Talvez a questão mais urgente que o presidente Donald Trump e o novo Congresso enfrentam seja a dívida vernáculo crescente. A maior segmento do debate sobre porquê controlar a dívida se concentrou nos gastos e projetos de lei de impostos do Congresso, ou em seus esforços para reformar direitos porquê a Previdência Social e o Medicare. Mas um dos maiores perigos para a solvibilidade dos Estados Unidos nos últimos anos não veio do Congresso, mas da presidência.
Embora a Constituição dê ao poder legislativo o poder da bolsa, o Congresso concedeu ao presidente vasta discrição para aumentar os gastos por renitência. O ex-presidente Joe Biden tirou vantagem sem precedentes desses poderes e os levou mais longe do que o Congresso imaginou. O presidente Trump e o Congresso devem controlá-los novamente.
A graduação dos gastos executivos de Biden é difícil de transmitir. O Committee for a Responsible Federalista Budget estimou que as ações executivas de Biden somaram US$ 1,4 trilhão ao déficit. Para efeito de confrontação, estimou que as ações executivas de Trump em seu primeiro procuração somaram US$ 13 bilhões ao déficit, ou murado de 1% do valor de Biden.
E o totalidade de gastos executivos de Biden foi muito menor do que ele queria. A Suprema Golpe bloqueou sua tentativa de cancelar centenas de bilhões de dólares em empréstimos estudantis. Depois a decisão, no entanto, Biden prometeu seguir em frente com mais refrigério da dívida estudantil. Até o final de seu procuração, ele havia cancelado US$ 175 bilhões em empréstimos e tinha planos de cancelar centenas de bilhões de dólares a mais.
As despesas executivas de Biden fizeram com que até mesmo muitas das mais grandiosas despesas do seu procuração ficassem sem confrontação
Considere o CHIPS Act de 2022, uma das questões mais debatidas no Congresso. O governo estimou que o ato aumentaria o déficit em US$ 79 bilhões. No entanto, uma única regra de Biden expandindo o Medicaid adicionará US$ 135 bilhões em déficits nos próximos dez anos.
O projeto de lei de incentivo que Biden assinou logo em seguida assumir o incumbência continha US$ 12 bilhões em fundos extras para cupons de sustento e nutrição universal. Mas imediatamente em seguida o término desse financiamento, Biden, sem votação em nenhuma das casas, aumentou os pagamentos aos beneficiários de cupons de sustento em pelo menos US$ 180 bilhões. Ele também encerrou os requisitos de trabalho para beneficiários de cupons de sustento, o que adicionou outros US$ 11 bilhões ao déficit.
Sob Biden, os atos do Congresso às vezes se cruzavam com os do Executivo para gerar novos custos orçamentários prodigiosos. O Ato de Redução da Inflação expandiu o crédito tributário para aqueles que compram veículos elétricos, que o Congresso estimou que custaria murado de US$ 14 bilhões até 2031. Mas o IRS de Biden afrouxou as regras para reivindicar os créditos, levando mais pessoas a recebê-los.
Ao mesmo tempo, a Filial de Proteção Ambiental adicionou uma novidade regulamentação efetivamente determinando que a maioria dos carros deveria ser elétrica até o início da dezena de 2030, o que significa que ainda mais proprietários de carros receberiam o crédito. O Congresso aumentou sua estimativa de dispêndio em mais de dez vezes. Alguns estudos independentes estimam o dispêndio do crédito em quase US$ 400 bilhões.
O Congresso fez um esforço para controlar os gastos executivos durante a presidência de Biden. Porquê segmento do Fiscal Responsibility Act de 2023, ele estabeleceu o Administrative Pay-As-You-Go, ou PAYGO, que exige que o presidente compense ações executivas que aumentam os gastos com cortes em outros lugares. Mas a regra tinha enormes brechas e foi honrada principalmente na violação. Biden realmente implementou mais gastos executivos em seguida o Fiscal Responsibility Act do que antes dele.
Durante seu primeiro procuração, Trump compensou algumas de suas grandes decisões executivas de aumento de déficit com tarifas de aumento de receita. Mas, no universal, ele limitou os gastos executivos muito mais do que Biden.
Em seu novo procuração, ele também prometeu fechar várias das ações de expansão de déficit de Biden. Com um presidente menos interessado em gastos executivos, é um bom momento para o Congresso recapturar seu poder da bolsa. O Strengthening Administrative PAYGO Act, introduzido no último Congresso, contribuiria muito para restaurar a primazia do Congresso.
A Constituição diz que “Nenhum dinheiro será retirado do Tesouro, exceto em consequência de dotações feitas por Lei”. Mas agora o Tesouro e a burocracia administrativa transformaram-se em agentes do Congresso, que se limitam a espalhar fundos, em legisladores efetivos que decidem o que deve ser propício. Estes programas de despesas executivas continuarão a custar trilhões aos contribuintes, a menos que sejam travados. Para salvar o governo de uma futura crise fiscal, a antiga ordem constitucional deve ser restaurada.
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