notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral
  • Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque
  • Senador do PL diz que blockchain no BC pode prejudicar cartórios brasileiros: “tem fé pública” Noticias No BR
  • Suplente de Alcolumbre é alvo da PF por fraude no Amapá
  • MEC compra apenas livros de Português e Matemática para escolas públicas
  • Fux diverge e não referenda medidas a Bolsonaro no STF
  • Pior que não declarar é comprar Bitcoin com P2P dessa forma, alerta Ana Paula Rabello Noticias No BR
  • Inmet alerta para geada no Sul e Sudeste nesta terça-feira
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - PL da Anistia é prioridade para oposição em 2025

PL da Anistia é prioridade para oposição em 2025

Escrito por Vinícius Sales18 de dezembro de 2024Updated:18 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone de Busca
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Anunciado uma vez que novo líder da oposição para 2025, o deputado federalista Luciano Zucco (PL-RS) afirmou que a aprovação do PL da Anistia será uma das principais prioridades da oposição em 2025. Segundo ele, o projeto é fundamental para “restaurar o equilíbrio entre os poderes” e proteger as prerrogativas parlamentares, que, de congraçamento com o deputado, têm sido desrespeitadas por decisões do Supremo Tribunal Federalista (STF). Zucco substituirá o deputado Filipe Barros (PL-PR) na liderança da oposição na Câmara dos Deputados.

“Temos pautas importantes para o próximo ano, como o PL da Anistia. Queremos mostrar o legado do governo Bolsonaro, destacando conquistas na gestão econômica de Paulo Guedes, infraestrutura com {{aqui}} [de Freitas] e outros avanços significativos. Também pretendemos expor os problemas econômicos atuais, como a alta do dólar, da inflação e os escândalos em diversas pastas ministeriais do governo Lula”, afirmou o parlamentar.

Zucco também destacou que a oposição trabalhará de forma integrada em frentes legislativa, jurídica e de informação para fortalecer o combate a medidas que considera abusivas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A atuação será focada na fiscalização de gastos públicos e na exposição de problemas econômicos, uma vez que a subida do dólar e o aumento da inflação.

O parlamentar reafirmou o pedestal irrestrito à candidatura de Jair Bolsonaro, que está inelegível, para as eleições de 2026, descartando a possibilidade de um “plano B” no Partido Liberal (PL). Ele também apontou a urgência de fortalecer a bancada da direita no Senado para destravar pautas consideradas essenciais, uma vez que a redução da maioridade penal e o PL que equipara o monstruosidade em seguida 22 semanas ao violação de homicídio.

“Com mais de 41 senadores e 257 deputados, não seremos mais oposição, e sim situação”, afirmou Zucco ao tratar do pleito de 2026.

Confira a íntegra da entrevista inferior.

Quais as prioridades para a oposição no ano que vem?

Zucco: Temos uma vez que meta o PL da Anistia, que é muito importante, e também mostrar o legado do governo Bolsonaro. Precisamos evidenciar tudo que foi construído na gestão econômica com Paulo Guedes, as obras de infraestrutura com o Tarcísio [de Freitas] e outras áreas que tiveram grande desempenho. Hoje, o governo Lula se esconde detrás de uma cortinado de fumaça, falando de um golpe que nunca existiu, enquanto esconde os números absurdos da economia, uma vez que o dólar em subida, o preço da cesta básica, a inflação crescente e escândalos em várias pastas e ministérios.

Vamos atuar de forma responsável acionando os órgãos de fiscalização, uma vez que o TCU, a CGU e a PGR, para mostrar não exclusivamente abusos no uso do moeda público, mas também a ineficiência dos gastos do Estado. A oposição vai trabalhar com uma equipe jurídica, legislativa e de informação para ter um trabalho mais efetivo. Pretendemos também atuar fortemente nas comissões temáticas, com deputados alocados em pautas afins, que agreguem valor às nossas convicções.

Sabemos que a situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro não permite que ele seja candidato em 2026. O senhor defende que o partido tenha um “Plano B”?

Zucco: O candidato da direita do Brasil é Jair Messias Bolsonaro. Se o TSE não permitir, nós acreditamos que ainda assim conseguiremos viabilizar essa candidatura. Temos mais de um ano e meio até esse momento e, no término das contas, a última termo será do [ex-]presidente Bolsonaro. Se partir dele uma resposta dissemelhante, aí vamos obedecer, mas, no momento, não trabalhamos com outra opção.

Acredita que será provável qualquer progressão em relação à PEC da Anistia?

Zucco: Acreditamos que sim. A PEC da Anistia é uma prioridade para a oposição e será um tema presente em 2025. Ou por outra, é necessário buscar o estabilidade entre os poderes. Hoje, vemos uma clara interferência do Supremo Tribunal Federalista (STF) nas pautas legislativas, e pretendemos proceder também em propostas que garantam as prerrogativas dos parlamentares, uma vez que a resguardo do item 53 da Constituição [imunidade parlamentar].

A oposição teve vitórias consideráveis leste ano, uma vez que a derrubada de vetos de Lula ao projeto das “saidinhas” e a aprovação de propostas na superfície de segurança. Por outro lado, na taxa dos costumes, uma vez que o PL 1904/24, que equipara o monstruosidade supra de 22 semanas ao homicídio, a oposição enfrenta resistências. O que pode ser feito no ano que vem?

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Zucco: Pretendemos continuar rodando o Brasil com o [ex-]presidente Bolsonaro e a [ex-]primeira-dama Michelle, levando as pautas da direita para todos os estados. Tivemos um papel importante em 2024, elegendo candidatos do PL e de outros partidos de direita, uma vez que Progressistas, PSD e Republicanos.

Precisamos também fortalecer nossa atuação no Senado, pois muitas vitórias que conseguimos na Câmara acabam sendo paradas lá. Um exemplo é o PL 1834, que trata do Agro Gaúcho. Foi sancionado na Câmara, mas está parado no Senado até hoje. A solução virá com as eleições de 2026, quando pretendemos escolher uma maioria no Senado e na Câmara para que a direita deixe de ser oposição.

Sabemos que houve um desconforto no PL em estribar Hugo Motta para a presidência da Câmara. Essa situação já foi pacificada no partido?

Zucco: Sim, essa situação foi pacificada. Inicialmente, havia a intenção de lançarmos um candidato próprio, mas entendemos que poderíamos não ter número suficiente para elegê-lo. O deputado Hugo Motta recebeu as demandas do PL com responsabilidade e avançou em pautas importantes para a oposição. Hoje, há um entendimento no partido de que ele é o nome manifesto para permitir os avanços que consideramos fundamentais.

Uma vez que o senhor avalia as investigações envolvendo o general Braga Netto? Isso pode afetar o partido e a oposição?

Zucco: A situação do general Braga Netto é uma grande injustiça. Recebemos essa notícia com tristeza, mas também com responsabilidade. Defendemos o devido processo permitido e entendemos que o que está acontecendo é totalmente falso. Não podemos ter um juiz que investiga, condena e pune, mormente em processos que ocorreram há mais de um ano. Isso não atrapalha a oposição; pelo contrário, nos motiva ainda mais a termos uma resguardo possante, responsável e ampla.

Uma vez que foi seu processo de escolha para a liderança do conjunto da oposição?

Zucco: Recebi o pedestal de vários parlamentares, uma vez que Felipe Barros e Altineu Côrtes, que era o líder do PL, além do presidente [do partido], Valdemar [Costa Neto], e do [ex-]presidente Bolsonaro. Muitos colegas me procuraram entendendo que minha relação era importante para as pautas da oposição. Recebi essa missão com muito orgulho, felicidade e responsabilidade. Sei que não será fácil, mas é necessário.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorInternet Computer está sendo negociado -30,16% inferior de nossa previsão de preço para 23 de dezembro de 2024
Próximo Post Ucrânia pode estar mudando estratégia contra Rússia na guerra
Vinícius Sales

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

31 de janeiro de 2025
Lúcio Vaz

Emendas de parlamentares somaram R$ 31 bilhões em 2024

9 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral

Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral

22 de julho de 2025
Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque

Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque

22 de julho de 2025
Senador do PL diz que blockchain no BC pode prejudicar cartórios brasileiros: "tem fé pública"

Senador do PL diz que blockchain no BC pode prejudicar cartórios brasileiros: “tem fé pública” Noticias No BR

22 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.