O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) lançou, no final de 2024, um novo ciclo, ainda mais completo do Programa Cidade Empreendedora, que foi criado em 2021, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes). Agora chamado Cidade Empreendedora Mais, o programa intensifica suas ações e estratégias direcionadas para a economia dos municípios, visando o desenvolvimento por meio da modernização da gestão pública, a melhoria do ambiente de negócios e o fortalecimento do empreendedorismo.
“Acreditamos que política pública implementada dentro de uma cidade, dentro de uma gestão municipal, precisa perenizar, ganhar musculatura e ganhar a cultura empreendedora de uma cidade. E aí, como formatar um novo programa para que continuemos fortalecendo e mantendo as políticas já implementadas nas cidades, mas também trazendo novidades e ações principalmente naqueles municípios que atingiram nota boa, ou nota acima de 7,5 no programa anterior? Surge então o Cidade Empreendedora Mais, porque queremos avançar com as políticas públicas de micro e pequena empresa. Queremos cidades mais sustentáveis, mais inovadoras e mais criativas”, salienta o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
Durante a primeira fase do Cidade Empreendedora, a adesão dos municípios capixabas foi unânime, com as 78 prefeituras participando. Para a nova jornada, Rigo garante dedicação e apoio total, conforme o interesse do setor público. “Se as prefeituras desejarem iremos avançar ainda mais com as políticas que fomentam empreendedores. Não é um formato mágico. A gente faz um programa sob medida para os prefeitos do Espírito Santo, ofertando um conjunto de ações, consultorias e apoio. Se quiserem total apoio do Sebrae e da Aderes, esses prefeitos vão ter. Estamos convidando para que todos façam a adesão ao nosso Programa Cidade Empreendedora Mais”.
![pube](https://noticiasnobr.com.br/wp-content/uploads/2024/11/Ferramenta-genomica-vai-reunir-tres-racas-de-bovinos-leiteiros.gif)
Visitas já começaram
Contribuir para um estado com cidades mais empreendedoras, mais sustentáveis, mais inovadoras e mais criativas é o objetivo do Programa Cidade Empreendedora Mais, e uma comitiva com representantes do Sebrae/ES e da Aderes está pegando a estrada e já começou a se reunir com os prefeitos para apresentar as novidades do Programa.
A primeira prefeitura a receber a equipe foi a de Marechal Floriano, e o encontro com o prefeito Antônio Lidiney Gobbi aconteceu na última terça-feira (28). “Não tenho dúvida que com essa parceria o município de Marechal Floriano vai avançar muito, pelo menos umas cem vezes mais. Por isso, agradeço à equipe do Sebrae que vai nos conduzir, ao Governo, e a minha equipe que está pronta para trabalhar e transformar a nossa cidade”, disse.
Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, que esteve presente na visita inaugural, o trabalho realizado pela equipe do Sebrae/ES será efetivo na transformação dos territórios. “Cada município terá um Programa Cidade Empreendedora diferente. Faremos diagnósticos, avaliações, monitoramentos e vamos preparar uma boa cidade na gestão pública, fomentando o empreendedorismo e proporcionando desenvolvimento”.
Nesta quinta (30), foi a vez de Anchieta receber a visita da equipe, que contou com as presenças do diretor de Atendimento do Sebrae/ES, José Eugênio Vieira, e do gerente de projetos especiais da Aderes, Samuel Messias. Outras prefeituras já estão agendadas para receber essa comitiva, que vai passar por todas as cidades do Espírito Santo. O Programa foi pensando sob medida para as prefeituras, sendo capaz de se adaptar à realidade de todos os municípios, customizando soluções e caminhos. Confira alguns dos pilares principais do Cidade Empreendedora Mais.
O primeiro pilar a ser trabalhado pelo programa é o Cidade Mais Empreendedora, em que cinco temas serão tratados:
- Adotar políticas públicas inovadoras e eficazes para promover ativamente o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico
- Criar um ambiente de negócios ágil e arrojado
- Facilitar a abertura e o crescimento de micro e pequenas empresas
- Promover a inovação e a modernização do setor produtivo e Atrair investimentos e fortalece a economia local.
O segundo pilar é o Cidade Mais Inovadora e Criativa, os temas tratados serão:
- Promover o desenvolvimento econômico sustentável investindo em inovação, cultura empreendedora e economia criativa como pilares de crescimento
- Identificar e conectar os diversos atores que compõem seus ecossistemas de inovação e criatividade, criando redes de colaboração que fortalecem as cadeias de valor locais
- Fomentar a sinergia entre empresas, instituições de ensino, governo e comunidades
- Criar um ecossistema forte que impulsiona o desenvolvimento econômico e social com o surgimento de novas oportunidades e soluções criativas e sustentáveis
O terceiro pilar, trata da Cidade Mais Turística, que tem como propósito:
- Ativar o turismo como impulsionador do desenvolvimento sustentável e da transformação territorial
- Estimular segmentos econômicos e toda a cadeia produtiva local para contribuir com a geração de empregos e renda, inclusão social, além de estímulo ao ambiente de negócios
- Valorizar a preservação e conservação dos recursos naturais e exaltar a cultura local