notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Vieira contradiz Lula sobre convite chinês para regulação de redes sociais
  • “Sejam bem-vindos ao Grande Circo STF!” Noticias No BR
  • o que há de errado no novo Plano Nacional de Educação? Noticias No BR
  • Harvard e a controversa política de diversidade racial em contratações
  • Haddad anuncia novas medidas fiscais após reunião com Lula
  • Simone Tebet e o ministério de Lula: negou interesse em 2022, hoje ministra
  • Haddad critica extrema-direita e projeta vitória do PT em 2026
  • 10 pontos sobre o decreto que proíbe Direito e Medicina EAD Noticias No BR
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Artigo - Produção de tecnologia sem espalhamento, não gera mercê

Produção de tecnologia sem espalhamento, não gera mercê

Escrito por Daiane F. Ola5 de novembro de 2024Updated:16 de novembro de 2024Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Produção de tecnologia sem difusão, não gera benefício
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

A espalhamento da tecnologia gerada nos centros de pesquisa é fundamental para o desenvolvimento econômico e social de qualquer sociedade, e consequentemente, das nações. Através da transferência de conhecimento, o progresso científico sai das esferas acadêmicas e alcança diretamente a população, trazendo benefícios tangíveis que melhoram a qualidade de vida e impulsionam setores uma vez que saúde, cultura, pujança e ensino.

Não é incomum nos depararmos com diversos conteúdos de produção científica e acadêmica subutilizados, ou perdidos em gavetas, armários e HDs. Devemos incentivar cada vez mais o movimento de espalhamento das tecnologias geradas nos centros de pesquisas, laboratórios e centros acadêmicos, pois ainda existe muita introspecção no envolvente de produção de teor acadêmico-científico, no sentido de ser baixa a espalhamento dos métodos e resultados. Ainda, quando realizada, na maioria das vezes ocorre de forma ineficaz, não abrangendo a segmento da população que mais deveria se beneficiar com os resultados alcançados com o melhoramento contínuo de métodos e meios.

A preço dessa espalhamento pode ser observada em diversas áreas. No campo da saúde, por exemplo, inovações tecnológicas resultantes de pesquisas avançadas são essenciais para o desenvolvimento de novos medicamentos, tratamentos e vacinas. O entrada a essas inovações permite diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes, prolongando a vida e melhorando o bem-estar da população.

Na cultura, abrangendo toda a extensa enxovia do agronegócio, a transferência de tecnologias geradas em centros de pesquisa tem sido determinante para aumentar a produtividade e a sustentabilidade. Ferramentas uma vez que sensores de solo, drones para monitoramento de plantações, técnicas avançadas de rega, cultivo protegido, Integração Lavoura, Pasto e Floresta (ILPF), são alguns exemplos de uma vez que a ciência pode ser aplicada para maximizar a produção agrícola, minimizando o uso de recursos naturais e o impacto no meio envolvente. Outrossim, essas inovações podem ser fundamentais para combater os efeitos das mudanças climáticas e asseverar a segurança cevar.

No setor energético, a disseminação de tecnologias voltadas para energias limpas, uma vez que a solar, a eólica, e a pujança nuclear, ajuda a reduzir a submissão de combustíveis fósseis e promove a sustentabilidade. A pesquisa em novas formas de armazenamento de pujança, uma vez que baterias de longa duração, também tem potencial para transformar a infraestrutura energética global, com reflexos diretos e indiretos na economia e no meio envolvente.

pube

Entretanto, o sucesso dessa espalhamento tecnológica depende de uma rede de colaboração eficiente entre governos, universidades, centros de pesquisa e o setor privado. É necessário que as inovações saiam do envolvente restrito dos laboratórios e sejam transformadas em soluções práticas e acessíveis à população. Políticas públicas eficientes de incentivo à inovação e mecanismos de financiamento, são ferramentas essenciais para promover essa integração. Neste sentimento, surge uma novidade no Rio de Janeiro, o PITec Agro.

O Rio de Janeiro uma vez que “hub” de tecnologia no Agronegócio

O PITec Agro, é um “hub” de espalhamento de tecnologia liderado pela Embrapa, por meio da Embrapa Solos, que contou com recursos da FAPERJ para o seu planejamento. Visa produzir e reunir conhecimento contínuo, para difundir e impulsionar a inovação tecnológica no setor agropecuário do Rio de Janeiro. Com sede física e uma plataforma online em desenvolvimento, o projeto conecta pesquisadores, empresas, “startups”, investidores, agricultores e pecuaristas, buscando soluções inovadoras para as demandas produtivas.

Coordenado pela Embrapa Solos, com pedestal de diversas instituições e órgãos públicos, o projeto integra esforços para revolucionar o setor agropecuário fluminense. Recentemente ganhou musculatura com a ingressão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Negócio e Serviços – SEDEICS e da Secretaria de Estado de Cultura, Pecuária, Pesca e Provimento do RJ – SEAPPA, através de um convenção de cooperação técnica e a geração de um grupo de trabalho multidisciplinar.

A iniciativa da formalização do Grupo de Trabalho – GT em uma reunião promovida pela SEDEICS e SEAPPA no Palácio Guanabara no dia 13 de setembro, envolveu “startups”, profissionais diversos da enxovia do agronegócio, representantes do Ministério da cultura e Pecuária, da EMBRAPA, de Secretarias Municipais de Cultura, representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan, Universidade Federalista Rústico do Rio de Janeiro – UFRRJ,  todos envolvidos na troca de experiência e o fortalecimento do Polo de Inovação Tecnológica no Rio de Janeiro, em perpetuidade à estratégia pátrio do Ministério da Cultura para gerar polos tecnológicos pelo Brasil, em parceria com outros ministérios.

O projeto procura facilitar o entrada das empresas e produtores a tecnologias e inovações, conectando necessidades do campo com soluções científicas. A plataforma tecnológica do PITec visa promover práticas sustentáveis, otimizando processos produtivos, reduzindo desperdícios e minimizando impactos ambientais. A transferência de tecnologia é fundamental, levando inovações diretamente aos produtores e empresas da enxovia do agronegócio, fomentando uma agropecuária mais eficiente e sustentável.

Divulgação e Capacitação

Além da espalhamento das tecnologias geradas, a capacitação da força de trabalho para operar e aprimorar as tecnologias transferidas é imprescindível. A formação de profissionais qualificados é um pilar importante para que as inovações não unicamente cheguem à sociedade, mas sejam muito implementadas e gerem o impacto desejado. As políticas públicas de capacitação profissional no envolvente do agronegócio, vem crescendo nos últimos anos.

A espalhamento da tecnologia é, portanto, um vetor importante de desenvolvimento e aumento dos níveis de qualidade de vida e melhoria social. Quando conduzida de forma estratégica e integrada, tem o poder de reduzir desigualdades, promover o prolongamento econômico sustentável e gerar sociedades mais justas e resilientes. O papel dos centros de pesquisa vai muito além da geração do conhecimento, são potenciais vetores de transformação de vidas e, consequentemente, alavancam nações.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

 

 

Por:

Felipe Oceânico Masid, Perito em Gestão e Estratégias em Agronegócios pela UFRRJ. Gestor de Empresas, Gestor Público e Mestrando em Controladoria e Gestão Pública.





Leia a materia original do artigo

Post AnteriorPendle deve atingir US$ 5,36 em 9 de novembro de 2024
Próximo Post Previsão de preço da moeda Mog – Preço MOG estimado para atingir $ 0,000002 em 10 de novembro de 2024
Daiane F. Ola

Veja outras matérias!

Alta do café: entre a crise climática e decisões governamentais

Alta do café: entre a crise climática e decisões governamentais Noticias No BR

 Limão, laranja, tangerina, feno e fumo?

 Limão, laranja, tangerina, feno e fumo?

créditos da imagem google fotos.

Trump atinge ‘Grand Chelem’ político com controle absoluto no cenário americano

A Lei Europeia de Desmatamento e os cafés do Brasil

A Lei Europeia de Desmatamento e os cafés do Brasil

EM DESTAQUE
ChatGPT Image 21 de abr. de 2025 02 29 12

Tegma (TGMA3) na Bolsa de Valores: A força da logística automotiva brasileira

21 de abril de 2025
Como a China utiliza a IA para censurar

Como a China utiliza a IA para censurar

18 de maio de 2025
Como comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

Porquê comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

28 de novembro de 2024
Constituição de 1934: Pilares Históricos

Constituição de 1934: Pilares Históricos

7 de março de 2025
Ícone Notícias

Quanto vai custar o pedágio na BR-277 no oeste do Paraná

20 de dezembro de 2024
NOVIDADES
Vieira contradiz Lula sobre convite chinês para regulação de redes sociais

Vieira contradiz Lula sobre convite chinês para regulação de redes sociais

20 de maio de 2025
Ícone de Busca

“Sejam bem-vindos ao Grande Circo STF!” Noticias No BR

20 de maio de 2025
Ícone de Busca

o que há de errado no novo Plano Nacional de Educação? Noticias No BR

20 de maio de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.