notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Advogados de direita denunciam censura política contra Bia Kicis
  • Governo Milei desregulamenta transporte marítimo e fluvial na Argentina
  • Crise nos Correios e aumento salarial causam debate na política brasileira
  • Brasil perde milhões na exportação de soja para a China por queda de preço
  • Trump confronta presidente da África do Sul sobre genocídio branco
  • Lula assina MP que amplia benefício de energia social e impacta tarifa para classe média
  • Lula critica a democracia brasileira e homenageia cultura no Palácio Capanema
  • Supremo de Israel cancela decisão e declara demissão ilegal
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - PEC da graduação 4×3 encontrará resistência no Congresso

PEC da graduação 4×3 encontrará resistência no Congresso

Escrito por Wesley Oliveira, especial para a Gazeta do Povo17 de novembro de 2024Updated:17 de novembro de 2024Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone Notícias
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução de jornada de trabalho de 6×1 para 4×3 enfrentará resistência no Congresso. Secção dos parlamentares da direita e até mesmo do Centrão apontam que a teorema pode promover desemprego e sinalizam que a medida desculpa preocupação.

A autora da proposta é a deputada federalista Erika Hilton (Psol-SP). O texto defende não só finalizar com o padrão em que o trabalhador folga somente um dia na semana, o 6×1, porquê também adotar a “jornada de trabalho de 4 dias na semana” e três de folga, ou seja, o estampa 4×3.

Para ser discutida na Câmara e no Senado, a PEC precisava do pedestal de ao menos 171 assinaturas de parlamentares e, até o momento, ao menos 200 deputados apoiam o projeto.

A PEC começará a ser discutida na Percentagem de Constituição, Justiça da Câmara (CCJ). No colegiado, haverá a designação de um relator e será discutida somente a admissibilidade da proposta, retirando trechos que possam ser inconstitucionais. Essa lanço, no entanto, deverá ser feita pela presidente da CCJ, deputada Caroline De Toni (PL-SC). O PL, partido da deputada faz oposição à PEC. Dos 194 subscritores, somente um parlamentar da {sigla} – Fernando Rodolfo (PL-PE) – assinou a teorema de Erika Hilton.

Segundo o deputado Zé Trovão (PL-SC), é preciso pensar no impacto que a mudança da jornada de trabalho traria para o Brasil, para quem produz e quem gera ocupação. “É a turminha da “lacrolândia”! São os meninos e as meninas que querem fazer bonito para os seus eleitores e ouvintes, e isso vai destruindo o Brasil”, criticou o deputado.

Para o deputado federalista Nikolas Ferreira (PL-MG), além de propor uma solução irreal que não considera as regras do mercado, a PEC ainda contém um erro “bizarro”, já que propõe uma jornada de até oito horas diárias, em quatro dias por semana – o que equivale a um totalidade de 32 horas semanais. No entanto, o texto da PEC fala em uma jornada que não seja superior a 36 horas semanais.

PEC depende da adesão do Centrão ao texto; Motta diz que texto da PEC “preocupa muito”

Além das resistências dentro dos partidos da oposição, a PEC apresentada por Erika Hilton é vista com ceticismo por integrantes do Centrão. A avaliação entre lideranças desse grupo é que, apesar do número mínimo de assinaturas, o texto não deve lucrar tração neste ano.

Cotado para assumir a CCJ a partir do ano que vem, o líder do União Brasil na Câmara, Elmar Promanação (BA), indicou durante reunião da bancada do partido que o tema não será prioridade dentro da Vivenda. A expectativa entre integrantes dessa renque é de que o tópico também perda espaço nas redes sociais a partir das próximas semanas.

Candidato predilecto para assumir a presidência da Câmara a partir do ano que vem, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) disse que o texto da PEC “preocupa muito”. “Me preocupa muito, por exemplo, essa PEC agora recentemente apresentada, essa [contra a jornada] 6 por 1, onde se criou um verdadeiro movimento nas redes sociais a favor da PEC”, disse em conversa com empresários em almoço da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE). 

Segundo Motta, é preciso invocar não somente os trabalhadores para o debate, mas também que os empregadores sejam ouvidos sobre os impactos da proposta. “Temos que ouvir também quem emprega, temos que ouvir os dois lados, para que a partir daí nós não venhamos a ter o avanço de uma pauta que possa mais ser danosa ao país”, disse. 

Além da CCJ da Câmara, a PEC ainda precisa passar por uma Percentagem Privativo, onde o relator poderá modificar o projeto por meio de um substitutivo, além de obedecer sugestões de outros deputados federais. A partir daí o projeto estaria capaz para seguir para o plenário da Vivenda, onde ainda teria que passar por dois turnos de votação. 

O quórum exigido para a aprovação de PECs na Câmara é de 308 votos favoráveis entre os 513 deputados federais. Se tiver o aval da Câmara, o texto passa para o Senado, no qual a aprovação em plenário demanda voto favorável de 49 senadores entre os 81 membros da Vivenda. 

Apesar disso, Erika Hilton indicou que pretende conversar diretamente com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para tratar sobre a PEC. O deputado ainda não se manifestou publicamente sobre a tramitação da proposta. 

“Espero que, depois de conversar com o ministro Padilha [Relações Institucionais do governo Lula], a gente também consiga conversar com o Arthur Lira para conseguir força e consenso”, disse a parlamentar.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Governo fica em cima do muro na discussão sobre o tema no Congresso 

Paralelamente, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem se mantido distante das discussões. A bancada do PT, por exemplo, só aderiu ao texto da deputada Erika Hilton posteriormente a mobilização das redes sociais dos últimos dias. 

Segundo interlocutores, o governo não pretende “entrar de cabeça” no tema porque ainda não dialogou com o empresariado sobre o tópico. A avaliação entre os auxiliares de Lula é que, na feição atual do Congresso, essa tarifa tem chance próxima de zero de prosperar. 

Todavia, os petistas comemoraram a discussão sobre o tema, pois acreditam que a PEC tem o potencial de colocar a oposição no papel desconfortável de barrar um projeto que, em princípio, beneficiaria os trabalhadores. Líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou que não se trata de um tema ideológico. 

“Essa mudança é essencial para alinhar o Brasil às tendências globais de flexibilização do trabalho, promovendo mais qualidade de vida para os trabalhadores e suas famílias, além de gerar mais empregos”, afirmou. 

Já o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que a redução de jornada é uma “tendência no mundo inteiro” pelo progressão tecnológico e que “cabe à sociedade e ao Congresso debater o tema”. 

De convenção com Erika Hilton, a partir de agora ela pretende buscar pessoalmente o presidente Lula para tentar ampliar o pedestal dentro do governo.

“A gente espera conseguir dialogar com o governo para entender quais são os próximos passos por parte do governo, como a gente pode unificar as forças. A gente só quer estreitar e afinar essa relação com o palácio do Planalto”, disse a deputada.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorCrescente escalada da intensidade de furacões na Flórida?
Próximo Post Hedera Hashgraph ganhou 77,79% no mês pretérito e deve atingir US$ 0,105623 em 22 de novembro de 2024
Wesley Oliveira, especial para a Gazeta do Povo

Veja outras matérias!

Ícone de Busca

O lado sombrio do Estado de bem-estar social da Dinamarca Noticias No BR

Ícone de Busca

Governo e oposição se armam para a batalha da CPMI do INSS Noticias No BR

Ícone de Busca

Pescadores preparam protesto em Brasília contra usina de Itaipu Noticias No BR

Ícone de Busca

O que muda no processo para reconhecer a cidadania italiana Noticias No BR

Ícone de Busca

A presidência de Biden é um escândalo de proporções históricas Noticias No BR

Ícone de Busca

Ministros do STF condenam quebra de hierarquia no caso do golpe Noticias No BR

Ícone de Busca

volta de Trump muda discurso no continente Noticias No BR

Ícone de Busca

Selfies, curtidas e pouco decoro: conheça o novo Senado Noticias No BR

Ícone de Busca

Apesar de plano, Brasil continua refém de fertilizantes importados Noticias No BR

EM DESTAQUE
ChatGPT Image 21 de abr. de 2025 02 29 12

Tegma (TGMA3) na Bolsa de Valores: A força da logística automotiva brasileira

21 de abril de 2025
Como a China utiliza a IA para censurar

Como a China utiliza a IA para censurar

18 de maio de 2025
Como comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

Porquê comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

28 de novembro de 2024
Constituição de 1934: Pilares Históricos

Constituição de 1934: Pilares Históricos

7 de março de 2025
Ícone Notícias

Quanto vai custar o pedágio na BR-277 no oeste do Paraná

20 de dezembro de 2024
NOVIDADES
Advogados de direita denunciam censura política contra Bia Kicis

Advogados de direita denunciam censura política contra Bia Kicis

21 de maio de 2025
Governo Milei desregulamenta transporte marítimo e fluvial na Argentina

Governo Milei desregulamenta transporte marítimo e fluvial na Argentina

21 de maio de 2025
Crise nos Correios e aumento salarial causam debate na política brasileira

Crise nos Correios e aumento salarial causam debate na política brasileira

21 de maio de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.