Um dia depois da vitória de Donald Trump nas eleições norte-americanas, as bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em forte alta. A euforia tomou conta de Wall Streete muitos empresários, economistas e analistas de orientação liberal festejaram a volta à Casa Branca do candidato do Partido Republicano.
Seis meses depois, o mercado financeiro parece ter entrado na modalidade de depressão, amargando fortes quedas nos índices acionários. E as mesmas pessoas que apoiaram Trunfo em sua campanha eleitoral começaram a criticá-lo severamente.
A razão: a nova política comercial dos EUA. A imposição de altas tarifas alfandegárias contra todos os países do mundo, com o objetivo de proteger a economia norte-americana e criar as condições para uma reindustrialização do país.
Leia mais: “3G Capital compra gigante do setor de calçados”
“A vitória de Trunfo foi excelente para a luta contra a cultura acordou (cultura da ‘lacração’, na tradução em português) e para frear migrações descontroladas”, explica Daniel Mitchell, cofundador do Centro de Liberdade e Prosperidadeentidade criada para lutar contra a intervenção estatal na economia e preservar a concorrência fiscal internacional. “Mas ele está sendo péssimo nas escolhas de política comercial. Isso prejudicará a economia norte-americana.”
Economista libertário, Mitchell apoiou Trump, mas considera o tarifaço uma “insensatez” que poderia custar caro não apenas ao presidente norte-americano, mas também ao Partido Republicano. “Se continuar assim, existe um elevado risco de perder as eleições de meio de mandato em 2026″, disse. “E o pleito de 2028 também. Seria uma tragédia.”

Na entrevista, realizada durante o Fórum da Liberdade de Porto Alegre, Mitchell abordou uma série de questões, como os desafios contemporâneos para os liberais clássicos, os riscos representados pelo populismo fiscal e a trajetória econômica dos Estados Unidos.
Quais serão os efeitos da nova política comercial dos Estados Unidos, com a aplicação de tarifas adicionais por parte do governo Trump, para as economias norte-americana e mundial?
O melhor cenário que vocês ouvem de alguns apoiadores de Trump é que isso é apenas uma tática de negociação. Não acredito nisso. Acho que uma das poucas coisas em que Donald Trump realmente acredita, no fundo do seu coração, é que o comércio é ruim. Ele não entende de comércio internacional, não entende a economia do comércio. Ele acha que um déficit comercial significa que você está perdendo. Nenhuma teoria econômica sustenta essa visão tola. Mas ele tem essa animosidade profunda ao comércio. Temo que esse seja o início de uma guerra comercial. Com certeza, ele vai fechar alguns acordos que reduzam algumas dessas tarifas. Mas, quando a poeira baixar, teremos um sistema de comércio internacional muito pior, com barreiras comerciais muito maiores. Espero desesperadamente estar errado, mas temo estar certo.
Trump foi eleito especialmente com os votos dos trabalhadores, dos operários, das regiões do Centro-Oeste. Essas pessoas estão pedindo protecionismo. Mas essas pessoas pagarão o preço dessa política, pois a inflação será alta. Trump perderá esses eleitores logo depois da entrada em vigor do tarifaço, quando o aumento dos preços chegará às suas casas?
Trump venceu a eleição de 2024 por três motivos. Primeiro: a alta da inflação durante o governo de Joe Biden e Kamala Harris, com as pessoas registrando uma piora em seu teor de vida. Segundo: a escalada da ideologia acordou. O povo norte-americano não gosta quando meninos podem jogar contra meninas em times esportivos do ensino médio, usar seus banheiros, ou que seja imposto o uso de uma linguagem neutra. Terceiro: Kamala Harris era uma candidata terrível, e o Partido Democrata ficou preso a ela quando o idoso Biden desistiu no último minuto. Trump teve muita sorte por ter uma adversária desse tipo e em relação aos principais temas da campanha eleitoral dela. Mas não acho que o povo norte-americano votou por uma expansão maciça de tarifas alfandegárias que prejudicarão famílias de renda baixa e média. Em seu primeiro mandato, Trump levou adiante certa política protecionista. Mas era muito menor comparada ao que ele está fazendo agora. Há investimentos, poupanças, aposentadorias que estão sendo prejudicados pelo protecionismo. Haverá perdas de empregos por causa do protecionismo. O preço de produtos essenciais aumentará drasticamente por causa do protecionismo. Trump está cometendo um erro gravíssimo. E, se ele não reverter isso, causará um dano incrível ao Partido Republicano. É quase um cenário dos sonhos para o Partido Democrata, que terá uma grande vitória nas eleições de meio de mandato em 2026 e dominará totalmente o cenário político em 2028 se Trump não corrigir o erro que está cometendo.
O Partido Republicano se tornou o partido dos pobres? Dos operários, dos colarinhos azuis, e não mais da classe média? Os republicanos mudaram seu DNA, e Trump é expressão disso?
Há essa mudança notável na política norte-americana. As pessoas ricas se tornaram acordou e certos segmentos abastados da sociedade, como o mundo universitário o os intelectuais, se tornaram muito mais de esquerda, especialmente em questões sociais e culturais. Não são necessariamente socialistas loucos, como Bernie Sanders, mas simpatizam com um governo maior. Enquanto a classe trabalhadora, instintivamente, acha o acordou repugnante. A ideia de que o governo vai dizer para seus filhos que meninas podem se tornar meninos e vice-versa, escondendo isso dos pais, gerou uma forte revolta. A agenda da lacração é algo de que as pessoas comuns, de classe média ou baixa renda, não gostam. E por isso essas pessoas estão se aproximado do Partido Republicano. Eleitores negros e hispânicos estão se aproximando muito mais dos republicanos. Não é pelo protecionismo. É pelo acordou. Grande parte do eleitorado norte-americano agora é politicamente muito fluida, para usar um termo acordou. O que acontece se os republicanos voltarem para um candidato do tipo Ronald Reagan? Um tipo de candidato com uma agenda muito mais liberal clássica poderia conquistar muitos desses eleitores, assim como Reagan fez na década de 1980. Mas, se os republicanos voltarem para um republicano de classe alta, como Mitt Romney, provavelmente perderão os eleitores da classe trabalhadora. O trumpismo não é a solução. Reagan claramente conquistava esses eleitores muito antes de Trump. O que provavelmente é mais interessante de observar é se o Partido Democrata decidirá se tornar mais racional em questões de acordou. Mas o problema é que a elite do Partido Democrata, especialmente as mulheres brancas de classe alta, são totalmente acordou. É a nova religião deles. E, se você violar um dos sacramentos, eles vão querer queimá-lo na fogueira. Então fica muito difícil desvendar isso. Será fascinante ver o que acontecerá nos próximos anos.
Leia mais: “Selic a ser definida pelo Banco Central nesta semana pode ser a mais alta em 19 anos”
Leia a materia original do artigo