notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Partidos avaliam Wajngarten e a polarização na política brasileira
  • CNJ limita pagamento de benefícios extras a juízes, pensando na austeridade
  • Atraso na tecnologia europeia põe o continente em risco de perder a revolução
  • Adubo sustentável feito com algas marinhas revoluciona agro
  • Volta de Trump altera desenvolvimento na África com nova estratégia
  • Impacto de R$ 100 bi inviabiliza correção total da tabela do IR
  • Advogado denuncia clima hostil no STF para defesa em caso do golpe
  • Projeto de reajuste dos servidores enfrenta resistência na Câmara
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Perda de contato com o povo arruína democratas e petistas

Perda de contato com o povo arruína democratas e petistas

Escrito por República7 de novembro de 2024Updated:16 de novembro de 2024Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone Notícias
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

A volta de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos, numa eleição que também deu aos republicanos maioria no Senado e provavelmente na Câmara, demonstrou, mais uma vez, a desconexão do Partido Democrata com a classe trabalhadora que afirma simbolizar. Trump ainda conseguiu atrair segmento de estratos que a candidata Kamala Harris e a renque mais à esquerda dos democratas tentaram seduzir: jovens, latinos, negros, imigrantes. A rota serve de alerta ao Partido dos Trabalhadores, que tem tido dificuldades de emplacar suas pautas sindicalistas e progressistas.

Analistas consultados pela reportagem apontaram vários fatores para esse encolhimento do Partido Democrata do americano médio geral. A maioria entende que a governo do presidente dos EUA, o democrata Joe Biden, deixou a desejar na economia, principalmente devido ao pico de inflação, manteúdo pelo Projecto de Resgate, lançado em 2021 pelo democrata. O cenário foi agravado por um evento não controlado por Biden, a invasão da Rússia à Ucrânia em 2022. Desde portanto, a subida de preços cedeu, o desenvolvimento se manteve seguro e o desemprego segue grave.

Apesar de os Estados Unidos terem seguido criando empregos e registrado desenvolvimento recorde, a inflação gerou perda do poder de compra e dificuldade de aumentar a renda, o que se refletiu na redução do consumo das famílias.

Ou por outra, o peso oferecido por Harris a pautas identitárias (agenda “woke”), sua dificuldade em se desvincular da governo Biden, com um oração pouco suasivo de mudança, e sua ingresso tardia no posto de candidata no lugar de Biden foram fatores adicionais para sepultar suas chances reais de vitória sobre Trump.

Fica a prelecção de que, se não se reconectar com os anseios do cidadão geral, o Partido Democrata será arruinado. E o alerta para o PT e a esquerda brasileira de que, se seguir pelo mesmo caminho, também cairá em desgraça nas eleições gerais de 2026, posteriormente o trambolhão que levou nas urnas nas eleições municipais deste ano.

Antes da eleição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou preferência pela eleição de Kamala Harris. Nesta quarta-feira (6), ele parabenizou Trump, mas vários petistas continuaram os ataques ao novo presidente eleito, alegando que ele representa uma ameaço à democracia.

“Ficou muito claro, na Vitória do Trump e dos Republicanos no Congresso, o descolamento da agenda progressista do Partido Democrata em relação aos eleitores e da realidade dos Estados Unidos. Está comprovado que a sociedade americana está mais conservadora”, avalia o professor de Relações Internacionais da faculdade ESPM Roberto Uebel.

“O que explica a vitória do Trump são erros estratégicos. Dos democratas, primeiro, de apostar na reeleição do Biden. E depois, tardiamente, retirar Biden e colocar Kamala Harris. Além disso, um discurso voltado muito para pautas sociais, sendo que o decisivo era a pauta econômica. O governo Biden entregou uma economia fragilizada, em ponto morto, que não foi suficiente para ganhar as eleições”, acrescenta o professor.

Professor e doutor em Ciência Política e coordenador do curso de Relações Internacionais do IBMEC, Adriano Gianturco aponta para pesquisa realizada há décadas pela Universidade de Michigan, em anos eleitorais, que mede o otimismo do consumidor. Em regra, quando está supra de 80 (num índice de 0 a 100), os presidentes tendem a se reeleger; quando está inferior, perdem. Neste ano, o índice atingiu o pior patamar na série histórica iniciada em 1956: 70,5.

O aumento do dispêndio de vida foi um problema para os democratas na eleição deste ano. Uma pesquisa de boca de urna da CNN americana mostrou que 2/3 dos eleitores consideram que a economia está ruim e quase metade deles diz que suas famílias estão numa situação pior que quatro anos detrás – em 2020, quando Trump era presidente, somente um quinto falava isso em relação a 2016, antes de ele assumir a Lar Branca.

Exposição da luta de classes está enfraquecido

O ex-ministro de Relações Exteriores Ernesto Araújo acredita que “há uma tendência de esfacelamento da base democrata”.

“Realmente abandonaram a classe média trabalhadora. Era algo que já havia começado em 2016 e não conseguiram recuperar. Ao contrário, solidificaram esse pessoal no lado republicano. Não fizeram nada para reconquistá-lo. Só bateram no Trump, o que, por extensão, é bater nas pessoas que gostam do Trump. Não deram nenhum motivo para as pessoas gostarem deles”, diz o diplomata, que desde 2021 vive nos Estados Unidos – licenciado, ele hoje oferece cursos online no academiafolhapolitica.org.

Para Leandro Gabiati, doutor em ciência política da consultoria Dominium, a esquerda brasileira também precisa se atualizar, principalmente para superar a visão da luta de classes.

“É necessária uma nova interpretação da realidade, que não existe mais classe, o microempreendedor também é o trabalhador. Como a esquerda tem um DNA classista, tem dificuldades, enfrenta barreiras e entraves que a impedem de encarrar com facilidade essa mudança de visão de mundo, não é simples, precisa atualizar e mudar, a eleição de Trump traz essa análise”, diz.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

O jurisperito e comentarista político Alexandre Pires, por sua vez, acrescenta que o oração em torno da luta de classes vem perdendo força em vários lugares do mundo. Traços comuns desse fenômeno são, para ele, a recomposição dos padrões de consumo e o surgimento de redes sociais.

“No caso brasileiro há um crescimento econômico muito baixo. Temos quase uma década e meia perdida. Então existem frustrações em todas as classes, em todos os níveis de renda e em todos os níveis de patrimônio”, diz.

Para o profissional, isso pesa mesmo sobre aqueles que estão se aproveitando de ciclos de desenvolvimento e de subida.

“O discurso de classe não consegue mais dividir o eleitorado e isso se provou verdade [no Brasil] pelas zonas eleitorais que tradicionalmente eram vencidas por partidos associados à esquerda e que foram derrotados por candidatos associados à direita.”

Agenda “woke” afastou esquerda do cidadão médio

Adriano Gianturco cita ainda que a desconexão da esquerda americana e em várias partes do mundo com os anseios reais das pessoas comuns começou há décadas. O fosso se aprofundou com a agenda “woke”, que privilegia temas porquê monstruosidade, direitos LGBT, separação racial e ambientalismo.

“Vejo o Partido Democrata já muito cansado disso. O número de empresas saindo do ESG [governança ambiental, social e corporativa] está aumentando”, comentou o professor do IBMEC.

“No outro lado, os conservadores estão numa trajetória de ascendência. Entre jovens, ainda são pequenos, mas estão crescendo. Hoje, ser contracultura é ser direta nos Estados Unidos, porque, especialmente entre os jovens, a cultura dominante, a visão dominante, é de esquerda. Quem é de direita é transgressivo. E eles têm pautas novas, diferentes, como o desafio da ordem global, o antiglobalismo”, conclui.



leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorBums Daily Video Codes e Lottery Combo – 07 de novembro de 2024
Próximo Post Solução de quebra-cabeça do minijogo Hamster Kombat – 7 de novembro de 2024
República

Veja outras matérias!

Ícone de Busca

Ministros do STF condenam quebra de hierarquia no caso do golpe Noticias No BR

Ícone de Busca

volta de Trump muda discurso no continente Noticias No BR

Ícone de Busca

Selfies, curtidas e pouco decoro: conheça o novo Senado Noticias No BR

Ícone de Busca

Apesar de plano, Brasil continua refém de fertilizantes importados Noticias No BR

Ícone de Busca

O novo PNE e o risco de mais uma década de má educação Noticias No BR

Ícone de Busca

Hugo Motta não quer embate da Câmara com o STF Noticias No BR

Ícone de Busca

Vieira contradiz Lula sobre convite a representante chinês Noticias No BR

Ícone de Busca

“Sejam bem-vindos ao Grande Circo STF!” Noticias No BR

Ícone de Busca

o que há de errado no novo Plano Nacional de Educação? Noticias No BR

EM DESTAQUE
ChatGPT Image 21 de abr. de 2025 02 29 12

Tegma (TGMA3) na Bolsa de Valores: A força da logística automotiva brasileira

21 de abril de 2025
Como a China utiliza a IA para censurar

Como a China utiliza a IA para censurar

18 de maio de 2025
Como comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

Porquê comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

28 de novembro de 2024
Constituição de 1934: Pilares Históricos

Constituição de 1934: Pilares Históricos

7 de março de 2025
Ícone Notícias

Quanto vai custar o pedágio na BR-277 no oeste do Paraná

20 de dezembro de 2024
NOVIDADES
Partidos avaliam Wajngarten e a polarização na política brasileira

Partidos avaliam Wajngarten e a polarização na política brasileira

21 de maio de 2025
CNJ limita pagamento de benefícios extras a juízes, pensando na austeridade

CNJ limita pagamento de benefícios extras a juízes, pensando na austeridade

21 de maio de 2025
Atraso na tecnologia europeia põe o continente em risco de perder a revolução

Atraso na tecnologia europeia põe o continente em risco de perder a revolução

21 de maio de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.