19 de abril:
- Ar frio se espalha por toda a Região Sul.
- Começa a refrescar no sul de MS, Sul de SP e divisa de SP com o PR.
- Domingo, 20 de abril:
- Temperaturas no Sul do Brasil ficam abaixo de 10°C em muitas áreas (RS, SC, PR).
- Possibilidade de geada no amanhecer na serra do Sudeste do RS (Canguçu, Piratini).
- Vento frio se espalha pelo MS e interior de SP.
- Chuva chega suavemente ao sul de MT, sul de GO e Triângulo Mineiro, refrescando o ar.
- Sensação de friozinho na Grande São Paulo, leste de SP, RJ (Região Serrana), Sul de Minas e Zona da Mata Mineira devido ao vento frio e céu nublado.
- Segunda-feira, 21 de abril:
- Ar polar ainda sobre o Sul e Sudeste, mantendo noite e amanhecer frescos.
- Vento fresco chega ao sul da Bahia, de forma fraca.
- Madrugada mais fria no Sul.
- Previsão de geada na serra do RS e de SC.
- Menor possibilidade de geada no sul do PR, mas não descartada.
- Curitiba e Regiões Serranas do Sudeste: Noites ficam um pouco frias, com temperaturas um pouco abaixo dos 15°C.
Chuva durante o feriadão
As condições para chuva durante o feriado prolongado da Páscoa e de Tiradentes ainda são elevadas na maioria dos Estados brasileiros.
Região Sul:
O feriado prolongado da Páscoa e de Tiradentes terá início com previsão de pancadas de chuva nos três Estados da região Sul. Uma frente fria chegará ao sul do Rio Grande do Sul, mas parte do Estado deverá registrar pouca chuva. Há risco de chuva forte no oeste e noroeste do Paraná, na região do Vale do Itajaí e no litoral de Santa Catarina.
No sábado, 19 de abril, a frente fria avançará rapidamente pelo Sul do Brasil, concentrando a chuva em Santa Catarina e no Paraná. O dia será chuvoso no litoral dos dois Estados, no Vale do Itajaí, na região de Florianópolis e em Curitiba. A maior parte do Rio Grande do Sul terá predomínio de sol, mas a região serrana e o noroeste do Estado permanecerão com muitas nuvens. Ao longo do dia, haverá queda de temperatura com a chegada do ar frio de origem polar, e a sensação de frio será mais intensa à noite.
No domingo, 20 de abril, o ar frio atuará com mais força sobre o Sul do Brasil, e a madrugada será mais fria. As temperaturas amanhecerão ligeiramente abaixo de 10°C em muitas áreas dos três Estados. Há possibilidade de geada na serra do sudeste gaúcho. O sol predominará no Sul do Brasil, mas o leste do Paraná e o Vale do Itajaí ainda terão muitas nuvens.
Para a segunda-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes, a previsão é de um dia típico de outono na Região Sul, com amanhecer frio, tarde amena e predomínio de sol ao longo do dia. Atenção para a chance de geada na serra do RS e de SC. A possibilidade de geada no sul do Paraná é menor, mas não completamente descartada.
Região Sudeste:
A região Sudeste iniciará o feriado prolongado com tempo instável. Na sexta-feira, 18, áreas de instabilidade avançarão pelo interior de São Paulo, com possibilidade de chuva forte no oeste e norte do Estado. Outras áreas de instabilidade continuarão ativas, principalmente sobre Minas Gerais e Espírito Santo, mantendo condições para chuva em praticamente todas as áreas dos dois Estados. A menor probabilidade de chuva na sexta-feira será no Rio de Janeiro, no Sul de Minas e no leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo e o litoral paulista, que permanecerão com muita nebulosidade durante todo o dia.
No sábado, 19 de abril, o tempo ficará instável em toda a região Sudeste. Uma frente fria se deslocará pela costa, intensificando as áreas de instabilidade. O sábado terá risco de chuva forte nos quatro Estados da região.
No domingo, a frente fria seguirá em direção ao Espírito Santo e ao norte de Minas Gerais. O sol reaparecerá em grande parte do interior paulista, e períodos de sol também deverão ocorrer no Sul de Minas e no Triângulo Mineiro. Ainda há risco de chuva forte no centro-norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, com possibilidade de chuva moderada a forte em áreas da Grande Belo Horizonte. Atenção para o tempo chuvoso no litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro, com chuva moderada em vários momentos do dia, sem expectativa de tempestade.
Na segunda-feira, a chuva deverá se concentrar no litoral do Sudeste, com intensidade fraca a moderada, e ocorrerão também pancadas de chuva na divisa de Minas Gerais com a Bahia. No domingo e na segunda-feira, o ar frio de origem polar estará espalhado pelo Sudeste, proporcionando tardes amenas e agradáveis, sem previsão de madrugadas geladas.
No Estado do Rio de Janeiro, o feriado da Páscoa e de Tiradentes se estenderá com o feriado de São Jorge, em 23 de abril. Cariocas e fluminenses poderão aproveitar a terça-feira, 22, e a quarta-feira, 23 de abril, com clima de outono, predomínio de sol e pouca chuva esperada. A temperatura ficará amena à noite, sem previsão de calor excessivo, e fará um friozinho nas cidades serranas.
Região Nordeste:
Grande parte do feriado terá atenção para chuva frequente no litoral da Bahia. O risco de chuva forte aumentará no sul da Bahia durante o domingo, com a aproximação de uma frente fria. Na segunda-feira, 21 de abril, essa frente fria avançará pelo litoral baiano, elevando o risco de chuva moderada a forte no litoral e em áreas próximas à divisa com Minas Gerais. A partir do sábado, 19 de abril, as pancadas de chuva também serão frequentes no centro-norte do Maranhão e do Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, no leste da Paraíba e de Pernambuco. A expectativa é de predomínio de sol durante o feriadão em Sergipe, Alagoas, no sertão de Pernambuco, no sul do Piauí e no norte da Bahia.
Região Centro-Oeste:
A maior parte do feriadão será marcada por períodos de sol, temperaturas relativamente altas, mas sem calor exagerado, e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite. Atenção para o aumento do risco de chuvas fortes em Mato Grosso do Sul na sexta-feira, 18, e no sábado, 19 de abril, devido a áreas de instabilidade que avançam do Paraguai e à passagem de uma frente fria no sábado. A temperatura ficará amena no sul do Mato Grosso do Sul devido à chuva e à entrada do vento frio da frente fria. Essa mesma frente fria intensificará a chuva durante o sábado sobre Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal. No domingo, 20 de abril, o ar frio de origem polar se espalhará um pouco pelo Centro-Oeste, refrescando o ar em Mato Grosso do Sul e em áreas do sul de Mato Grosso e de Goiás, com diminuição da nebulosidade e aumento dos períodos de sol, proporcionando uma tarde quente, mas sem calor excessivo. A segunda-feira terá predomínio de sol em Mato Grosso do Sul, com pouca chuva. Goiás, Mato Grosso e o Distrito Federal terão períodos de sol, mas também pancadas de chuva.
Região Norte:
As condições para chuva permanecerão elevadas em todos os Estados da região Norte durante o feriado prolongado da Páscoa e de Tiradentes. A grande disponibilidade de calor e umidade no ar manterá a formação de nuvens carregadas, com pancadas de chuva intercaladas por períodos de sol, principalmente à tarde e à noite. Na sexta-feira, 18, e no sábado, 19 de abril, os períodos com sol serão maiores no Acre, no sul e leste do Amazonas, no centro-sul do Pará e no Tocantins. As condições para chuva tenderão a aumentar nessas áreas no decorrer do domingo e na segunda-feira, 21 de abril. Há risco de pancadas de chuva moderadas a fortes em todos os Estados.