O Parque Estadual de Itaúnas celebra, nesta sexta-feira (08), o natalício de 33 anos e a comemoração conta com uma série de atividades que acontecem até a próxima segunda-feira (11), destacando a venustidade natural da região e a prestígio da ensino ambiental. Na programação, estão um concurso de imagem, exposições, apresentações culturais e ações de preservação, promovendo a interação da comunidade e visitantes com o patrimônio oriundo.
As celebrações tiveram início no último sábado (02), com o Núcleo de Astrofísica e Cosmologia da Universidade Federalista do Espírito Santo (Ufes), que realizou atividades de divulgação científica com a participação dos professores da Ufes Júlio Fabris e Luiz Filipe Guimarães, além do docente Jorge Horvath, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). O parque se tornou um ponto de encontro para o conhecimento, com seminários, mesas-redondas e até a reparo do Sol por meio de telescópios especiais.
A gestora do Parque Estadual de Itaúnas, Juliana Coura, destaca que a programação não somente comemora as mais de três décadas de existência da unidade, mas também reafirma o papel fundamental do espaço talhado à ensino, cultura e preservação ambiental. “Essas atividades não só enriquecem a experiência dos participantes, mas também incentivam a consciência ambiental e o respeito pela natureza, garantindo que as gerações futuras continuem a apreciar e proteger esse patrimônio tão significativo”, destaca.
A sarau continua repleta de atividades que destacam a venustidade oriundo da região e a prestígio da preservação. Em destaque, o concurso de imagem infantil e juvenil, com o tema “As Belezas do Parque Estadual de Itaúnas e entorno”, que tem porquê objetivo estimular a originalidade das crianças e jovens. O concurso será dividido em duas categorias: uma para crianças de 6 a 10 anos e outra para jovens de 11 a 18 anos.

Sem premência de matrícula prévia, a oficina de imagem acontece nesta terça-feira (05), no próprio parque. Os interessados em participar do concurso deverão entregar seus desenhos até as 17 horas desta quarta-feira (06) e uma percentagem julgadora, composta por servidores do parque e moradores da vila, será responsável pela avaliação das obras. Os vencedores do primeiro lugar de cada categoria receberão prêmios simbólicos e os demais um passeio de paquete na foz do Rio Itaúnas.
A programação inclui também a inauguração da exposição “Histórias e memórias de Itaúnas reverberam as belezas do Parque Estadual de Itaúnas”, que tem início nesta sexta-feira (08) e permanece até janeiro de 2025 na sala ao lado do meio de visitantes. Durante todo o mês de novembro, na espaço do mezanino do meio de visitantes, estarão expostas fotos do Projeto ‘Preservando Nosso Quintal’, complementadas pelos desenhos do concurso.
As exposições estarão abertas ao público diariamente, das 8h às 17h, com agendamentos para visitas escolares. Outrossim, também na noite desta sexta-feira (08), às 19 horas, o Parque sediará a apresentação do Reis de Boi do rabino Antônio, proporcionando um momento de celebração da cultura lugar.
Para finalizar as atividades em comemoração ao natalício do Parque Estadual de Itaúnas, na próxima segunda-feira (11), será realizado um plantio de mudas de espécies nativas na comunidade escolar Quilombola do Linharinho, reforçando o compromisso do Parque com a sustentabilidade e a ensino ambiental. As mudas foram ofertadas por uma parceria do parque com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e todos podem participar, não necessitando matrícula.
Leia a materia original do artigo