O prefeito Ricardo Nunes (MDB) anunciou os secretários municipais que vão criar sua equipe na Prefeitura de São Paulo a partir desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025. A maior secção de seu secretariado neste novo governo foi mantida para seu segundo procuração.
Pelo menos 11 secretários foram mantidos, uma vez que Luiz Carlos Zamarco (Saúde), Luis Felipe Vidal Arellano (Herdade) e Fernando Padula (Ensino). A Secretaria de Governo, uma das principais pastas da prefeitura, continuará sob o comando de Edson Aparecido (MDB).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O também emedebista Enrico Misasi assume a Mansão Social, depois de ocupar a Secretaria Executiva de Relações Institucionais no procuração anterior. Fabrício Ofídio, por sua vez, migrou da Mansão Social para a Secretaria de Subprefeituras.
Outros remanejamentos foram confirmados por Nunes. Regina Santana (MDB), antes na Secretaria de Cultura, assumirá Direitos Humanos e Cidadania. Já Eunice Prudente deve liderar a Justiça, depois de comandar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Em uma coligação que reuniu 11 legendas, o MDB saiu na frente em número de secretarias, com cinco pastas. Além dos já citados, o vereador Sidney Cruz assumirá a Habitação e Totó Parente deve chefiar a Cultura e Economia Criativa.
O PL de Jair Bolsonaroque apoiou Ricardo Nunes na disputa eleitoral, contará com duas secretarias. O vice-prefeito Ricardo Mello Araújo assumirá a Secretaria de Projetos Estratégicos, enquanto Rodrigo Ashiuchi, o ex-prefeito de Suzano, comandará a Secretaria do Verdejante e Meio Envolvente.
O Republicanos do governador Tarcísio de Freitas, que também apoiou o atual prefeito no pleito do ano pretérito, contará com duas pastas. Rui Alves segue no Turismo, enquanto Milton Vieira, que estava na Habitação, agora ficará responsável pela Secretaria de Inovação e Tecnologia.
O PSD de Gilberto Kassab, que não tinha representantes no primeiro procuração de Nunes, agora terá o vereador Rodrigo Goulart em Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Já o União Brasil, do ex-vereador Milton Leite, ficou com Bete França na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento.
Além de Rodrigo Ashiuchi, outros dois ex-prefeitos integrarão o primeiro escalão da Prefeitura de São Paulo: Orlando Morando, ex-prefeito de São Bernardo do Campo, comandará a Secretaria de Segurança Urbana, enquanto Rogério Lins, ex-prefeito de Osasco, assumirá a Secretaria de Esportes. As três cidades integram a Região Metropolitana de São Paulo.
A Secretaria de Relações Internacionais será chefiada pela advogada Angela Gandrafilha do jurista Ives Gandra Martins. Angela foi secretária vernáculo da Família no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos na gestão de Jair Bolsonaro, onde trabalhou ao lado da portanto ministra — e hoje senadora — Damares Alves (Republicanos-DF).
Leia mais:
Confira os secretários de Ricardo Nunes
Mantidos no posto
- Controladoria Universal do Município: Daniel Falcão;
- Ensino: Fernando Padula;
- Herdade: Luis Felipe Vidal Arellano;
- Gestão: Marcela Arruda;
- Governo: Edson Aparecido;
- Infraestrutura e Obras: Marcos Monteiro;
- Mobilidade e Trânsito: Gilmar Miranda;
- Pessoa com Deficiência: Silvia Grecco;
- Saúde: Luiz Carlos Zamarco;
- Turismo: Rui Alves; e
- Urbanismo e Licenciamento: Bete França.
Remanejados de secretaria
- Assistência e Desenvolvimento Social: Eliana Gomes;
- Mansão Social: Enrico Misasi;
- Direitos Humanos e Cidadania: Regina Santana;
- Inovação e Tecnologia: Milton Vieira ;
- Justiça: Eunice Prudente;
- Planejamento e Entregas Prioritárias: Clodoaldo Pelissioni; e
- Subprefeituras: Fabricio Ofídio.
Novos nomes
- Notícia: Fábio Portela jornalista);
- Cultura e Economia Criativa: Totó Parente (ex-secretário de Pronunciação Institucional do Ministério do Planejamento do governo Lula);
- Esportes: Rogério Lins (ex-prefeito de Osasco);
- Desenvolvimento Econômico e Trabalho: Rodrigo Goulart (vereador do PSD);
- Habitação: Sidney Cruz (vereador do MDB);
- Procuradoria-Universal do Município: Luciana Sant’Ana Nardi;
- Projetos Estratégicos: Ricardo Mello Araújo (vice-prefeito, filiado ao PL);
- Relações Internacionais: Angela Gandra (ex-secretária vernáculo da Família no Ministério da Mulher do governo Bolsonaro);
- Segurança Urbana: Orlando Morando (ex-prefeito de São Bernardo do Campo);
- Transporte: Celso Jorge Caldeira (economista); e
- Verdejante e Meio Envolvente: Rodrigo Ashiuchi (ex-prefeito de Suzano, filiado ao PL).
Leia também: “São Paulo está voltando aos trilhos”, item de Dagomir Marquezi publicado na Edição 221 da Revista Oeste