A Starlink, empresa que visa levar internet alcançável para todo o mundo por meio de equipamentos especializados de satélite, não está atualmente disponível em nenhuma bolsa de valores. Starlink é uma ramificação da SpaceX, que também é uma entidade privada.
Elon Musk, fundador da SpaceX e Starlink, afirmou que um IPO da Starlink acontecerá no horizonte, mal o fluxo de caixa da empresa se tornar mais previsível. Até logo, os investidores podem obter exposição indireta de investimento à Starlink através de um número restringido de produtos de investimento ou investir em empresas de comunicações por satélite que já são negociadas publicamente.
Principais destaques:
Confira:
- A Starlink é atualmente uma subsidiária da SpaceX, que é uma empresa privada.
- Atualmente não é verosímil para investidores de varejo comprar ações da Starlink.
- Embora Elon Musk tenha sugerido fortemente que a Starlink planeja transfixar o capital no horizonte, a data do IPO da Starlink é atualmente desconhecida.
Sobre StarLink
A Starlink foi oficialmente formada em 2015 uma vez que um desdobramento da SpaceX, uma empresa fundada por Elon Musk em 2002 e oficialmente conhecida uma vez que Space Exploration Technologies Corporation. Starlink surgiu uma vez que uma escolha aos serviços de Internet baseados em cabo, com Musk e o parceiro de negócios Greg Wyler explorando a possibilidade de conectividade via satélite uma vez que uma escolha mais indelével.
Os primeiros satélites Starlink foram lançados em 2019. Esses satélites podem fornecer uma conexão rápida à Internet para pessoas em qualquer lugar do mundo, desde que adquiram um receptor Starlink. Um dos principais pontos de venda da Internet Starlink é que ela reduz a urgência de investimento em roteamento de cabos e infraestrutura de torres de celular, o que pode ajudar a tornar o entrada à Internet mais alcançável nos países em desenvolvimento e também reduzir os custos de manutenção nas economias desenvolvidas.
Receptor auto-orientado da Starlink, via Starlink
A capacidade do Starlink de fornecer entrada à Internet na pouquidade de infraestrutura estabelecida veio à tona durante os estágios iniciais da guerra Rússia-Ucrânia em 2022. Os militares russos destruíram torres de celular e cabos de ligamento ótica na Ucrânia, e o Starlink foi logo usado para restaurar a Internet entrada ao país. Desde logo, o governo chinês ameaçou retirar os satélites Starlink da trajectória baixa, citando as suas aplicações militares uma vez que motivo de preocupação.
O governo chinês também reclamou às Nações Unidas depois que os satélites Starlink quase atingiram a Estação Espacial Chinesa em trajectória baixa. O governo reclamou que a Starlink estava superlotando o espaço restringido em trajectória baixa e divulgou um whitepaper pedindo a devastação dos satélites Starlink.
Apesar de várias disputas de basta nível, a Starlink continua a lançar novos satélites em trajectória baixa, numa tentativa de fornecer cobertura de Internet para a maior segmento da superfície terrestre. O objetivo principal do Starlink é estabelecer um serviço de Internet de insignificante dispêndio e subida velocidade para pessoas em todo o mundo. Em novembro de 2024, havia 6.764 satélites Starlink em trajectória.
Porquê investir no Starlink?
O Starlink não está atualmente disponível no mercado de ações, nem sua controladora SpaceX. Do jeito que as coisas estão, o melhor método para obter exposição de investimento na Starlink é lucrar exposição na SpaceX, o que pode ser feito investindo em dois trustes oferecidos por Baillie Gifford.
O Scottish Mortgage Investment Trust de Baillie Gifford contém uma exposição de 0,8% à SpaceX e está disponível na Bolsa de Valores de Londres sob o símbolo SMT. O segundo trust relevante é o US Growth Trust, que também está disponível na Bolsa de Valores de Londres sob o símbolo USA.
Se você está interessado em investir na Starlink, pode estar interessado em empresas de Internet via satélite que já negociam publicamente. aqui estão cinco empresas de internet via satélite e comunicações via satélite a serem consideradas:
Haverá um IPO da Starlink?
Embora pareça provável que haverá um IPO da Starlink em qualquer momento no horizonte, o cronograma exato ainda não é publicado. Em 2021, Elon Musk afirmou que a Starlink planeja realizar um IPO mal atingir um ponto em que possa “prever o fluxo de caixa razoavelmente bem”. Segundo Musk, transfixar o capital antes de chegar a esse estágio seria “muito doloroso” para a empresa.
Mal pudermos prever o fluxo de caixa razoavelmente muito, a Starlink fará um IPO
https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f-Elon Musk (@elonmusk) 9 de fevereiro de 2021
Em 2022, relatórios citaram Elon Musk dizendo que o Starlink não abriria o capital até 2025 ou mais tarde. Oferecido que estamos agora em 2025 e não há muitas informações concretas sobre um potencial IPO da Starlink, não esperamos que a empresa abra o capital leste ano.
Perguntas frequentes sobre uma vez que investir no Starlink
A Starlink está na bolsa de valores?
O Starlink não está atualmente disponível no mercado de ações, mas os investidores podem obter exposição indireta por meio da SpaceX. Baillie Gifford é acionista da SpaceX e oferece dois trustes que contêm exposição da SpaceX na Bolsa de Valores de Londres.
Porquê resultado, os investidores podem obter exposição indireta à SpaceX investindo nestes trusts e, uma vez que a Starlink é uma subsidiária da SpaceX, isso também proporcionaria exposição à Starlink.
Quem é o possessor do Starlink agora?
Starlink é propriedade da Space Exploration Technologies Corporation (SpaceX). Elon Musk, o fundador da SpaceX, possui uma participação de 43,61% na empresa com outros acionistas, incluindo Google, Fidelity e Baillie Gifford.
Você pode investir em ações da Starlink?
No momento, não é verosímil investir diretamente em ações da Starlink. No entanto, Musk revelou que a SpaceX planeja lançar um IPO Starlink no horizonte.
Quando é a data do IPO da Starlink?
A data do IPO da Starlink é atualmente desconhecida.
Resumindo: Starlink não é uma empresa de capital franco, mas há planos para uma data de IPO nos próximos anos
Do jeito que as coisas estão, a única maneira de obter exposição de investimento à Starlink é obter exposição indireta à sua empresa-mãe, a SpaceX, que também é de propriedade privada.
Existem várias empresas que possuem ações na SpaceX disponíveis nas bolsas de valores, incluindo o Google (NYSE:GOOGL) e dois trustes Baillie Gifford: o Scottish Mortgage Investment Trust (LSE:SMT) e o US Growth Trust (LSE:USA).
Você pode aprender mais sobre uma vez que investir em empresas privadas de sucesso consultando nossos artigos sobre: