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Home - Diversos - O influenciador antissemita: um problema em ascensão Noticias No BR

O influenciador antissemita: um problema em ascensão Noticias No BR

Escrito por Christopher F. Rufo13 de março de 2025Tempo de Leitura 5 Mins
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Em 1991, uma carreata transportando um rabino judeu cruzou o bairro de Crown Heights, no Brooklyn. Depois de se separar do grupo, um dos carros avançou o sinal vermelho e colidiu com outro veículo, que desviou para o meio-fio e atingiu duas crianças negras, deixando uma ferida e outra morta. Em poucas horas, o bairro explodiu em tumultos, com multidões de moradores negros atacando instituições judaicas. Na manhã seguinte, um grupo de jovens negros esfaqueou e espancou um estudante judeu de pós-graduação até a morte.

À medida que as tensões aumentavam, o agitador racial Al Sharpton organizou protestos no local, retratando os judeus como nefastos “negociantes de diamantes” responsáveis ​​pela exploração global dos negros. Outra rodada de saques, vandalismo e violência se seguiu.

Avançando para o presente. O Hamas lançou a campanha de terror contra Israel em 7 de outubro de 2023 e criou um terreno fértil para outra guerra de propaganda. Nos Estados Unidos, acadêmicos de esquerda aproveitaram o momento para reunir apoio para a “descolonização” de Israel e, no reino digital, um novo antissemitismo surgiu.

Vários comentaristas on-line influentes — mais notavelmente, Kanye West, Candace Owens e Andrew Tate — usaram a atenção em torno de 7 de outubro para promover teorias da conspiração e, especialmente no caso de West, antissemitismo declarado, em podcasts e plataformas de mídia social, ostensivamente de uma perspectiva “de direita”.

Os dois episódios fornecem um ponto de comparação fascinante. O antissemitismo é uma aflição antiga, mas assume uma forma diferente ao longo da história, dependendo da cultura, da linguagem e da tecnologia do momento.

No caso de hoje, vemos um antissemitismo ressurgente que embaralhou a política e se perpetuou no ciberespaço. Em suma, os tumultos de Crown Heights foram digitalizados.

A primeira coisa a entender é que o ativismo de Sharpton era uma forma de política étnica de carne e osso adaptada à era televisiva. Sua narrativa em Crown Heights foi construída sobre uma queixa particular, contra pessoas particulares, em um bairro particular. Ela gerou seu poder em um tropo de esquerda: que os judeus estavam oprimindo os negros pobres e que o governo estava favorecendo “intrusos brancos” em detrimento das minorias nativas.

O resultado desejado por Sharpton era tangível: ele buscava a prisão do motorista e, mais amplamente, dinheiro para sua organização, que operava como uma rede de proteção da máfia.

O novo antissemitismo tomou um rumo diferente.

Os líderes desse movimento não são ativistas políticos, mas “influenciadores” de mídia social que construíram uma narrativa baseada não em uma estrutura de esquerda, opressor/oprimido, mas em uma teoria da conspiração difusa e codificada pela direita

Os judeus, na narrativa desses influenciadores, assumiram o controle da mídia americana, inundaram a sociedade com pornografia e organizaram redes de chantagem relacionadas a sexo para garantir apoio a Israel.

O teor desta campanha também é novo. Enquanto Sharpton procurava transmitir uma sensação de indignação sincera, os influenciadores de direita adotaram um tom distante, irônico e esquizoide — marcas registradas do discurso pós-moderno.

Quando Kanye West anuncia uma camiseta com suástica, não é porque ele está sinalizando apoio a um movimento neonazista organizado, mas porque ela simboliza transgressão e é isca para censura digital, o que o deixaria bancar o mártir. (O estado mental problemático de West também não deve ser descartado como um fator aqui.) Online, a narrativa circula por redes de esquerda, que a consideram útil para minar o apoio a Israel, e por redes de direita, que a consideram útil para construir uma audiência.

O tom irônico, é claro, não isenta West e seus seguidores. Nem significa que suas narrativas serão contidas no reino digital. Judeus americanos temem, com razão, que esse antissemitismo pós-moderno se espalhe para o mundo real e resulte em violência, como aconteceu na Europa e com o tiroteio na sinagoga Tree of Life em Pittsburgh.

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A dinâmica de tal violência também reflete as complexidades da nova cultura digital. Ao contrário do motim de Crown Heights, onde a retórica de Sharpton estava mobilizando diretamente a multidão, a relação entre o discurso online e atos de violência descentralizada e memética é frequentemente ambígua.

Há também a questão do Qual bono (“a quem beneficia”). A resposta simples é que os judeus fornecem um bode expiatório conveniente: Kanye West pode jogar a culpa em um “médico judeu” pelas consequências relacionadas ao seu transtorno bipolar; Andrew Tate pode transferir a responsabilidade para “a Matrix” por seus vários processos criminais.

Mas há outra resposta também, uma que repete o modelo Sharpton: negócios. A Internet recompensa escândalos, choques e viralidade, e teorias da conspiração desfrutam de uma demanda crescente de mercado. Candace Owens nunca foi tão popular, transformando cada indignação e acusação em novas visualizações, seguidores, assinantes e receitas.

Este problema não tem uma resposta fácil — certamente não a censura digital ou a criminalização da fala. A melhor abordagem envolve paciência: rechaçar narrativas antissemitas e construir um establishment capaz de atrair atenção e impor limites de decência. Ideologias antissemitas podem ser lucrativas na economia digital, mas são veneno no reino político. A direita deve rejeitá-las e seus comerciantes, assim como rejeitou Sharpton uma geração atrás.

©2025 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês: The Anti-Semitic Influencer Problem

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

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Christopher F. Rufo

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