Na semana passada, chuvas intensas atingiram as regiões Sul, Sudeste e Núcleo-Oeste. Desde a sexta-feira 1º, acumulados de precipitação alcançaram murado de 100 mm no Triângulo Mineiro, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul. Em áreas da Região Sul e do Núcleo-Oeste, por exemplo, os volumes variaram entre 20 mm e 60 mm. Para a próxima semana, a previsão do tempo alerta para a perenidade e o aumento das chuvas, com acumulados que podem atingir aproximadamente 200 mm até sexta-feira 8.
Os episódios mais intensos devem ocorrer no período da tarde, com potencial para tempestades localizadas, conforme o site especializado Meteored. Nesta segunda-feira, 4, a previsão é de firmamento nublado e chuvas de intensidade moderada em São Paulo e no Triângulo Mineiro.
Em Minas Gerais e no Espírito Santo, as chuvas devem ser mais isoladas. No entanto, à tarde, há risco de chuvas intensas e tempestades em São Paulo, além do centro-sul e do oeste de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, as precipitações serão mais dispersas, enquanto no Espírito Santo haverá alternância entre períodos de chuva e tempo sequioso.
Confira a previsão do tempo desta semana
Confira:
No Sul do Brasil, a previsão do tempo mostra que a manhã desta segunda-feira deve principiar com chuvas leves a moderadas no centro-norte e no leste do Paraná, além do centro-leste de Santa Catarina. Durante a tarde, as chuvas se intensificam, principalmente no setentrião e no oeste do Paraná.
O leste paranaense e catarinense continuarão nublados, com chuvas leves. No Rio Grande do Sul, a nebulosidade aumenta. Pancadas isoladas podem ocorrer no oeste, na região mediano, em Porto Prazenteiro e na serra, intensificando-se durante a noite no oeste.
No Núcleo-Oeste, a segunda-feira será marcada por muita nebulosidade em Goiás, Mato Grosso do Sul e nas partes leste e setentrião de Mato Grosso. Haverá chuvas pontuais pela manhã no centro-leste e no sul de Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e no leste de Mato Grosso.
À tarde, há alerta para chuvas intensas e risco de tempestades no centro-leste de Mato Grosso do Sul, em Goiás e nas regiões setentrião, leste e sudeste de Mato Grosso. Na Região Setentrião, a previsão é de chuvas de potente intensidade no meio, no sul e no noroeste do Pará, além do setentrião do Tocantins. Durante a tarde, as instabilidades podem fomentar pancadas isoladas no Acre, no Amazonas, no setentrião de Rondônia e em boa secção do Pará.
Tempo nublado a partir de terça-feira
Na terça-feira 5, no Sudeste, o tempo será nublado. Há mais chance de chuvas pela manhã, que podem variar de fraca a moderada intensidade em São Paulo, Triângulo Mineiro e oeste e centro-sul de Minas Gerais.
A partir da tarde, há alerta de chuvas intensas e risco de tempestades pontuais em São Paulo, centro-sul e oeste de Minas, assim porquê no sul e na região serrana do Rio de Janeiro. No Sul do Brasil, a instabilidade aumenta com a chegada de uma frente fria.
Pela manhã, pancadas de potente intensidade devem ocorrer no centro-sul do Rio Grande do Sul, e, ao término do período, no oeste, missões e Porto Prazenteiro. O tempo ficará nublado, com possibilidade de chuvas leves, no centro-leste de Santa Catarina e no setentrião e leste do Paraná.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Durante a tarde, a frente fria no Sul contribui para chuvas fortes e tempestades no sudeste e na metade setentrião do Rio Grande do Sul, assim porquê no sul e no extremo oeste de Santa Catarina. Nas demais regiões catarinenses, haverá muita nebulosidade, mas chuvas fracas e pontuais somente no leste. No Paraná, a previsão é de pancadas isoladas em todas as regiões.
No Núcleo-Oeste, a manhã será de muita nebulosidade e pouca chuva em Goiás e no setentrião e no leste de Mato Grosso do Sul.
A partir da tarde, instabilidades se espalham por toda a região, com potencial para chuvas intensas e tempestades em todos os Estados. Na Região Setentrião, a possibilidade de chuva pela manhã é restrita ao noroeste do Amazonas e entre o sudeste do Pará e Tocantins. No período da tarde, há alerta de chuvas intensas e tempestades no Acre, Amazonas, Rondônia, metade sul do Pará e Tocantins.
Nebulosidade aparece na quarta-feira
Na quarta-feira, o Sudeste enfrentará mais um dia de muita nebulosidade e baixa chance de chuvas pela manhã. O sol poderá surgir mais facilmente ao longo do dia nas porções mediano e setentrião de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A partir da tarde, há alerta de chuvas intensas e tempestades para todo o Estado de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro, com possibilidade remota para o sul do Rio de Janeiro e para a região de Belo Horizonte.
No Sul, a previsão do tempo alerta para chuvas em toda a região, com muita nebulosidade pela manhã e chance de chuvas fracas e pontuais somente no leste de Santa Catarina e no Paraná. Durante a tarde, há possibilidade de pancadas isoladas sem potencial para transtornos na metade setentrião do Rio Grande do Sul e em todas as regiões de Santa Catarina e Paraná.
Na metade sul gaúcha, o tempo segue nublado, mas com chuvas de fraca intensidade. No Núcleo-Oeste, a previsão continua com muita nebulosidade e pouco potencial de precipitação pela manhã.
A partir da tarde, há alerta de chuvas intensas e tempestades para os três Estados, com maior possibilidade para Mato Grosso e Goiás. Na Região Setentrião, a previsão de chuvas mais intensas e tempestades para o Acre, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará. No Tocantins, o potencial de chuva diminui consideravelmente.
Previsão do tempo alerta para chuvas intensas no término de semana
Na quinta-feira 7, as chuvas continuam em grande secção das regiões Sul, Sudeste, Núcleo-Oeste e Setentrião, com maior intensidade a partir do período da tarde.
Na sexta-feira 8, a previsão do tempo aponta para uma mudança significativa, com redução das chuvas na Região Sul e com a formação de um ducto de umidade que aumenta o potencial de precipitação sobre o Sudeste e o Núcleo-Oeste. Isso afeta principalmente São Paulo, Mato Grosso do Sul, metade sul de Minas Gerais e até mesmo no Estado do Rio de Janeiro.