Embora a Chainlink seja o player dominante no setor de oráculos descentralizados, certamente não é isento de concorrência. Vários outros projetos também estão abordando a questão do fornecimento de dados confiáveis para contratos inteligentes baseados em blockchain.
Para ajudá-lo a desvendar as melhores opções de oráculo descentralizado para explorar em sua próxima lanço no desenvolvimento de criptografia (ou investimento), estamos apresentando os melhores concorrentes do Chainlink.
Antes de continuarmos, vamos refrescar rapidamente nossa memória sobre os problemas que a Chainlink está procurando resolver com suas soluções. Isto também nos fornecerá um melhor contexto para determinar os concorrentes da Chainlink.
Que problemas o Chainlink está resolvendo?
Confira:
Os contratos inteligentes são ferramentas muito poderosas, permitindo que operações porquê transferências de valor sejam executadas de forma determinística quando condições pré-definidas são atendidas. No entanto, os blockchains por si só são independentes. Quando se trata de chegar a um consenso sobre quais transações são válidas, os nós da blockchain estão preocupados com um conjunto muito restrito de parâmetros. aqui estão alguns exemplos:
- O detentor da chave pública assinou a transação com a chave privada correta?
- O remetente da transação cobriu as taxas de transação?
- O tipo de transação segue as regras do contrato inteligente com o qual está interagindo?
Blockchains são bons para prescrever se as transações estão aderindo às suas regras internas. No entanto, não foram concebidos para validar dados de sistemas externos, por exemplo, o preço a que uma criptomoeda é negociada numa bolsa. Portanto, se você estiver, por exemplo, tentando fabricar um aplicativo DeFi que precise de dados de preços de uma troca de criptografia, precisará de ajuda externa.
Um serviço que fornece dados externos para contratos inteligentes executados em blockchains é chamado de oráculo. Chainlink é o principal exemplo de rede oráculo descentralizada e fornece uma ampla gama de dados, porquê preços de ativos, reservas, dados climáticos, números aleatórios verificáveis e muito mais.
Os principais concorrentes do Chainlink
1. Pita
Pyth é uma rede oracle descentralizada que fornece dados de preços em tempo real, dados históricos de preços e números aleatórios verificáveis para contratos inteligentes em mais de 80 plataformas blockchain suportadas.
Na rede Pyth, provedores de dados selecionados enviam dados de preços para o programa oráculo da Pyth. Os dados para cada feed de preços Pyth são fornecidos por vários provedores de dados para prometer a precisão. O programa oracle consolida essas múltiplas fontes de dados em um único preço confederado, que possui um pausa de crédito associado. Portanto, aplicativos inteligentes baseados em contratos podem extrair os preços da rede Pyth quando necessário.
Uma secção fundamental da infraestrutura Pyth é Pythnet, que é uma rede blockchain construída usando a base de código Solana porquê base. Esta rede se comunica com outras plataformas blockchain através do protocolo Wormhole.
PYTH serve porquê token de governança para a Rede Pyth, permitindo que os detentores determinem as principais decisões relacionadas à rede.
2. Protocolo de Margem
Band Protocol é uma rede oracle descentralizada que fornece dados de preços e números aleatórios verificáveis para contratos inteligentes. Os feeds de preços da Band cobrem mais de 175 ativos criptográficos, mas também incluem certos pares de câmbio e commodities para permitir novos tipos de aplicações descentralizadas.
O Band Protocol é integrado a diversas plataformas blockchain, incluindo Ethereum, BNB Chain, NEAR Protocol, Fantom e várias outras. Os feeds de preços do Band Protocol são usados por diversas plataformas e aplicativos líderes de blockchain, incluindo Celo, Flow, Cronos, Astar e Shiden.
O protocolo incorpora um token de piquetagem nativo chamado BAND, que fornece aos seus titulares a capacidade de participar do processo de governança do protocolo. O token também é usado para recompensar validadores (e seus delegados) que mantêm a rede processando transações e produzindo blocos.
3.API3
API3 é um serviço Oracle restrito que recompensa aplicativos pelo uso de seus dados. O protocolo tomada OEV (valor extraível do Oracle) do uso de seus feeds de dados e o utiliza para fornecer recompensas OEV aos aplicativos.
Além dos dados de preços, a plataforma API3 também fornece números aleatórios verificáveis que são gerados através de um processo que envolve mecânica quântica. Levante recurso está disponível gratuitamente e é verosímil através de uma colaboração com o Australia National University Quantum Optics Group e o Quintessence Labs.
A plataforma API3 inclui um mercado onde os desenvolvedores podem assinar feeds de dados. Notavelmente, os dados são fornecidos por fontes primárias em seu blockchain nativo, o que melhora significativamente sua confiabilidade.
O ecossistema API3 também inclui o gateway Airnode API, que permite que contratos inteligentes chamem APIs que operam fora do blockchain e recebam dados diretamente do sem depender de intermediários.
4. VIAGEM
DIA é uma plataforma que fornece dados para contratos inteligentes baseados em blockchain. A plataforma fornece dados de preços simbólicos, aleatoriedade verificável, muito porquê feeds de preços em tempo real para RWAs (ativos do mundo real), porquê ações e commodities.
A DIA também criou uma prisão rollup projetada especificamente para serviços Oracle. A plataforma suporta mais de 20.000 ativos no totalidade e está disponível em mais de 50 plataformas blockchain diferentes.
A plataforma DIA fornece coleta direta de dados, o que ajuda a prometer a transparência dos dados, ao mesmo tempo que permite que a plataforma sirva dados relacionados a ativos de nicho que a maioria dos outros serviços Oracle não suporta.
O DIA apresenta um token com o mesmo nome, que é utilizado na governança – os titulares do DIA podem propor e votar nas principais alterações na plataforma DIA.
5. Crônica
Chronicle é um serviço Oracle que se concentra na escalabilidade para fornecer dados que aplicativos descentralizados podem acessar de forma rápida e barata. De concordância com o projeto, sua tecnologia reduz as taxas do Oracle Gas em mais de 60% nos blockchains da classe 1 e em mais de 68% nos blockchains da classe 2.
O Chronicle pode ser usado em uma variedade de blockchains compatíveis com EVM, incluindo a rede principal Ethereum, Base, Optimism, Scroll e outros.
O protocolo Chronicle possui uma rede de consenso que consiste em 22 operadores de nós validadores, que inclui players importantes porquê MakerDAO, Infura e Etherscan. O protocolo é usado pelo MakerDAO, que é um dos protocolos DeFi mais influentes no ecossistema criptográfico. No totalidade, o Chronicle está sendo usado para prometer contratos inteligentes que gerenciam mais de US$ 10,8 bilhões em ativos.
Ao contrário de outras plataformas e protocolos Oracle apresentados neste item, o Chronicle não possui seu próprio token nativo.
O resultado final
Esperamos que nossa lista dos principais concorrentes do Chainlink tenha ajudado você a desvendar serviços oracle descentralizados de subida qualidade, independentemente de você estar procurando seu próximo investimento em criptografia ou tentando edificar um aplicativo descentralizado que requer dados off-chain confiáveis.
Se você quiser saber mais sobre o ecossistema criptográfico e blockchain, confira nossa lista das melhores plataformas blockchain.