O trágico acidente de avião ocorrido na noite deste sábado, 28, na Coreia do Suldeixou 179 mortos. Unicamente duas pessoas sobreviveram, ambas comissários de bordo. Entre eles, um varão de 33 anos compartilhou um relato impactante sobre o momento em que recobrou a consciência.
“Quando acordei, já tinha sido resgatado”, declarou o comissário aos médicos no hospital onde está internado, segundo a filial de notícias sul-coreana Yonhap.
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O diretor da unidade de saúde, Ju Woong, revelou que não perguntou detalhes sobre o acidente para não comprometer a recuperação emocional do paciente. Atualmente, o varão está em terapia intensiva por motivo das múltiplas fraturas e recebe cuidados especiais para prevenir sequelas.
A outra sobrevivente, uma comissária de bordo de 25 anos, está em quesito seguro no Meio Médico Asan, em Seul. Ela sofreu ferimentos no tornozelo e na cabeça, mas seu estado não é considerado grave.
As autoridades sul-coreanas começaram investigações para esclarecer as causas do acidente. Familiares das vítimas já foram informados e o governo declarou luto solene. Equipes de escora psicológico foram mobilizadas para prestar suporte emocional.
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Veja o que se sabe sobre o acidente com o avião na Coreia do Sul
O que houve?
Neste domingo por volta das 9h da manhã, o Boeing 737-800 da Jeju Air, vindo de Bangkok, na Tailândia, fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Muan, sem utilizar o trem de pouso.
Imagens do incidente mostram o avião avançando rapidamente pela pista e atingindo um muro de alvenaria no final, gerando uma grande explosão. Testemunhas relataram que essa foi a segunda tentativa de pouso da aeroplano. Ela tocou o solo em subida velocidade, longe do início da pista.
Qual é o número de mortos?
Entre as 181 pessoas a bordo (seis eram tripulantes), 179 perderam a vida. Inicialmente, os socorristas haviam confirmado a morte de muro de 20 passageiros, mas o número aumento rapidamente. No domingo, foi confirmado pelos bombeiros que exclusivamente duas pessoas sobreviveram ao acidente.
Quais as causas do acidente?
Ainda não há uma explicação definitiva para o sinistro. As investigações sobre as caixas-pretas, recuperadas no domingo, podem levar meses. Autoridades sul-coreanas analisam a possibilidade de que a aeroplano tenha colidido com pássaros durante a aproximação do aeroporto.
A torre de controle emitiu um alerta para uma revoada de pássaros dois minutos antes de o piloto declarar emergência e seis minutos antes da explosão. Outrossim, um passageiro enviou uma mensagem a um familiar na qual disse que havia visto um pássaro recluso na asa do avião.
O que afirmam os especialistas?
Muitos especialistas em segurança aérea questionam essa teoria, acrescenta a Folha. Eles argumentam que um choque com pássaros não seria suficiente para impedir o uso do trem de pouso.
Para eles, mesmo que uma ave tivesse sido sugada pela turbina, o motor não falharia de repentino e os pilotos, em tese, teriam tempo para realizar manobras, porquê voar em círculos, para reduzir combustível e minimizar o risco de uma explosão.
O avião, no entanto, pousou sem o trem de pouso, e a aeroplano não perdeu velocidade durante a aterrissagem, avançando rapidamente em direção ao muro de alvenaria. Também há questionamentos sobre a falta de medidas de segurança na pista, porquê a carência de espuma para retardar a aeroplano e a lentidão na chegada dos socorristas.
Qual foi a reação das autoridades?
O governo da Coreia do Sulenfrentando uma crise política, declarou luto solene de sete dias. O CEO da Jeju Air, Kim E-bae, emitiu um breve expedido em que pede desculpas às famílias das vítimas e afirma que a empresa está voltada ao escora a elas neste momento.
O Ministério dos Transportes e Infraestrutura, por sua vez, não fez pronunciamento sobre a motivo do acidente. Descartou que o comprimento da pista, de 2,5 quilômetros, tenha sido um fator determinante para o sinistro.
Qual a marca e o padrão da aeroplano?
O avião que explodiu era um Boeing 737-800, uma das versões mais utilizadas da risca 737 da operário norte-americana. O O jornal New York Times informa que esse padrão representa muro de 15% da frota global de aviões comerciais, com aproximadamente 4.4 milénio unidades em operação.
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Lançado em 1994, o 737-800 tem capacidade para até 186 passageiros. Também pode ser ajustado para transporte de trouxa. A Boeing afirmou que colabora com as autoridades sul-coreanas para desenredar as causas do acidente.
Leste é o pior acidente distraído na Coreia do Sul?
Sim, leste é o acidente distraído mais mortal da história da Coreia do Sul, dentro do país. E é o pior, envolvendo linhas aéreas sul-coreanas, desde 1997, quando um voo da Korean Air caiu perto do aeroporto de Guam, na Micronésia, matando 228 dos 254 passageiros.
O pior acidente na história da aviação sul-coreana ocorreu em 1983, quando um avião da Korean Airlines foi derrubado por caças soviéticos posteriormente entrar no espaço distraído da União Soviética, matando todos os 269 passageiros a bordo.
Inicialmente, os soviéticos negaram a autoria, mas, depois, admitiram que derrubaram o avião por não terem recebido retorno de mensagens pelo rádio. Constatou-se depois, em investigação, que o rádio do voo apresentou falhas.
Leste incidente se tornou um dos momentos mais tensos da Guerra Fria. Entre os mortos, estava um membro da Câmara dos Representantes dos EUA, Larry McDonald, que ia à Coreia do Sul para um evento.
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