notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Paulo Melo alvo de operação contra esquema de caça-níqueis em Saquarema
  • Lula bloqueia Itamaraty na crise do tarifaço de Trump
  • Senador Marcos do Val ignora STF e viaja aos EUA com passaporte diplomático
  • Venezuela retoma impostos e ameaça pacto com Brasil
  • Lula provoca Trump com boné ‘Make Brasil Lula Again’ em evento
  • Sem entender criptomoedas, novo projeto de lei propõe regras impraticáveis Noticias No BR
  • Governo Lula enfrenta bloqueio dos EUA para negociar tarifas
  • Recordes de feminicídio e estupro em 2024 ameaçam o Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Os motivos de Bolsonaro para concordar Alcolumbre e Hugo Motta

Os motivos de Bolsonaro para concordar Alcolumbre e Hugo Motta

Escrito por República11 de novembro de 2024Updated:16 de novembro de 2024Tempo de Leitura 7 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone Notícias
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Em seguida o Partido Liberal anunciar o escora ao candidato Davi Alcolumbre, do União Brasil, para substituir Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na presidência do Senado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que está articulando um contrato para emplacar um nome na vice-presidência da Moradia, e assim buscar mais espaço e progressão de pautas da direita. A estratégia é semelhante à adotada pela legenda na Câmara dos Deputados, quando o escora à candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) foi costurado com o propósito de invadir mais espaço e cargos, inclusive com a provável indicação de um nome do PL para a vice-presidência da Moradia.

Em entrevista recente concedida à Rádio Auriverde, de Bauru, Bolsonaro rebateu as críticas de alguns parlamentares, porquê o deputado federalista Nikolas Ferreira (PL-MG), de que a direita não pode se distanciar de suas origens ao concordar candidatos de outras legendas. O ex-presidente afirmou que, ao lado do líder da oposição no Senado, Rogério Marítimo (PL-RN), tem conversado com o candidato Alcolumbre, predilecto para voltar à presidência do Senado Federalista no ano que vem.

“Nós conversamos sim, eu e Rogério Marinho, conversamos com Alcolumbre. Alguns acham que não pode conversar com ele. Nós vamos conversar com quem? (…) ‘Tá’ quase certo a gente ter a 1ª vice-presidência, que também ajuda a definir pauta na ausência do presidente”, explicou Bolsonaro.

O ex-presidente defendeu ainda a formação com outras legendas para que o Partido Liberal garanta mais espaço em comissões do Senado, alegando que hoje, em minoria, a direita não controla nenhuma percentagem, o que a impossibilita, inclusive, de convocar ministros para dar explicações sobre determinados temas.

Alianças buscam alavancar pautas porquê anistia e mais poder de decisão na Câmara e Senado

Confira:

  • 1 Alianças buscam alavancar pautas porquê anistia e mais poder de decisão na Câmara e Senado
  • 2 Parlamentares conservadores adaptam estratégia para prometer espaço
  • 3 Alcolumbre e Motta reúnem do PT ao PL em torno de suas candidaturas
  • 4 Apoios a Alcolumbre e Motta fortalecem direita no Congresso, avalia exegeta

Outro motivo que levou o PL de Valdemar Costa Neto e Jair Bolsonaro a se aproximar de partidos do Centrão tanto no Senado quanto na Câmara foi a vontade do partido de proceder na discussão da anistia aos presos do 8 de janeiro. Em uma manobra recente para impedir a votação iminente do tema na Percentagem de Constituição e {{aqui}} (CCJ) da Câmara, onde a direita tinha força para sancionar a proposta, o presidente Arthur Lira (PP-AL) decidiu gerar uma percentagem privativo para tratar do tema – que ainda não foi instalada.

Mesmo com prazos apertados, já que o recesso parlamentar se inicia em 22 de dezembro, Lira prometeu a aliados, em troca de escora ao seu candidato na Moradia, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que colocaria a anistia em votação.

O próprio Bolsonaro, depois conversar com Lira, disse que acreditava na possibilidade e que de zero adiantava sancionar a material na Câmara, se depois a tramitação ficasse paragem no Senado. E é por isso que Bolsonaro e o comando do PL tentam também prometer que o provável porvir presidente da Câmara Subida paute a anistia aos presos do 8 de janeiro.

Ainda na semana passada, o ex-presidente afirmou que confia que o Senado possa sancionar um anistia que reverta sua inelegibilidade. “O Congresso é o caminho para quase tudo. É o Poder mais importante”, afirmou Bolsonaro.

Ainda sobre a coligação do PL com o Centrão nas disputas das presidências da Câmara e do Senado, Bolsonaro disse que na política é preciso escolher “o melhor ou o menos ruim”, e lembrou de 2023, quando o PL optou por uma candidatura própria no Senado, com o senador Rogério Marítimo, e que, ao perder, ficou sem espaço tanto na Mesa Diretora quanto nas comissões permanentes da Moradia.

“Com isso [o apoio a Davi Alcolumbre], vamos ter a primeira vice-presidência do Senado ou a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). São dois postos-chave importantíssimos. Vamos deixar de ser zumbis dentro do Senado”, pontuou o ex-presidente da República.

O senador Eduardo Gomes (PL-TO), ex-líder do governo Bolsonaro no Congresso, é hoje o nome mais cotado para a vice-presidência. Entretanto, alguns interlocutores do partido têm dito que o objetivo é prometer que a eventual presidência de Davi Alcolumbre no Senado respeite a proporcionalidade das bancadas para ocupar os espaços na Moradia Subida.

As eleições ocorrem no prelúdios do próximo ano legislativo, em fevereiro, e os mandatos são de dois anos.

Parlamentares conservadores adaptam estratégia para prometer espaço

A deputada Caroline de Toni (PL-SC), que preside a CCJ na Câmara, compartilha da opinião de Bolsonaro, e disse ao programa Entrelinhas, da Jornal do Povo, que as alianças são necessárias neste momento em que a direita não tem maioria em nenhuma das casas do Congresso Vernáculo. “Não adianta se iludir”, enfatizou, ao comentar sobre os motivos de o PL não apresentar uma candidatura própria para comandar a Câmara e o Senado.

“Alcolumbre não é ideal, poderia ser outro [candidato da direita], mas não tem maioria de votos. Mal ou bem, é melhor amarrar a votação da anistia do que não ter nada”, completou a deputada. “Enquanto não tivermos a maioria a gente tem que fazer não o ideal, mas o possível de ser feito”.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

De Toni lembrou ainda que o PL obteve a presidência da CCJ em 2024 graças a um contrato firmado com Lira, o que, segundo ela, garantiu o progressão de temas importantes para a direita, porquê o pacote antiativismo judicial, que procura diminuir a interferência do Supremo Tribunal Federalista (STF) no Legislativo, ao limitar decisões monocráticas e permitir a revisão de entendimentos da Incisão – propostas que ainda não passaram em votação no plenário da Câmara.

Alcolumbre e Motta reúnem do PT ao PL em torno de suas candidaturas

Apontados porquê favoritos à sucessão no Senado e na Câmara, Alcolumbre e Motta têm reunido escora de diversos partidos às suas campanhas, mesmo ainda faltando três meses para as eleições.

Até agora, o senador Alcolumbre, que também teve a candidatura avalizada por Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conta com o escora do PT, PL, PP, PDT, PSB e do seu partido, o União Brasil, o que deve lhe render ao menos 44 votos – para ser eleito presidente são necessários 41 votos dos 81 senadores. O senador Marcos Pontes (PL-SP) também lançou sua candidatura à presidência do Senado, embora o PL tenha aderido à campanha de Alcolumbre.

Já na Câmara, o deputado Hugo Motta conta com a adesão de 15 partidos, da esquerda à direita, além do endosso de Arthur Lira, que buscava uma candidatura de consenso para seleccionar um sucessor. Motta ainda espera que o União Brasil, com quem já conversa, se some à coligação, mas aguarda a desistência solene de Elmar Promanação (União-BA), que, ao lado de Antônio Brito (PSD-BA), tenta levar a disputa para um 2º vez.

Apoios a Alcolumbre e Motta fortalecem direita no Congresso, avalia exegeta

Ao avalizar as candidaturas de figuras de maior peso político no Congresso Vernáculo, Bolsonaro tenta retomar o protagonismo político dos conservadores, ao mesmo tempo em que pode gerar uma base de poder mais alinhada aos interesses da direita, porquê as pautas de costumes e na espaço de segurança, por exemplo.

Na opinião do diretor do Ranking dos Políticos, Juan Carlos Gonçalves, ao mesmo tempo, o escora de Bolsonaro a Davi Alcolumbre e Hugo Motta está relacionado a interesses estratégicos na formação da Mesa Diretora e na distribuição de cargos nas comissões.

“Esses cargos são fundamentais para a influência política, pois permitem maior controle sobre a pauta legislativa e decisões importantes para o Congresso. Além disso, consolidar alianças nesses espaços ajuda a reforçar a base de apoio e garantir uma presença mais sólida nas discussões de temas prioritários para o grupo político de Bolsonaro”, destaca Juan Carlos.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorContadores utilizam IA para reduzir em 60% o tempo de trabalho
Próximo Post O fator “podcast” por trás da campanha presidencial dos EUA
República

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Emissão de moeda sem lastro é risco para a economia

16 de novembro de 2024
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
NOVIDADES
Paulo Melo alvo de operação contra esquema de caça-níqueis em Saquarema

Paulo Melo alvo de operação contra esquema de caça-níqueis em Saquarema

25 de julho de 2025
Lula bloqueia Itamaraty na crise do tarifaço de Trump

Lula bloqueia Itamaraty na crise do tarifaço de Trump

25 de julho de 2025
Senador Marcos do Val ignora STF e viaja aos EUA com passaporte diplomático

Senador Marcos do Val ignora STF e viaja aos EUA com passaporte diplomático

25 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.