notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque
  • Suplente de Alcolumbre é alvo da PF por fraude no Amapá
  • MEC compra apenas livros de Português e Matemática para escolas públicas
  • Fux diverge e não referenda medidas a Bolsonaro no STF
  • Pior que não declarar é comprar Bitcoin com P2P dessa forma, alerta Ana Paula Rabello Noticias No BR
  • Inmet alerta para geada no Sul e Sudeste nesta terça-feira
  • PF conclui perícia em pen drive na casa de Bolsonaro: irrelevante
  • Vacina experimental de mRNA avança no combate universal ao câncer
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - O principal repto do Brasil é a produtividade

O principal repto do Brasil é a produtividade

Escrito por Marcio Antonio Campos23 de janeiro de 2025Updated:23 de janeiro de 2025Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
o principal desafio do brasil e a produtividade
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

O Brasil entra 2025 uma vez que um país pobre e subdesenvolvido, assim considerado em função de indicadores uma vez que: renda por habitante baixa quando comparada com os países desenvolvidos; 27,6% da população em instabilidade nutrir (pelo critério de redução na quantidade e variedade de mantimentos); 3,9% da população no Planta da Penúria da ONU, o que dá 8,4 milhões de pessoas subnutridas; e saliente número de homicídios para cada 100 milénio habitantes.

Todos esses indicadores estão relacionados de alguma maneira com o Resultado Interno Bruto (PIB) e pode-se expor que o maior repto socioeconômico brasílico dos próximos anos e décadas continua sendo fazer o PIB crescer mais que o aumento da população, para sublevar a renda por habitante e simultaneamente conseguir melhorar significativamente os indicadores sociais.

A produtividade não depende somente dos agentes produtivos privados, posto que, além da eficiência da portaria da empresa para dentro, o país precisa apresentar eficiência da portaria da empresa para fora. Neste ponto, o papel dos governos é decisivo

O aumento do PIB por habitante é somente outra forma de expor “aumento da produtividade”, que é o aumento do resultado por hora trabalhada pela país durante o ano. Essa questão trata de uma vez que fazer que cada hora trabalhada pelo povo brasílico resulte em um resultado maior do que atualmente, fator rigorosamente necessário, embora não suficiente, para sublevar o padrão de bem-estar social médio e melhorar os graves indicadores sociais. Resumindo: o repto vital e principal é o aumento da produtividade, que no Brasil representa 23,5% da produtividade nos Estados Unidos. E isso tem se mostrado um grande problema.

Até o século 18, o fator mais importante na mandamento das quantidades produzidas era o trabalho humano, já que a taxa do capital físico era relativamente pequena por ser formado basicamente por ferramentas manejadas pelo varão (foice, machado, martelo), por máquinas movidas pela força de animais (carroças, arados), pela força da chuva (rodas, bombas, pilões) e pela força dos ventos (moinhos). A origem da veras econômica mundial até portanto era que a pobreza e as duras condições de vida constituíam a veras de todos os países e, por não ter grandes diferenças no padrão médio de bem-estar, não se falava em enobrecer os países desenvolvidos e os países subdesenvolvidos.

Essa veras começou a mudar a partir de 1712, quando o inventor, ferreiro e mecânico inglês Thomas Newcomen usou a força do vapor para bombear chuva das minas próximas de sua morada e mudou o modo de produção de bens e serviços. Aquele momento foi um marco importante da Revolução Industrial e do concepção de máquina industrial uma vez que um muito de capital movido por força não humana. O movimento de progresso tecnológico continuou e foi impulsionado pelas grandes reservas de minério de ferro e de carvão mineral na Inglaterra, que passaram a ser usadas uma vez que nascente de força para as máquinas modernas e locomotivas a vapor. O resultado foi o desenvolvimento significativo da produção por hora trabalhada – a produtividade.

A Revolução Industrial e o aumento da produtividade criaram as condições para aumento do consumo e melhoria do bem-estar social médio em graduação nunca vista. Os primeiros economistas que passaram a estudar as mudanças no modo de produção identificaram a influência do capital físico uma vez que fator decisivo para o aumento da produtividade. A taxa das máquinas ao processo produtivo e ao aumento da produtividade/hora do trabalho passou a ser conhecida e reconhecida uma vez que fator decisivo para as transformações pelas quais o mundo viria a passar e para as possibilidades de melhoria do padrão de consumo gerado pela Revolução Industrial.

Com o surgimento de novas máquinas e inovações tecnológicas, começaram as preocupações com a ensino e a qualificação dos trabalhadores requeridas para operar as novas máquinas e os novos processos produtivos. O conhecimento sobre a taxa da ensino na mandamento da produção e da produtividade teve o economista Alfred Marshall uma vez que um de seus pioneiros. Marshall realizou enorme progresso nos cálculos sobre a taxa quantitativa da ensino para a produção e o rendimento dos fatores (terreno, trabalho e capital).

Apoiados pela evolução dos métodos econométricos e das técnicas de conta, os estudos e pesquisas aperfeiçoaram o entendimento da taxa das matérias-primas, do capital físico e do trabalho humano para o aumento da produtividade, chegando-se à desfecho de que, no mundo moderno, a ensino e a qualificação técnica dos trabalhadores podem responder por até dois terços da produtividade.

Desde que a humanidade fez a revolução agrícola há 10 milénio anos e, depois, a domesticação do cavalo há 6 milénio anos na região das estepes da Ucrânia, sudoeste da Rússia e Cazaquistão, houve revolução no transporte de pessoas e cargas. Daí em diante, a cada invenção ou inovação tecnológica a produtividade aumentava significativamente e oferecia as condições para melhorar as condições de vida e de bem-estar social. Nos últimos 300 anos, os saltos tecnológicos foram tão imensos que, ao culminar com a invenção da eletricidade tal uma vez que é conhecida atualmente, as possibilidades de sublevar enormemente as bases para a melhoria do conforto material e o aumento da expectativa de vida da população alcançaram um patamar nunca imaginado.

Foram as invenções, as novas tecnologias e a inovação permanente que permitiram a explosão da produtividade; por culpa dela, a humanidade conseguiu transpor de 1 bilhão de habitantes em 1830 para 8,2 bilhões atualmente. O aumento da produtividade é não somente o mais importante repto econômico do Brasil: é quesito sem a qual o sonho de transpor da pobreza, do tardada e de graves problemas sociais será um sonho irrealizável.

Vale lembrar que a produtividade não depende somente dos agentes produtivos privados, posto que, além da eficiência da portaria da empresa para dentro, o país precisa apresentar eficiência da portaria da empresa para fora. Neste ponto, o papel dos governos é decisivo. Elementos externos aos portões das unidades produtivas – caso da infraestrutura física (estradas, portos, aeroportos, armazéns, veículos de fardo), da taxa de juros e da fardo tributária – são determinantes para o aumento da eficiência universal da economia e da produtividade empresarial e pátrio, e tais elementos dependem essencialmente das escolhas dos governantes e da eficiência da máquina estatal em provê-los.

O progresso material e a melhoria social requerem outros elementos além do aumento da produtividade, mas a produtividade é o fator principal sem o qual os demais não são capazes de conduzir o país a progresso relevante; logo, o horizonte será melhor ou pior a depender do que vier a ser feito pelos governos para sublevar o resultado por hora trabalhada pelo país, a estrear pela ensino e a qualificação profissional.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

Post Anterior“Fernanda Torres merece mesmo o Oscar?”
Próximo Post Cemitério furtivo de Roraima: venezuelanos são presos
Marcio Antonio Campos

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

31 de janeiro de 2025
Lúcio Vaz

Emendas de parlamentares somaram R$ 31 bilhões em 2024

9 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque

Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque

22 de julho de 2025
Suplente de Alcolumbre é alvo da PF por fraude no Amapá

Suplente de Alcolumbre é alvo da PF por fraude no Amapá

22 de julho de 2025
MEC compra apenas livros de Português e Matemática para escolas públicas

MEC compra apenas livros de Português e Matemática para escolas públicas

22 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.