notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Bybit anuncia premiação recorde de 10 milhões de USDT no WSOT 2025 Noticias No BR
  • “Pump.fun brasileira” permite criar tokens em segundos e aceita PIX Noticias No BR
  • Streamer faz criptomoeda cair 99% após “clicar em botão errado” e é acusado de golpe Noticias No BR
  • Maior evento de Bitcoin do Brasil começa venda de ingressos e promete reunir os maiores nomes do mundo Noticias No BR
  • El Salvador divide bitcoin em 14 endereços para se proteger de ameaça quântica Noticias No BR
  • Descubra Como Chegar a Caraíva com Conforto e Segurança
  • Derivativos de ativos virtuais: por que o Brasil precisa enfrentar esse debate regulatório Noticias No BR
  • Bitcoin em perigo: como um investidor perdeu US $ 91 milhões e como proteger seus ativos de golpes Noticias No BR
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Pragmatismo de Bolsonaro coloca grupos da direita em conflito

Pragmatismo de Bolsonaro coloca grupos da direita em conflito

Escrito por Leonardo Desideri30 de janeiro de 2025Tempo de Leitura 7 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Pragmatismo de Bolsonaro coloca grupos da direita em conflito
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

A atitude pragmática do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em declarações recentes tem colocado grupos da direita em conflito nas redes sociais. O posicionamento de Bolsonaro em relação às candidaturas para as presidências do Senado e da Câmara é o principal motor recente da discórdia.

O apoio do ex-presidente a duas figuras do Centrão – Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), no Senado, e Hugo Motta (Republicanos-PB), na Câmara – incomoda alguns de seus aliados e apoiadores mais antigos; para outros, essa escolha é vista como estratégia política indispensável ao contexto atual.

A polêmica se intensificou depois que figuras da direita decidiram confrontar o Centrão e lançar suas candidaturas às presidências das Casas. No Senado, Eduardo Girão (Novo-CE) e o Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) resolveram entrar na disputa, enquanto na Câmara o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) se candidatou.

Na semana passada, Bolsonaro criticou Pontes abertamente, acusando-o de ingratidão. “É esse o meu pagamento? Se não conseguimos ganhar com o Rogério Marinho (PL-RN) (candidato nas eleições anteriores), que é um baita de um articulador, não vai ser com você agora. Pega mal para todos nós, né? ‘Blá, blá, blá, o Bolsonaro, não sei o que lá’. Pelo amor de Deus, homem, é a realidade. Boa sorte a você, mas isso não é um trabalho de equipe”, disse.

Girão e Van Hattem não chegaram a ser criticados por Bolsonaro, mas têm sido acusados de traição por alguns influenciadores de direita nas redes sociais por não terem aceitado entrar no acordo pela eleição de Alcolumbre e Motta; ao mesmo tempo, alguns direitistas os elogiam por não ceder à visão pragmática.

“Essa história de pragmatismo sempre foi um grande equívoco”, disse Girão em um vídeo recente. “Não é colaborando e fazendo acordos com o sistema – na verdade, o regime Lula-STF – que nós vamos derrubar este aparelhamento que aconteceu no Estado brasileiro.”

A disputa no Congresso é só uma das situações que têm motivado a rivalidade interna na direita. Nas eleições de 2024, em algumas prefeituras, Bolsonaro preteriu candidatos direitistas por convicção, pensando em facilitar acordos com o Centrão, como no caso de São Paulo, em que a candidatura do deputado federal Ricardo Salles (PL-SP) foi descartada após um acordo do PL com o MDB do atual prefeito Ricardo Nunes. Quando alguns direitistas – entre eles, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) – resolveram, meses depois, apoiar Pablo Marçal (PRTB), os que defendem a necessidade de pragmatismo reagiram acusando-os de traição.

Mais recentemente, Nikolas voltou a ser criticado pela ala pragmática por não se manifestar a favor da composição com o Centrão.

No dia 22, o deputado fez uma postagem no X sinalizando apoio à PEC de Eros Biondini (PL-MG) para reduzir a idade mínima para concorrer ao Senado e à Presidência da República de 35 para 30 anos. Em resposta a esse tuíte, o jornalista Kim Paim – que, entre os influenciadores de direita com mais seguidores, tem sido o principal defensor do pragmatismo de Bolsonaro – fez uma crítica implícita ao silêncio de Nikolas, dizendo que o deputado só chegou à Presidência da Comissão de Educação por causa da composição com o Centrão.

“Nikolas, os políticos do PL estão apanhando porque muitas pessoas não entendem como funcionam as eleições legislativas e os impactos delas. Elas não entendem que você só presidiu a comissão de Educação porque o PL apoiou o (Arthur) Lira (presidente da Câmara). Seria muito bacana você ajudar a explicar o tema pro povo”, falou Kim. Nikolas respondeu no dia seguinte com um emoji de biscoito. Na linguagem das redes, isso é um jeito de dizer que alguém está tentando chamar a atenção.

Ricardo Salles entrou na briga e respondeu a Kim: “Explica também que foi justamente o Lira, apoiado pelo PL, que matou o projeto de anistia aos presos do 8 de janeiro, ao remetê-lo a uma suposta e nunca criada comissão especial. Esse seu pragmatismo de conveniência não se sustenta para quem conhece a realidade de verdade. Talvez engane alguns incautos e desinformados, mas não resiste aos fatos”.

Na segunda-feira (27), uma postagem do ex-deputado Deltan Dallagnol apoiando Marcel van Hattem para a Presidência da Câmara e apontando o isentismo de Hugo Motta em pautas essenciais à direita recebeu milhares de curtidas, mas também foi intensamente criticada pelo grupo dos pragmáticos.

Entre os críticos estava Kim Paim, que xingou Dallagnol e disse (sic): “Não existe NENHUMA chance do teu candidato ter 257 votos. Como tu consegue ser tão manipulador assim? Por que você quer tirar as 4 comissões do PL? Por que você quer entregar tudo pro PT e pro Centrão? Tuas cadelinhas estão aí, mas também tem gente pra te expor”. Dallagnol respondeu com um emoji de biscoito.

Apoiadores pragmáticos de Bolsonaro são acusados de fisiologismo por rivais, que ganham apelido de “intergalácticos”

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Acusados de fisiológicos, os pragmáticos chamam seus rivais internos da direita de “intergalácticos”. Em novembro do ano passado, Ernesto Araújo, ex-ministro das Relações Exteriores, fez um vídeo de duas horas sobre o embate entre os dois grupos.

Araújo comparou a divisão da direita à luta entre Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker na série de filmes Guerra nas Estrelas: Anakin, mesmo com justificativas que poderiam parecer razoáveis, acaba cedendo à tentação de aliar-se ao lado sombrio da força, dando o passo para se tornar o vilão Darth Vader.

O ex-ministro lembra que, ao ser confrontado por Obi-Wan, Anakin minimiza a diferença entre o bem e o mal, afirmando que o segundo lado não é tão mau como seu mestre imagina. Diante da recusa de Obi-Wan em aceitar essa visão, Anakin decreta que qualquer um que não esteja ao seu lado é, automaticamente, seu inimigo.

Araújo relaciona esse momento de Guerra nas Estrelas com a direita brasileira atual: “É a mesma luta. Hoje está bastante claro de que lado está a liberdade e de que lado está a tirania”.

No vídeo, Araújo critica a adesão ao sistema por parte de algumas lideranças da direita, sem incluir Bolsonaro. Para ele, “o ex-presidente Bolsonaro não se tornou ainda, mas está em vias de se tornar aquilo que ele queria destruir”.

Já para o cientista político Ricardo Caldas, professor da Universidade de Brasília (UnB), o pragmatismo de Bolsonaro mostra sua maturidade política.

“A questão ideológica está ali, guardada. Você usa no momento que deve usar. Agora, talvez, não seja o momento. Por que o PT não lançou candidato próprio? Porque ele achou que era mais interessante fazer parte de um grupo do que concorrer sozinho e não ter acesso a nada. Por que um lado pode fazer isso e o outro não? Eu acho que isso é fruto de uma maturidade política”, afirma.

Caldas considera que não faria sentido, no atual contexto político brasileiro, Bolsonaro apoiar uma candidatura com pouca chance de vitória, como a de Marcel van Hattem, para a Câmara. “Para o Bolsonaro, abandonar um acordo e apoiar uma candidatura – no bom sentido, sem ofensa – tipo Dom Quixote, como a do Van Hattem, é uma coisa que já não o atrai tanto.”

O cientista político Paulo Kramer diz que Bolsonaro “viu a importância do pragmatismo” quando, dois anos atrás, o PL ficou sem cargos na mesa da Presidência do Senado. “Isso influenciou bastante o pensamento do Bolsonaro. Ele, na verdade, é um sujeito que, pela sua experiência na Câmara dos Deputados e depois na Presidência da República, viu a importância do pragmatismo”, afirma.

Para Kramer, as consequências do pragmatismo para a direita dependem muito do que for feito após as eleições no Congresso.

“Depende do uso que os seguidores do Bolsonaro na Câmara e no Senado pretendem fazer desse pragmatismo. Se eles quiserem jogar o jogo que sempre foi jogado, o chamado ‘pacto do me solta que eu te largo’, aí realmente a tendência é eles serem absorvidos pelo oportunismo do Centrão. Agora, se esses liderados do Bolsonaro, tanto na Câmara quanto no Senado, aproveitarem a visibilidade maior deles pelos cargos da mesa que vierem a conquistar, eles podem, sim, fazer a diferença. Por exemplo, clamando por anistia para os presos do 8 de janeiro, pela reforma dos regimentos internos da Câmara e do Senado – que hoje dão aos respectivos presidentes um poder desproporcional, sobretudo no que diz respeito a colocar em votação pedidos de impeachment – e também pelo impeachment, tanto do presidente Lula, que começa na Câmara, quanto dos ministros do Supremo, que é uma atribuição do Senado”, comenta.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorDeepSeek e a disputa da China contra os EUA
Próximo Post Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ
Leonardo Desideri

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 08 31 170141

Descubra Como Chegar a Caraíva com Conforto e Segurança

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

EM DESTAQUE
Análise do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

Estudo do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

7 de novembro de 2024
Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

19 de junho de 2025
Populismo: O Discurso que Conquista

Populismo: O Discurso que Conquista

3 de março de 2025
Tecnologias emergentes transformam politica

Tecnologias emergentes transformam política, economia e sociedade no Brasil

9 de agosto de 2025
Ícone Notícias

O que dizem as pesquisas sobre a instrução integral, foco do MEC

9 de novembro de 2024
NOVIDADES
Bybit anuncia premiação recorde de 10 milhões de USDT no WSOT 2025

Bybit anuncia premiação recorde de 10 milhões de USDT no WSOT 2025 Noticias No BR

5 de setembro de 2025
"Pump.fun brasileira" permite criar tokens em segundos e aceita PIX

“Pump.fun brasileira” permite criar tokens em segundos e aceita PIX Noticias No BR

4 de setembro de 2025
Streamer faz criptomoeda cair 99% após “clicar em botão errado” e é acusado de golpe

Streamer faz criptomoeda cair 99% após “clicar em botão errado” e é acusado de golpe Noticias No BR

3 de setembro de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.