notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • São Paulo prende 57 por venda ilegal de bebidas adulteradas
  • Moraes adverte advogado durante julgamento histórico no STF
  • Governo dos EUA usou vulnerabilidade em carteiras para realizar maior confisco de Bitcoin da história Noticias No BR
  • Noruega investiga possível vazamento no prêmio Nobel da Paz 2025
  • Pesquisa mostra favoritos ao Senado em São Paulo para 2026
  • Damares critica ausência do Brasil na celebração da paz em Gaza
  • Projeto de decreto busca barrar ampliação dos poderes de Janja
  • Institutos liberais celebram os 100 anos de Margaret Thatcher
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - CBF - Relação entre Gilmar Mendes e CBF é inconstitucional, diz jurista / Noticias No BR

Relação entre Gilmar Mendes e CBF é inconstitucional, diz jurista / Noticias No BR

Escrito por Eugenio Goussinsky16 de maio de 2025Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Relação entre Gilmar Mendes e CBF é inconstitucional, diz jurista
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), se orgulha em dizer que é sócio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Define o IDP como uma instituição de excelência e dá a entender que, para ele, o instituto está prestando um favor à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na parceria para ministrar cursos da CBF Academy.

Mas, segundo o jurista Sidney Stahl, pós-graduado em Direito Constitucional e Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Constituição Federal determina que um juiz não pode exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo nem função, salvo uma de magistério. As declarações de Gilmar foram dadas em entrevista para o UOL.

Vídeo do YouTube

“O art. 95, § único, inciso I da Constituição Federal estabelece que é vedado aos juízes ‘exercer, ainda que em disponibilidade, outro cargo ou função, salvo uma de magistério’, negociar acordos ou contratos ou usar do seu prestígio para consegui-los, não me parece atividade do professor”, afirma Stahl a Oeste.

“Ao afirmar que ‘não há conflito de interesse em relação a esta questão’, o ministro ignora que o próprio Código de Ética da Magistratura Nacional (Art. 19) determina que ‘cumpre ao magistrado adotar as medidas necessárias para evitar que possa surgir qualquer dúvida razoável sobre a legitimidade de suas receitas e de sua situação econômico-patrimonial.”

Por esta tese, a própria instituição de Gilmar, cuja origem tem total relação com o Direito, estaria praticando um ato inconstitucional. O que, em tese, arranha toda a excelência nos cursos jurídicos ministrados por ela, conforme diz o jurista.

“Posso garantir que o IDP tem um excelente prestígio no meio jurídico, mas o IDP é bastante conhecido também pelos eventos que promove em Portugal com acadêmicos, figuras do mundo jurídico e muitas autoridades”, acrescenta o jurista, que foi professor assistente de Direito Constitucional do ex-presidente Michel Temer, na PUC-SP.

“A produção acadêmica do IDP é robusta e diversificada, abrangendo periódicos científicos, séries de livros, repositórios digitais e parcerias internacionais, consolidando sua posição como uma instituição de ensino e pesquisa de destaque no Brasil, porém, excelência acadêmica só é legítima quando sustentada por autonomia, mérito e transparência, valores que ficam sob suspeita quando há mistura entre Judiciário, mercado e academia.”

Stahl destaca que o discurso do ministro é típico de situações em que há suspeita de conflito de interesses e o acusado busca deslocar o foco da crítica para a credibilidade pessoal ou institucional — estratégia clássica de blindagem reputacional. Coloca a suspeita, conforme prossegue o advogado, no crítico como primeira defesa.

Neste caso, Gilmar criticou o senador Eduardo Girão (Novo-CE), que cobrou a apuração das denúncias que envolvem Um CBF e o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, reveladas em reportagem da revista Piauí. Observa de aço:

“Quando Gilmar Mendes afirma que ‘o IDP é uma instituição extremamente conceituada no Brasil e no exterior’ e que ‘estava organizando e cedendo seu bom prestígio à CBF, e não o contrário’, ele utiliza uma estratégia retórica circular: o prestígio do IDP é apresentado simultaneamente como fato consumado e como justificativa para suas ações”, diz Stahl.

Segundo ele, o ministro busca maneiras inconsistentes para justificar a relação.

“Esta circularidade argumentativa é característica de narrativas de autolegitimação, onde a autoridade é invocada para justificar a própria autoridade.”

Para Stahl, porém, mais do que argumentos teóricos, vale mais a forma como a instituição lida na prática com os desígnios da lei.

“Uma instituição de ensino superior de Direito verdadeiramente de qualidade deve demonstrar independência acadêmica, pluralismo teórico e transparência institucional”, ressalta ele. No entanto, quando sua reputação está intrinsecamente ligada à figura de um ministro do STF, cria-se uma situação em que a percepção de “excelência” deriva mais do poder político do ministro e menos da produção acadêmica, ou seja, ele confunde o mérito técnico com acesso político e prestígio institucional.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

O advogado ainda diz que a “narrativa de autolegitimação” compromete a credibilidade de todos os cursos oferecidos pelo IDP “quando a instituição utiliza relações privilegiadas com figuras de poder como diferencial competitivo, em vez de resultados acadêmicos mensuráveis.”

“O IDP nasce e cresce em um ecossistema no qual a figura de um ministro do STF está diretamente envolvida. Isso contamina a percepção pública sobre a isenção e o mérito da produção científica ali realizada.”

O instituto de Gilmar e a CBF

Em sua atuação como ministro, Gilmar foi acusado de misturar os dois temas — sua função de ministro e de sócio, ao, como relator, determinar o retorno de Ednaldo, quando este foi destituído pela primeira vez, em dezembro de 2023.

Nesta quinta-feira, 15, Ednaldo foi afastado novamente, depois de, entre outras, suspeitas de falsificação de assinatura de acordo que havia encerrado a briga jurídica pela presidência da entidade.

O acordo entre CBF e IDP foi assinado em agosto de 2023, e, naquele ano, segundo a revista Piauí, as receitas da CBF Academy, onde atua o IDP, foram de R$ 9,2 milhões, com 80% do valor voltado para o instituto, conforme combinado em contrato.

Leia mais: “Outro 7 a 1”, artigo de Augusto Nunes e Eugenio Goussinsky, publicado na Edição 269 da Revista Oeste”

Tal situação, aliada às acusações de desmandos e gastos extravagantes da entidade, levaram deputados a planejarem uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara Federal. O deputado Coronel Meira (PL-PE) protocolou o pedido no dia 14 de abril e tem apoio de um grupo formado, entre outros, pelo deputado Sargento Gonçalves (PL-PB).

“O que se sabe publicamente é que o Instituto IDP, do qual Gilmar Mendes é sócio, firmou parceria com a CBF para gerir a CBF Academy, numa operação milionária”, afirma o Sargento Gonçalves a Oeste.

“A relação é comercial e direta. E o mais grave: essa parceria foi mantida sem que o ministro se declarasse suspeito no processo que envolvia diretamente a presidência da entidade. Isso afronta o princípio da moralidade e da imparcialidade judicial.”



Leia a materia original do artigo

Post Anterior“O capitalismo perfeito vai ser comunista” Noticias No BR
Próximo Post O que Leão XIV pensa sobre importantes questões atuais Noticias No BR
Eugenio Goussinsky

Veja outras matérias!

Moraes adverte advogado durante julgamento histórico no STF

Moraes adverte advogado durante julgamento histórico no STF

Damares critica ausência do Brasil na celebração da paz em Gaza

Damares critica ausência do Brasil na celebração da paz em Gaza

Lula inicia escolha do sucessor de Barroso no STF, diz Randolfe

Lula inicia escolha do sucessor de Barroso no STF, diz Randolfe

Prerrogativas apoia Jorge Messias para o STF: espírito público em destaque

Prerrogativas apoia Jorge Messias para o STF: espírito público em destaque

Flávio Bolsonaro afirma que anistia ampla tem apoio no Congresso

Flávio Bolsonaro afirma que anistia ampla tem apoio no Congresso

Políticos brasileiros celebram 80 anos do Partido Comunista norte-coreano

Políticos brasileiros celebram 80 anos do Partido Comunista norte-coreano

Juiz afirma que homens brancos não são grupo vulnerável juridicamente

Juiz afirma que homens brancos não são grupo vulnerável juridicamente

Gilmar Mendes defende plano de Lula para reforma da segurança

Gilmar Mendes defende plano de Lula para reforma da segurança

Malafaia denuncia tentativa de silenciar conservadores no Brasil

Malafaia denuncia tentativa de silenciar conservadores no Brasil

EM DESTAQUE
Ícone de Busca

Uma estudo cuidadosa da verdadeira minuta do golpe

26 de novembro de 2024

Carretas de Mamografia e Empreendedorismo do SP por Todas chegam a Andradina

27 de janeiro de 2025
Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, está preso sob acusação de ter viajado para os EUA

resguardo se manifesta depois de indiciamento

21 de novembro de 2024
Ícone de Busca

Direita se anima com impacto político da novidade era Trump no mundo

9 de janeiro de 2025
Secretário do Rio ofende bolsonaristas e apaga posts

Secretário do Rio ofende bolsonaristas e apaga posts

8 de setembro de 2025
NOVIDADES
São Paulo prende 57 por venda ilegal de bebidas adulteradas

São Paulo prende 57 por venda ilegal de bebidas adulteradas

15 de outubro de 2025
Moraes adverte advogado durante julgamento histórico no STF

Moraes adverte advogado durante julgamento histórico no STF

14 de outubro de 2025
Governo dos EUA usou vulnerabilidade em carteiras para realizar maior confisco de Bitcoin da história

Governo dos EUA usou vulnerabilidade em carteiras para realizar maior confisco de Bitcoin da história Noticias No BR

14 de outubro de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.