A vice-presidente Kamala Harris gastou murado de US$ 1,5 bilhão em sua campanha presidencial, que durou somente 15 semanas por razão da desistência de Joe Biden na disputa. O levantamento é do jornal norte-americano O jornal New York Timesque a apoiou na eleição.
Mesmo com seus gastos astronômicos, Harris se tornou a primeira candidata presidencial democrata a perder o voto popular pátrio em duas décadas, inclusive em todos os Estados-pêndulo.
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Sua campanha pagou por uma enxurrada de anúncios publicitários, influenciadores das redes sociais, campanhas de porta em porta, milhares de funcionários, comícios caros, um evento com a apresentadora Oprah Winfrey, shows com celebridades e até apresentações com drones. Em média, foram gastos murado de US$ 100 milhões a cada semana.
Os gastos causaram discussões entre os próprios democratas, que debatem se os eventos impulsionados por celebridades, uma vez que Lady Gaga e Beyoncé, foram mais extravagantes do que eficazes. Desde a guia, o comitê de Kamala tem pressionado seus apoiadores por mais doações, o que despertou dúvidas sobre dívidas eleitorais.
O maior gasto durante a campanha foi com publicidade. Entre 21 de julho e 16 de outubro, registros financeiros mostram que a democrata gastou US$ 494 milhões na produção e compra de mídia, categoria que inclui tanto anúncios de televisão quanto digitais. O totalidade gasto até o dia da eleição se aproxima de US$ 600 milhões.
Os anúncios foram somente uma segmento de uma campanha que tinha verba suficiente para gastar em praticamente tudo. Registros mostram que US$ 2,5 milhões foram direcionados a três agências digitais que trabalham somente com influenciadores on-line.
A campanha gastou murado de US$ 900 milénio para reservar publicidade no exterior da esfera de estádioem Las Vegas, na última semana da eleição. Houve também shows de drones no firmamento antes do debate na Filadélfia, em setembro, e em um jogo do time de futebol americano Pittsburgh Steelers, em outubro.
Campanha de Kamala Harris contratou produtora de Oprah
Um pagamento específico de Harris atraiu atenção: US$ 1 milhão pagos à produtora de Oprah WinfreyHarpo Productions. Em uma postagem no Instagram, Winfrey explicou que o verba foi usado para montar um evento em Detroit com iluminação, câmeras, microfones, equipe e até cadeiras.
“Não recebi nenhuma taxa pessoal”, escreveu Oprah, que justificou que “as pessoas que trabalharam precisavam ser pagas, e foram”. O evento custou mais de US$ 2,5 milhões no totalidade, segundo duas fontes. Outras escolhas incluem comícios nos Estados decisivos com estrelas uma vez que Lady Gaga, Jon Bon Jovi e Katy Perry. O dispêndio dos comícios ultrapassou US$ 10 milhões.
As decisões de gastos da campanha foram documentadas em registros da Percentagem Eleitoral Federalista e em entrevistas realizadas pelo New York Times com 15 funcionários e aliados próximos da campanha de Harris.
Coletivamente, as campanhas de Biden e Kamala arrecadaram murado de US$ 2,15 bilhões. A fins de confrontação, Donald Trump e o Partido Republicano arrecadaram juntos murado de US$ 1,2 bilhão, disse uma das fontes do jornal.
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Bakari Sellers, coligado próximo de Harris e ex-legislador na Carolina do Sul, disse que a campanha “tinha tanto dinheiro que era difícil gastá-lo.”
Patrick Stauffer, diretor financeiro da campanha, disse que não havia dívidas pendentes ou contas atrasadas no dia da eleição e que “não haverá dívida” nos próximos registros do comitê pátrio do Partido Democrata.
Recentemente, o comitê demitiu centenas de funcionários — uma redução esperada com a guia. O partido tinha murado de 680 funcionários em outubro e reduziu murado de 70%, segundo duas pessoas familiarizadas com as demissões.
Embora tenha gastado US$ 12 milhões em pesquisas de opinião, os resultados sugerem que os custos foram muito altos para sofrear o declínio. Em postagem na rede social Twitter/X, Trump ironizou a equipe de Kamala sobre sua situação financeira: “Estamos à disposição para ajudá-los nesse momento difícil.”
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