notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Ato na USP reúne figuras do PT em defesa da soberania nacional
  • Paulo Melo alvo de operação contra esquema de caça-níqueis em Saquarema
  • Baleia move R$ 6,9 bilhões em Bitcoin e comunidade fala em vulnerabilidade em carteiras antigas Noticias No BR
  • Lula bloqueia Itamaraty na crise do tarifaço de Trump
  • Senador Marcos do Val ignora STF e viaja aos EUA com passaporte diplomático
  • Venezuela retoma impostos e ameaça pacto com Brasil
  • Lula provoca Trump com boné ‘Make Brasil Lula Again’ em evento
  • Sem entender criptomoedas, novo projeto de lei propõe regras impraticáveis Noticias No BR
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Mundo - O ano começa à meia-noite de 1º de janeiro?

O ano começa à meia-noite de 1º de janeiro?

Escrito por Evaristo de Miranda30 de dezembro de 2024Updated:30 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 8 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
calendário eleitoral - ano
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Pode-se forçar tudo na política,
menos o calendário.
Bruno Le Maire

Uma das contribuições mais significativas da cultura cristã e ocidental para a humanidade é a resenha do tempo e o calendário atual. Qual a razão e desde quando o ano começa à zero hora do dia 1º de janeiro? Foram séculos até o Oeste fabricar e adotar plenamente o calendário atual. Nos primeiros séculos do cristianismo, em qual data se iniciava o ano e desde quando se contavam os anos? Na origem, havia três calendários: judaico, romano e litúrgico ou religioso, o da Igreja. Nenhum satisfatório.

Ó calendário judaicoherdado dos babilônios, era essencialmente lunar. Os nomes atuais dos meses judaicos são de origem assiro-babilônica e foram assimilados pelo povo hebreu durante seu exílio na Babilônia, no século 4 antes de Cristo (a.C.). São necessários ajustes complexos para esse calendário encaixar-se no ano solar e para a Páscoa intercorrer sempre na primavera, por exemplo. O início do ano (Rosh Hashaná) é uma data traste. O Rosh Hashaná não pode iniciar em um domingo, quarta-feira ou sexta-feira. A sarau do Dia do Perdão, do Yom KipuRnão pode tombar em uma sexta-feira ou domingo, e a sarau do Purim não pode ocorrer em uma segunda-feira ou sábado. São necessários numerosos ajustesé. Os anos são contados desde a “criação do mundo”, 5,7 milénio anos detrás. Um planeta muito rejuvenescido.

+ Leia mais notícias de Mundo em Oeste

Ó calendário romano ou juliano é solar e foi herdado dos astrônomos sacerdotes egípcios. Eles estabeleceram um ano de 365 dias, por volta do ano 2800 a.C. Os anos eram contados a partir da data de instauração de Romao ano 753 aC A data de início de cada ano era fixa, nas calendas de março ou no primeiro dia de março. Ele passou por diversas evoluções. Ainda é utilizado pelos cristãos ortodoxos em vários países, porquê calendário religioso. Nele, anos bissextos ocorrem sempre de quatro em quatro anos. No calendário atual, não.

“Dadas as confusões e as divergências entre o calendário judaico e o romano, havia várias datas para o início do ano e para a festa da Páscoa.”

Inicialmente, nos primeiros séculos, o calendário litúrgico ou religioso dos cristãos tinha porquê referência principal a Páscoa, data da morte de Jesus. Dadas as confusões e as divergências entre o calendário judaico e o romano, havia várias datas para o início do ano e para a sarau da Páscoa. No século V, o papa João I decidiu dar termo às “querelas pascais” e realizar um ajuste entre o calendário litúrgico, o lunar judaico e o solar romano. Para isso, o papa designou o monge Dionísio, o Exíguo (humilde), um erudito, canonista, tradutor, astrônomo e matemático.

Vídeo do YouTube

O estudo para definir o início do ano

Confira:

  • 1 O estudo para definir o início do ano
  • 2 Leia mais:
  • 3 Outros calendários
  • 4 A resenha atual de um ano
  • 5 Leia mais:

Seu estudo, publicado no ano 525, foi uma revisão completa da repartição do tempo e uma grande reviravolta. Ele sugeriu ao papa consistir a resenha do tempo não mais na morte, mas no promanação do Cristo. E tomar essa data porquê a do início da novidade Era Cristã: o dia 25 de dezembro do ano 753 do calendário romano. Estava encerrada a Era dos Césares. O monge Dionísio estabeleceu o concepção do Ano do Senhor, No ano do Senhor (AD) ou Ano da Perdão, Ano gratuitoem vigor até os dias atuais. Agora, A.D. 2025.

A Igreja Católica arbitrou e definiu porquê data para início do ano, o dia 1º de janeiro e não o 25 de dezembro, por razões religiosas. A vinculação solene de Jesus ao seu povo e a Deus não ocorreu no seu promanação e sim no dia da circuncisão, da apresentação no templo, de sua primeira sintoma pública. Na tradição judaica, esse rito de identificação da pessoa e de seu vínculo com Deus e Israel, ocorria uma semana depois do promanação.

“O ano 1 aC foi imediatamente sucedido pelo ano 1 dC. Resultado: o primeiro século da Era Cristã teve 99 anos.”

Só por esse deslocamento de data, Jesus já teria nascido um ano antes do ano 1 da Era Cristã. Não havia ano zero nesse conta. A resenha dos anos se assemelha à ordem dos números inteiros, com exceção de um ano zero, inexistente. O ano 1 aC foi imediatamente sucedido pelo ano 1 dC. Resultado: o primeiro século da Era Cristã teve 99 anos.

Leia mais:

Naquele tempo, o zero não integrava facilmente cálculos matemáticos com algarismos romanos. Esse e outros fatores levaram o monge matemático Dionísio, a um pequeno erro de conta. Jesus nasceu no reinado de Herodes, entre os anos 3 e 6, antes da Era Cristã. Até o papa Bento XVI mostrou oriente pequeno erro em sua obra A Puerícia de Jesus. Apesar das dificuldades de notícia, das diversidades culturais e políticas, a novidade resenha do tempo foi adotada, aos poucos, na Europa e alhures.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f
Vídeo do YouTubeVídeo do YouTube

Outros calendários

Por mais de um milênio, o Oeste viveu sob o calendário julianoinstituído por Júlio Césarem 46 a.C.. Com imprecisões e deriva temporal, os equinócios se distanciaram da data real em tapume de dez dias no século 16. Sob lei do papa Gregório XIIIem 1579, matemáticos e astrônomos jesuítas das universidades de Salamanca e Coimbra trabalharam nas bases de um novo calendário. Em 24 de fevereiro de 1582, pela bula Entre os mais graveso papa lançou o Calendário Gregorianoadotado imediatamente em Portugal, Espanha e Estados Papais. Logo nos países protestantes e, hoje, em todo o planeta. A frase curta o momento assumiu, desde logo, todo o seu significado (Revista Oeste, Edição 196).

Se dependesse do movimento da Terreno em torno do Sol, a passagem do ano nunca seria à meia-noite. A Terreno realiza uma trasladação completa em 365,256363 dias solares ou 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45,2 segundos. Para festejar a viradela de ano sempre à meia-noite, o número de dias precisa ser um inteiro e não uma fração. Para tornar isso verosímil e evitar deslocamentos temporais, o ajuste final veio com o calendário gregoriano. Outra revolução. Um lucro extraordinário de precisão no conta do tempo. E elegante, com um acerto nos anos bissextos. Não são bissextos os anos seculares, salvo múltiplos de 400, porquê o ano 800 ou 1600, por exemplo.

Sem esses ajustes, o calendário juliano, ainda em uso pelos cristãos ortodoxos, acumula uma diferença para o gregoriano de 13 dias. O dia 31 de dezembro de 2024 no calendário gregoriano é dia 18 de dezembro de 2024 no calendário juliano. A chamada Revolução de Outubrorussa e comunista, na veras ocorreu em novembro. Em 25 de outubro de 1917, segundo o calendário juliano logo em vigor na Rússia dos Czaresocorreu a tomada do poder em São Petersburgo. De traje, era o dia 7 de novembro no calendário atual, o gregoriano. De lá para cá, os russos deixaram o comunismo e o calendário juliano. Ou quase.

Vídeo do YouTubeVídeo do YouTube

A resenha atual de um ano

O jeito atual de racontar o tempo ainda não tem 500 anos de existência — e é um sucesso. O calendário gregoriano é o padrão internacional de registrar o tempo, reconhecido pela Organização das Nações Unidas e pela União Postal Universal. Isso justifica-se tanto pelo peso da tradição ocidental, quanto pela precisão astronômica do calendário gregoriano. Ele estabeleceu até uma ISO específica para se datar: a ISO 8601.

Existe um exposição acordou, politicamente corretoassociado à cultura do cancelamento e da repreensãoonipresente na internet, sobre o calendário e a marcação do tempo. Ele procura expelir referências a Cristo no calendário e trata diversos desses eventos e passos históricos na construção do atual calendário porquê arbitrariedades. Anacrônicos, esses canceladores e censores ideológicos apontam todas essas datas estabelecidas pela Igreja ao longo de séculos porquê arbitrárias. Zero mais distante da verdade.

Leia mais:

“O calendário universal é o Ocidental, o Gregoriano, o estabelecido pela Igreja Católica. Tem muito ‘desconstrucionista’ incomodado com este fato”

Essas datas do atual calendário foram arbitradas, e não arbitrárias, com os melhores critérios em seu contexto histórico. Inúmeras questões necessitam de vontade. Não há livre vontade no calendário. Nem há receita na Bíblia para calcular o tempo. Ele foi arbitrado várias vezes, com recurso aos melhores cientistas de cada estação, por uma das maiores autoridades temporais, a Igreja. O Tempo Ocidental se impôs aos do Oriente e alhures. Alguma coisa distante de qualquer arbitrariedade.

O calendário universal é o Ocidental, o Gregoriano, o estabelecido pela Igreja Católica. Tem muito “desconstrucionista” incomodado com oriente traje. Na vida social e civilizada, o calendário gregoriano substituiu outros calendários (muçulmano, judaico, chinês, juliano…), limitados a usos religiosos e tradicionais. Quem regula voos de aviões, satélites, tratados internacionais, GPS de máquinas agrícolas, pagamento de boletos e o cotidiano de bilhões de pessoas é o calendário cristão, papal, romano e gregoriano, criado e estabelecido progressiva e cientificamente pela Igreja.

Sem ofensa um ideologia acordou, anticristã e antiocidental, o calendário gregoriano é um marco científico da Cristandade e de seu relativo domínio do Cronósdo Tempo. Dele, ninguém escapa, do Réveillon ao Natal, passando por Páscoa e Carnaval. Pode tentar.

Vídeo do YouTubeVídeo do YouTube

Leia também: “A ressurreição da fé”, item de Ana Paula Henkel publicado na Edição 249 da Revista Oeste



Leia a materia original do artigo

Post AnteriorEvelyn Matthei, a favorita para suceder Boric no comando do Chile
Próximo Post Ethereum tem previsão de tombar para US$ 1.710,76 até 12 de julho de 2023
Evaristo de Miranda

Veja outras matérias!

Disputa pelo comando do PT mostra radicalismo e setores polarizados

Disputa pelo comando do PT mostra radicalismo e setores polarizados

7/10 foi esforço do Hamas para atrapalhar Israel e Arábia Saudita

7/10 foi esforço do Hamas para atrapalhar Israel e Arábia Saudita / Noticias No BR

Mudança rápida de tendência?

Mudança rápida de tendência? / Noticias No BR

Manuel Magno Alves, deputado do Chega na Assembleia da República em Portugal

“Chega” será determinante no próximo governo de Portugal, diz deputado / Noticias No BR

Plenário do Parlamento da Itália

Senado italiano aprova lei que muda regras sobre cidadania / Noticias No BR

EUA: irmãos Menendez, que mataram os pais, têm pena reduzida

EUA: irmãos Menendez, que mataram os pais, têm pena reduzida / Noticias No BR

Estados Unidos acolhem 59 refugiados da África do Sul

Estados Unidos acolhem 59 refugiados da África do Sul / Noticias No BR

Antes do conclave, Frei Betto descartou um papa dos EUA

Antes do conclave, Frei Betto descartou um papa dos EUA / Noticias No BR

Refém libertado pelo Hamas encontra a família

Refém libertado pelo Hamas encontra a família / Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Emissão de moeda sem lastro é risco para a economia

16 de novembro de 2024
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
NOVIDADES
Ato na USP reúne figuras do PT em defesa da soberania nacional

Ato na USP reúne figuras do PT em defesa da soberania nacional

26 de julho de 2025
Paulo Melo alvo de operação contra esquema de caça-níqueis em Saquarema

Paulo Melo alvo de operação contra esquema de caça-níqueis em Saquarema

25 de julho de 2025
Baleia move R$ 6,9 bilhões em Bitcoin e comunidade fala em vulnerabilidade em carteiras antigas

Baleia move R$ 6,9 bilhões em Bitcoin e comunidade fala em vulnerabilidade em carteiras antigas Noticias No BR

25 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.