A capacidade dos traders profissionais de criptomoedas de obter lucros consistentes depende da rapidez com que se adaptam às condições de mercado em rápida mudança. Embora alguns traders sejam proficientes na estudo dos mercados, é improvável que consigam igualar a prontidão e a precisão dos bots de negociação de lucidez sintético avançada. E é exatamente por isso que esses bots estão rapidamente se tornando uma instrumento forçoso no arsenal de todo trader sério.
Os bots de negociação alimentados por IA são alimentados por algoritmos avançados de aprendizagem automática, que representam uma mudança de paradigma em relação aos bots tradicionais, que dependem de sistemas de regras fixas para tentar prever mudanças nos mercados criptográficos. Em vez disso, utilizam algoritmos de negociação adaptativos que processam milhões de pontos de dados em tempo real, proporcionando-lhes uma capacidade incomparável de identificar padrões e tendências complexos que, de outra forma, seriam difíceis de detectar. Fazem-no através de análises probabilísticas, em vez de trabalharem com condições predefinidas.
Principais capacidades da IA
Confira:
Os bots de negociação de IA utilizam três tecnologias principais que lhes dão uma vantagem significativa sobre os bots tradicionais. Por serem alimentados por redes neurais, eles são capazes de investigar movimentos de preços em vários períodos de tempo. Isto permite-lhes detectar mudanças subtis no mercado que seriam invisíveis para os sistemas tradicionais baseados em regras. Eles podem logo adequar sua estratégia de negociação para combater essas mudanças nas condições de mercado.
Aliás, a IA tem a vantagem de ser capaz de investigar a linguagem natural, o que significa que pode monitorizar coisas porquê notícias e publicações nas redes sociais, em procura de insights. Ele os lê para compreender o sentimento do mercado em tempo real e converte essas informações em sinais de negociação acionáveis. Uma vez que tal, podem responder melhor aos eventos do mundo real antes que o seu impacto no mercado se torne perceptível.
Por último, a IA utiliza técnicas de aprendizagem adaptativa para otimizar os seus parâmetros de negociação com base no desempenho. Desta forma, os bots de IA podem evoluir as suas estratégias ao longo do tempo, à medida que ganham experiência. Assim, se um pouco que tenta não funcionar, pode adequar a sua estratégia e tentar um pouco novo, aprendendo à medida que avança.
Um item recente na Ateneu da GRVT resume essas capacidades, explicando que a IA é óptimo em análises preditivas. Possui a capacidade de investigar dados de mercado históricos e em tempo real para prever preços futuros de ativos. Com isso, os bots de IA podem fazer previsões mais precisas. Ao mesmo tempo, também podem ter em conta os utilizadores e preferências individuais, adaptando os seus estilos de negociação para se adequarem ao perfil de risco do utilizador.
Tomada de decisão avançada
As capacidades de tomada de decisão dos bots de negociação de IA são bastante diferentes das dos sistemas tradicionais, uma vez que dependem de análises mais sofisticadas das condições de mercado.
Ao contrário dos bots tradicionais, os algoritmos de IA podem processar dados de preços de ativos usando diferentes camadas analíticas. O seu objetivo é correlacionar a ação dos preços em vários mercados para tentar desenredar relações ocultas entre ativos, melhorando as suas estratégias preditivas de tomada de posição. Eles também podem investigar os volumes de negociação além das métricas mais básicas, identificando os níveis de preços específicos que levam ao aumento da atividade mercantil.
Os bots de negociação da próxima geração também podem levar em consideração todos os tipos de indicadores técnicos, incluindo o índice de força relativa (RSI), divergência de convergência de média traste (MACD), médias móveis exponenciais (EMA), preço médio ponderado por volume (VWAP) e até mesmo bandas de Bollinger. Eles também podem investigar a dinâmica específica do câmbio, porquê a taxa de financiamento, as taxas de juros em desimpedido e os índices de compra/venda.
Analisando estes dados, os bots de IA podem logo desencadear ajustes no dimensionamento de posições e na gestão de riscos, com base na volatilidade do mercado, e adequar as suas estratégias de realização e tolerância a derrapagens com base nas condições de liquidez.
A tomada de decisões pode ser ainda melhorada por regras adaptativas de gestão de posições. O algoritmo dos bots de IA pode atribuir pesos individuais a cada ingresso com base nas condições atuais do mercado e no seu desempenho histórico. Usando esses parâmetros, a IA pode seguir estratégias de negociação mais dinâmicas que evoluem com base nas condições do mercado, em oposição aos bots tradicionais, que só podem seguir regras estáticas.
Gerenciamento de risco correcto
Outra espaço onde os bots de negociação de IA se destacam é na gestão de risco, onde utilizam sistemas de proteção multicamadas com dimensionamento de posição dinâmico, superando em muito os mecanismos tradicionais de stop-loss.
Ao usar o dimensionamento dinâmico de posição, os bots de negociação de IA podem se adequar em tempo real às mudanças nas condições do mercado e ao desempenho universal do usuário. Os ajustes no tamanho da negociação podem ser informados pelas métricas de volatilidade do mercado, enquanto as curvas de patrimônio da conta podem ser usadas para acionar o escalonamento da posição, com base nos requisitos de desempenho do usuário. Outros fatores que entram em jogo incluem sequências de vitórias/perdas para influenciar a tolerância ao risco e níveis de rebaixamento para reduzir a exposição do trader em tempos de volatilidade imprevisível.
Aliás, os bots de IA podem instituir mecanismos de proteção para salvaguardar o capital do trader em múltiplas camadas. Por exemplo, podem estabelecer filtros baseados na volatilidade para evitar entradas durante as condições de mercado mais extremas ou manter a diversificação da carteira através de limites de exposição. Eles também podem aproveitar algoritmos de proteção de lucros para bloquear ganhos e interromper negociações usando disjuntores de rebaixamento quando os limites de risco do usuário são violados.
Em suma, os bots de IA apoiam a geração de estruturas de risco mais abrangentes com a dupla capacidade de maximizar oportunidades e ao mesmo tempo proteger o capital do trader, com cada algoritmo trabalhando em sincronia com os outros para prometer retornos ideais ajustados ao risco.
Bots de IA em ação
Em sua postagem no blog, a GRVT destaca uma série de bots de negociação de IA que já estão potencializando estratégias de negociação mais sofisticadas para profissionais de criptografia.
Algumas das plataformas de bots de IA mais populares incluem Fetch.ai, que fornece chegada a agentes econômicos autônomos que fundem IA e blockchain para mourejar com tarefas porquê gerenciamento de liquidez e otimização de recursos.
Também destaca os bots da Numerai, que se destacam na modelagem preditiva, e o SingularityDAO, que oferece bots que podem reequilibrar dinamicamente as carteiras dos traders para otimizar seus retornos ajustados ao risco durante períodos de volatilidade do mercado.
GRVT prevê que esses tipos de bots de IA se tornarão lenta mas seguramente mais integrados ao ecossistema criptográfico, e não somente aos traders profissionais. Uma vez que podem ser adaptados às necessidades de cada tipo, os bots de IA podem ser encarregados de gerir toda a carteira de investimentos de alguém de uma forma totalmente autónoma, respondendo às mudanças nas condições do mercado para prometer que o utilizador atinja os seus objetivos de investimento.
Superando os bots tradicionais
O nível de sofisticação torna os bots comerciais alimentados por IA muito mais capazes do que os sistemas mais antigos baseados em regras.
A maior vantagem que a IA tem sobre os bots tradicionais é a sua capacidade de se adequar e aprender em meio às mudanças nas condições do mercado. Estas capacidades adaptativas, combinadas com os seus mecanismos avançados de gestão de risco e proteção de carteiras, permitem-lhes ultrapassar em muito o desempenho dos bots de negociação que seguem regras fixas.
Mesmo assim, não serão para todos, pois esses bots de próxima geração exigem forma e monitoramento cuidadosos por segmento de seus usuários. Para ter sucesso, os utilizadores devem estar conscientes das capacidades e limitações da IA, e manter as suas expectativas de desempenho baseadas na veras.