A Renault do Brasil lançou na segunda-feira (11), no multíplice Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a universidade corporativa ReKnow University. O braço educacional da montadora francesa tem o objetivo de produzir as competências e habilidades necessárias para escoltar as transformações da indústria automotiva.
O espaço em São José dos Pinhais é o primeiro da ReKnow University fora da Europa e irá promover cursos para desenvolver competências focadas na economia circunvalar, eletrificação, dados, perceptibilidade sintético, software, cibersegurança e primazia operacional para colaboradores, parceiros de negócio e comunidade em universal. A universidade também abrirá as portas, na sequência, na Argentina, na Colômbia e no México.
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Algumas iniciativas da ReKnow University já estão em curso no Brasil, porquê a Learning@RenaultGroup, que oferece mais de 4 milénio cursos, além de outros 20 milénio em parceria com o LinkedIn Learning. Outrossim, a Renault do Brasil tem oito escolas de formação voltadas para competências no processo industrial, com experiência prática em ambientes simulados e com tecnologias do dia a dia das linhas de produção.
A escolha do Brasil para ampliar a oferta da ReKnow University não foi por possibilidade. Segundo o vice-presidente global de Treinamento & Desenvolvimento no Renault Group, Patrick Benammar, o país reúne as condições necessárias para replicar ações que já funcionaram em outras unidades da empresa.
“Nós temos a capacidade de fazer isso no Brasil também, porque o sistema acadêmico é muito bom. Há um foco em tecnologia no Brasil, o que é muito importante, e que é parte da história do país e notadamente desta região do Brasil. Então sabemos que podemos criar as mesmas condições”, disse à Publicação do Povo.
Universidade quer diminuir descompasso entre liceu e indústria
A indústria automotiva passa por transformações significativas e de uma forma acelerada. As vegetação de produção estão mudando e precisam de profissionais capacitados para mourejar com essas mudanças. E a resposta das organizações precisam ser rápidas.
Por isso a Renault aposta que debutar por dentro, olhando para os próprios profissionais, é o caminho não só mais rápido, mas também mais eficiente. “Você começa testando as coisas dentro da empresa e assim que tiver algo robusto, poderá propor a outros. É exatamente o que estamos fazendo”, acrescentou Benammar.
Mas a ReKnow University pretende extrapolar as paredes da linha de montagem em São José dos Pinhais. Isso porque a empresa acredita que o mundo acadêmico e a indústria precisam estar conectados de uma maneira mais forte e natural. E é isso que vai garantir a inovação e as respostas rápidas aos desafios da indústria automotiva.
“Uma das dificuldades que enfrentamos é a grande desconexão entre a percepção das pessoas sobre a indústria automotiva, o que estamos vivendo na empresa e o que precisamos levar aos estudantes e à novidade geração para o mundo acadêmico. Se não conectarmos todas essas pessoas, não criaremos conexões para tornar essa mudança uma verdade”, apontou Benammar.
A ideia da Renault é, de roupa, produzir um ecossistema educacional que beneficie não unicamente a montadora, mas toda a comunidade. Para isso conta com parceiros já conhecidos, porquê universidades e o Serviço Vernáculo de Aprendizagem Industrial (Senai), para expandir a oferta de treinamento e diminuir a intervalo entre a liceu e a indústria.
Eletrificação é um dos focos da ReKnow University no Brasil
A Renault ainda não produz veículos elétricos no Brasil. Todos os carros da marca que rodam no país são importados. A tendência, porém, é que nos próximos anos os veículos elétricos também saiam da traço de produção em São José dos Pinhais, o que vai exigir novas competências dos profissionais que já trabalham no sítio, mas também de novos colaboradores.
“A eletrificação dos carros não é uma realidade no Brasil. É um grande desafio”, reconheceu o vice-presidente global de Treinamento & Desenvolvimento no Renault Group, Patrick Benammar. “É uma oportunidade, mas nós precisamos encontrar as pessoas capazes para fazer isso”, acrescentou.
A ReKnow University chega ao Brasil também com esse foco. E da mesma forma porquê ocorreu em outras unidades da Renault na Europa, os treinamentos foram fundamentais para as mudanças das fábricas de motores e das linhas de montagem voltadas para a eletrificação. Foi treinando com antecedência que a empresa conseguiu responder à demanda pelos veículos elétricos.
“Nós precisamos estar à frente, porque se chegarmos depois, é muito tarde. Precisamos criar as condições e facilitar o início das atividades e ações e também da capacidade da empresa se sentir tranquila com os lançamentos”, finalizou Benammar.