notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Steve Bannon critica Alexandre de Moraes e destaca sanções dos EUA
  • CEO do Rumble comemora sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes
  • Inadimplência nas famílias de São Paulo atinge maior nível em 2025
  • PT intensifica críticas a Trump e endurece discurso contra direita
  • Ondas de tsunami alcançam a costa dos EUA após terremoto no Pacífico
  • Haddad aponta falta de clareza dos EUA sobre tarifaço em debate comercial
  • Trump revoga norma ambiental de Obama que ampliava poder da EPA
  • Setor de suco de laranja prevê prejuízo de 30% por tarifas dos EUA
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Governo Lula - PGR vai trabalhar agora em denúncia contra ministro / Noticias No BR

PGR vai trabalhar agora em denúncia contra ministro / Noticias No BR

Escrito por Redação Oeste5 de março de 2025Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
TV PT
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Depois de trabalhar em uma denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por uma suposta tentativa de golpe de Estado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) agora deve se voltar para uma investigação a respeito do governo Lula.

O caso trata de suspeitas de desvio de recursos ligadas ao atual ministro das Comunicações, Juscelino Filho, durante o período em que ele era deputado federal. A expectativa é que, ainda neste semestre, a PGR decida sobre a possível apresentação de uma acusação formal.

Juscelino foi indiciado em junho de 2024 pela Polícia Federal (PF), mas o caso não avançou desde então. Fontes próximas ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, disseram ao jornal O Globo que ele priorizou a denúncia contra Bolsonaro e outras 33 pessoas pela suposta tentativa de golpe e só agora deve pôr o caso de Juscelino Filho na lista de prioridades.

Juscelino Filho e Juscelino Rezende
Juscelino Filho tem como padrinho político seu pai, José Juscelino dos Santos Rezende, ex-prefeito de Vitorino Freire, condenado pela {{aqui}} do Maranhão, em 2019, a seis anos de prisão por desvio de recursos repassados pelo Fundo Nacional da Saúde (FNS), ele também responde pela morte de um agiota na cidade | Foto: Reprodução/@juscelinofilho

Aliados do governo acreditam que uma possível denúncia poderia levar Lula a demitir o ministro, para evitar novos desgastes políticos. Em declarações no ano passado, o petista defendeu o direito de Juscelino Filho “provar sua inocência” e minimizou a importância do indiciamento.

“Eu acho que o fato de o cara estar indiciado não significa que ele cometeu um erro”, disse Lula na época. “Significa que alguém está acusando, e a acusação foi aceita.” O presidente também afirmou ser necessário, diante da denúncia, “que as pessoas provem que são inocentes”.

A investigação da PF apontou o envolvimento de Juscelino Filho no desvio de recursos de emendas parlamentares para a pavimentação de ruas em Vitorino Freire, no interior do Maranhão, cidade administrada por sua irmã, Luanna Rezende, até o ano passado.

Luanna RezendeLuanna Rezende
Luanna Rezende, irmã do ministro Juscelino Filho, foi afastada do cargo de prefeita de Vitorino Freire (MA) | Foto: Reprodução/Facebook

O ministro foi indiciado pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A defesa dele nega irregularidades e afirma que seu papel como deputado se limitou a indicar as emendas, sem interferir nas contratações nem na execução das obras.

De acordo com os advogados do ministro, a suposta demonstração da participação dele no esquema criminoso “não corresponde ao conteúdo do relatório policial, que se limitou a identificar emendas destinadas pelo peticionário enquanto parlamentar”. A defesa pede o arquivamento do inquérito no STF e critica as conclusões da PF.

Os advogados afirmam que a investigação “parece ter se desviado de seu propósito original” e repetiu métodos da Lava Jato.

Há dois anos, escândalo veio à tona – e até agora, nenhuma punição.

Um patrimônio milionário não declarado e o uso de recursos públicos para interesses privados. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), (+) pic.twitter.com/vae5zk1ulc

– classificar dois políticos (@rankpolitico) 28 de fevereiro de 2025

Na época do indiciamento, Luanna também negou qualquer ilegalidade e disse que a obra foi realizada de acordo com os procedimentos administrativos e legais da época. “A única contribuição do então deputado federal Juscelino Filho foi a indicação de suas emendas, nada mais, portanto, a afirmação de que Juscelino tinha controle sobre as licitações é completamente falsa.”

STF avalia que a PGR tem provas robustas contra o ministro

No STF, onde a investigação tramita, por causa do foro especial de Juscelino, há nos bastidores a percepção de que o caso é robusto e a PF coletou substancial material probatório, de acordo com a apuração do O Globo. O relator do processo é o ministro Flávio Dino, que assumiu o caso depois que o ministro Luís Roberto Barroso assumiu a presidência da Corte.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Juscelino Filho e o magistrado pertenciam a grupos políticos rivais durante o governo de Dino no Maranhão, entre 2015 e 2022. Contudo, ambos passaram a trabalhar juntos no governo Lula, em que Dino foi ministro da Justiça.

Quando o relatório da PF chegou ao STF, no ano passado, Dino foi responsável por encaminhá-lo à PGR dois dias depois. Caso haja uma denúncia, será responsabilidade do magistrado decidir se concorda ou avaliza um pedido de arquivamento.

1741201010 630 PGR vai trabalhar agora em denuncia contra ministro Noticias1741201010 630 PGR vai trabalhar agora em denuncia contra ministro Noticias
Paulo Gonet, presidente da PGR, Flávio Dino, ministro da Justiça, e Luís Roberto Barroso, presidente do STF, na inauguração da exposição Após 8 de janeiro: Reconstrução, memória e democracia, em Brasília, DF (8/1/2024) |Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

No relatório que indiciou Juscelino, a PF destacou que ele teria “controle de licitações” que beneficiaram um empresário aliado. O documento enviado ao STF também aponta a influência do ministro nos processos de contratação de obras com recursos públicos em Vitorino Freire.

A investigação revelou supostas fraudes nas licitações para beneficiar a empresa Construservice, cujo sócio oculto seria o empresário Eduardo José Barros Costa, conhecido como “Eduardo DP”. Um exemplo mencionado no relatório é a inclusão de “cláusulas restritivas de competição que contaram com a participação de Juscelino Filho”. A defesa de Costa não se pronunciou sobre o caso.

Mensagens trocadas entre o empresário e o ministro, entre 2017 e 2020, discutem a destinação de emendas e a execução de obras. As informações demonstram que Juscelino Filho “tinha o controle das licitações que envolviam as empresas do Eduardo DP”.

Foto oficial do Ministro de Estado das Comunicações Juscelino FilhoFoto oficial do Ministro de Estado das Comunicações Juscelino Filho
Juscelino Filho teria destinado verbas para a pavimentação de estrada onde tem propriedades no Maranhão | Foto: Pablo Le roy/Ministério das Comunicações

A PF também encontrou evidências de que Juscelino e Costa teriam discutido a “montagem” de uma licitação, um modo de operação que, de acordo com a investigação, teria sido usado em outras concorrências. O relatório destaca que “as conversas angariadas do núcleo empresarial revelam que Juscelino Filho mantinha contato espúrio com Eduardo DP acerca das licitações provenientes de verbas encaminhadas pelo parlamentar”.

Em outro trecho, a PF revela que uma emenda enviada por Juscelino foi usada para pavimentar uma estrada que beneficia diretamente sua própria fazenda. A obra foi orçada em R$ 7,5 milhões e realizada pela Construservice.

Na ocasião, o ministro disse que a obra “é um bem do povo de Vitorino Freire e a sua pavimentação, uma demanda antiga da população”. Segundo ele, as emendas foram repassadas dentro da legalidade e beneficiaram 11 povoados.





Leia a materia original do artigo

Post AnteriorSTF se impõe sobre governos de direita e derruba medidas / Noticias No BR
Próximo Post Márcio França reafirma disputa ao governo de São Paulo em 2026 Noticias No BR
Redação Oeste

Veja outras matérias!

PT intensifica críticas a Trump e endurece discurso contra direita

PT intensifica críticas a Trump e endurece discurso contra direita

Haddad aponta falta de clareza dos EUA sobre tarifaço em debate comercial

Haddad aponta falta de clareza dos EUA sobre tarifaço em debate comercial

Paulo Kramer critica atuação de Mauro Vieira na crise do tarifaço

Paulo Kramer critica atuação de Mauro Vieira na crise do tarifaço

Juristas rebatem carta da USP: soberania não é escudo para impunidade

Juristas rebatem carta da USP: soberania não é escudo para impunidade

Eduardo Bolsonaro critica postura de governadores no tarifaço

Eduardo Bolsonaro critica postura de governadores no tarifaço

Por que o Brasil segue isolado nas tarifas dos EUA?

Por que o Brasil segue isolado nas tarifas dos EUA?

Por que o Brasil segue isolado nas tarifas dos EUA?

Por que o Brasil segue isolado nas tarifas dos EUA?

Rodrigo Pacheco defende democracia e critica anistia a manifestantes

Rodrigo Pacheco defende democracia e critica anistia a manifestantes

Jovens brasileiros se afastam da esquerda conforme envelhecem

Jovens brasileiros se afastam da esquerda conforme envelhecem

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Emissão de moeda sem lastro é risco para a economia

16 de novembro de 2024
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
NOVIDADES
Steve Bannon critica Alexandre de Moraes e destaca sanções dos EUA

Steve Bannon critica Alexandre de Moraes e destaca sanções dos EUA

30 de julho de 2025
CEO do Rumble comemora sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes

CEO do Rumble comemora sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes

30 de julho de 2025
Inadimplência nas famílias de São Paulo atinge maior nível em 2025

Inadimplência nas famílias de São Paulo atinge maior nível em 2025

30 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.