Equipamento oferecerá atendimento psicossocial a crianças, jovens, adultos, idosos e seus familiares, promovendo inclusão e suporte integral
A Prefeitura de São Paulo assina nesta quinta-feira (23), às 15h, o contrato de gerenciamento do 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA) com a com a Organização da Sociedade Civil (OSC) vencedora do Edital de Chamamento Público. A cerimônia acontecerá na sede da administração municipal, localizada no Viaduto do Chá, nº15 – Centro.
O espaço ficará sob a gestão do Instituto Lar Mãe Divino Amor, conhecido como LEMDA e fundado sob a inspiração de Dom Luciano Mendes de Almeida, então Bispo da região Belém da Arquidiocese de São Paulo, e assumida por um grupo de casais da comunidade da Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, localizada no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo.
Sua trajetória iniciou com o acolhimento de oito meninas com deficiência intelectual em situação de vulnerabilidade e abandono familiar. Foi erguido um complexo voltado para o atendimento integral dos assistidos. Atualmente, esse local abriga estruturas nas áreas de assistência social, educação e saúde, por meio de uma clínica multidisciplinar.
O Instituto, que atua há 41 anos, é especializado em atender crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de oferecer apoio às famílias.
Sobre o Centro TEA
O 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, que será pioneiro na América Latina, estará em um local de 5.000 m² e atenderá crianças, jovens, adultos e idosos, além de seus familiares. A faixa etária inicial para receber a assistência do espaço será a de 6 (seis) anos, sendo que priorizará os três últimos grupos em reconhecimento à menor atenção que muitas vezes recebem — e buscando lhes proporcionar um acompanhamento digno ao longo de suas vidas.
Fundamentado em 5 eixos estratégicos — Cultura, Esportes, Formação, Trabalho e Empreendedorismo, Bem-Estar e Autonomia — o Centro TEA também se expandirá em outras regiões. As zonas Sul, Leste e Oeste também receberão o equipamento futuramente.
Serviço
Assinatura do Contrato de Gerenciamento do 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (Centro TEA)
Data: 23 de janeiro
Hora: 15h
Local: Edifício Matarazzo
Endereço: Viaduto do Chá, 15 – Centro
Contatos: Erika Oliveira, 11 98365-3360 e Isabella Oliveira, 21 97106-1994