A viradela para 2025 será marcada por chuvas em várias partes do Brasil. Veja o que esperar para o réveillondia 31 de dezembro, de harmonia com informações do Climatempo.
No
Nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o dia será marcado por muita nebulosidade, com firmamento predominantemente encoberto. O sol pode romper esporadicamente, mas a maior secção do tempo será nublada.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O destaque fica para o litoral setentrião de Santa Catarina e Paraná, onde a previsão é de muita nebulosidade acompanhada de chuvas de moderada a potente intensidade, que podem ocorrer a qualquer momento.
O Climatempo recomenda que celebrações ao ar livre sejam planejadas com cautela por desculpa do risco de chuvas intensas.
Sudeste
Na região Sudeste, as condições variam bastante entre os Estados.
No centro-norte de Minas Gerais e em todo o Espírito Santo, o dia será de firmamento nublado e chuvas constantes. A precipitação pode afetar eventos ao ar livre, principalmente à noite.
No sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, o sol deve romper entre as nuvens no período da viradela.
Nessas áreas, há previsão de chuvas isoladas, mais comuns no final da tarde e à noite, mas sem grandes volumes, o que possibilita maior flexibilidade para atividades externas.
Núcleo-Oeste
No Núcleo-Oeste, as chuvas continuam em grande secção da região.
No centro-norte de Mato Grosso, Goiás e Província Federalista, o dia será nublado, com poucas aberturas de sol e chuvas de moderada a potente intensidade. A instabilidade persistirá até a viradela, com risco de temporais localizados.
Nas áreas ao sul de Mato Grosso, sul de Goiás e Mato Grosso do Sul, o sol aparecerá por mais tempo, mas a região leste enfrentará firmamento mais nublado e possibilidade de chuvas isoladas, principalmente à noite.
Nordeste
O Nordeste, segundo o Climatempo, terá tempo instável no interno e mais firme no litoral.
No sul do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, chuvas fortes devem ocorrer ao longo do dia. Essas áreas correm risco de alagamentos e mudanças rápidas no tempo.
Entre o Rio Grande do Setentrião e a Bahia, o firmamento será parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, mas sem grandes volumes. Nas demais regiões, o clima será seguro, com tempo firme para a viradela.
Setentrião
A região Setentrião terá o clima mais instável do Brasil. A previsão é de chuva para todos os Estados.
Leia mais: “Natal e réveillon devem ter chuva e calor, veja previsão”
O Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Roraima, Tocantins e o leste do Amapá estão em alerta para chuvas intensas e temporais, tanto durante o dia quanto na viradela. Nessas áreas, há risco de alagamentos e rajadas de vento.
Nas demais regiões, o tempo será nublado, com chuvas moderadas a fortes, o que limita os períodos secos para eventos ao ar livre.
O tempo no réveillon
- Entre as 20h de 31 de dezembro e 3h de 1º de janeiro, o clima no Brasil varia bastante, com diferentes probabilidades de chuva.
- Subida verosimilhança de chuva: no Setentrião da Amazônia, Núcleo-Oeste e Sul, o risco de chuva será proeminente, com possibilidade de temporais localizados.
- Chance moderada de chuva: no centro-leste do Brasil, incluindo Minas Gerais e Bahia, as instabilidades são menores, mas ainda há possibilidade de pancadas isoladas.
- Chance baixa de chuva: no extremo leste e interno do Nordeste, o tempo será mais seguro, criando condições favoráveis para celebrações ao ar livre.
Capitais porquê Vitória (33 mm), Porto Velho (23 mm), Belo Horizonte (15 mm), Boa Vista (14 mm) e Goiânia (12 mm) podem ter chuvas intensas durante o dia e até na viradela.
Cidades porquê Florianópolis, Manaus e Macapá terão acumulados menores, de 6 mm a 8 mm, com pancadas isoladas. Já capitais porquê Rio de Janeiro, São Paulo, Campo Grande, Aracaju e Salvador apresentam condições mais estáveis. A previsão é de pouca ou nenhuma chuva.
Quanto às temperaturas, Campo Grande e Teresina terão calor intenso, com máximas de até 34°C, seguidas por Cuiabá (32°C) e diversas capitais do Nordeste e Setentrião, porquê Fortaleza, Salvador e Belém, que chegarão a 31°C. No Sul e Sudeste, as temperaturas serão mais amenas: Curitiba (23°C), Belo Horizonte (24°C), Rio de Janeiro (30°C) e São Paulo (27°C).