* Por André Teté, Head de Inovação da VR Software
Considerada a maior feira do varejo global, a NRF Retails’ Big Show sempre traz informações extremamente úteis para todas empresas e profissionais que atuam no setor. O evento é realizado anualmente na “capital do mundo” Novidade York e reúne todos os principais players, vindos de mais de 90 países.
Presenciar a edição de 2025 in loco foi uma experiência transformadora. A NRF tem o poder de reunir o que há de mais avançado em produtos, serviços, inovações e tendências. Durante os primeiros dias, assisti a palestras ministradas por altos executivos de empresas porquê Amazon, Mattel, Reebok, Walmart, Intel e Nvidia – gigantes de setores distintos, mas com interesses em geral: inovação e impacto no consumidor.
Os aprendizados foram ricos e diversos, abrangendo temas essenciais porquê lucidez sintético e sustentabilidade voltadas ao cliente. Entre as apresentações mais marcantes, destaco a palestra de Doug Herrington, CEO Worldwide da Amazon Stores. Ele detalhou porquê a companhia está em regular evolução para atender às necessidades dos clientes. Um bom exemplo é a implementação de lucidez sintético para personalizar a experiência de compra, incluindo novas formas de procura e recomendações por meio de tecnologias avançadas.
O porta-voz da Amazon também deu boas demonstrações de porquê as companhias devem estar sempre atentas a questões relacionadas às condições de trabalho e à sustentabilidade. Atualmente, eles utilizam tecnologia de ponta em seus centros de distribuição, porquê robôs colaborativos no transporte e na organização de produtos, a término de aumentar a eficiência e prometer a segurança dos funcionários. Outrossim, a gigante norte-americana adota veículos elétricos e tecnologias de reconhecimento visual, para tornar o transporte mais eficiente e sustentável.
Uma frase marcante dita por Herrington durante sua palestra foi: “Não temos que ser apaixonados por inovação, e sim nos apaixonar por falhar.” Essa reflexão é poderosa, pois nos convida a repensar a maneira porquê encaramos o processo de inovação. Normalmente, somos condicionados a ver o fracasso porquê alguma coisa negativo, alguma coisa a ser evitado a todo dispêndio. No entanto, Herrington sugere que o verdadeiro propagação e inovação surgem quando abraçamos o erro porquê secção importante da jornada.
Muitas vezes, o terror de falhar impede as empresas de inovar de forma ousada. No entanto, porquê exemplificado pela Amazon, a nequice não é vista porquê um término, mas porquê um passo necessário rumo ao aprimoramento contínuo. Ao adotar essa mentalidade, as organizações se tornam mais resilientes e capazes de gerar inovações significativas, sabendo que o erro é uma secção oriundo do caminho para o sucesso.
Para mim, a NRF deixa uma mensagem clara: os players do varejo global devem estar mais atentos do que nunca ao trajo de quem dita as tendências não somos nós, as empresas, mas, sim, o público consumidor. São os clientes que demandam a evolução de tecnologias, o foco de produtos, o nível da qualidade dos serviços.
Vendo isso de perto, pude entender que a VR Software, empresa que me permite colocar essas ideias em prática diariamente, está fazendo o que precisa ser feito, do jeito que precisa ser feito. Simples que sempre há o que melhorar, a evolução é uma urgência para qualquer companhia. No entanto, podemos nos orgulhar do trabalho que faz a VR Software crescer ano posteriormente ano e a coloca porquê a primeira empresa brasileira de softwares para supermercados a ter um estande na NRF.
* André Teté é Head de Inovação da VR Software, empresa brasileira especializada em tecnologia para o setor supermercadista, que transaciona muro de R$50 bilhões todos os anos.