notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Bybit anuncia premiação recorde de 10 milhões de USDT no WSOT 2025 Noticias No BR
  • “Pump.fun brasileira” permite criar tokens em segundos e aceita PIX Noticias No BR
  • Streamer faz criptomoeda cair 99% após “clicar em botão errado” e é acusado de golpe Noticias No BR
  • Maior evento de Bitcoin do Brasil começa venda de ingressos e promete reunir os maiores nomes do mundo Noticias No BR
  • El Salvador divide bitcoin em 14 endereços para se proteger de ameaça quântica Noticias No BR
  • Descubra Como Chegar a Caraíva com Conforto e Segurança
  • Derivativos de ativos virtuais: por que o Brasil precisa enfrentar esse debate regulatório Noticias No BR
  • Bitcoin em perigo: como um investidor perdeu US $ 91 milhões e como proteger seus ativos de golpes Noticias No BR
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Moca dispara na Bolsa; indústria vai reajustar preços ao consumidor

Moca dispara na Bolsa; indústria vai reajustar preços ao consumidor

Escrito por Marcos Tosi29 de dezembro de 2024Updated:29 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 7 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Café dispara na Bolsa; indústria vai reajustar preços ao consumidor
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Na reta final de 2024, as cotações de moca na Bolsa de Novidade York chegaram ao maior valor nominal histórico e quebraram um recorde de mais de 50 anos, quando a grande “geada negra” dizimou as plantações no Paraná, nos anos 1970. Em dezembro, a cotação da saca de 60 kg do tipo arábica dobrou em relação ao início do ano e passou de R$ 2.200. Não há sinais que aliviem o nervosismo do mercado internacional. E, no varejo brasiliano, novos reajustes estão previstos.

Dados da Associação Brasileira da Indústria do Moca (Abic) apontam que, de novembro de 2023 a novembro de 2024, a subida nos supermercados foi de 38%. Enquanto isso, a subida da cotação da commodity na Bolsa superou 100%. “As indústrias estão entendendo que não vão conseguir repor os estoques e foram para o varejo negociar um novo aumento”, diz Celírio Inácio, diretor-executivo da Abic.

“O aumento do preço do café na prateleira é inevitável. Deve ficar entre 35% e 40% até meados de janeiro. Depois, é possível que os preços se mantenham. Mas se houver qualquer soluço, podemos galgar patamares ainda maiores”, prevê Inácio.

Safra recorde não veio. Ao contrário

Confira:

  • 1 Safra recorde não veio. Ao contrário
  • 2 Relatório da Volcafe azedou o moca na Bolsa
  • 3 Estiagem traz mais incerteza que geada
  • 4 Trump e China mexem com o mercado do moca na Bolsa
  • 5 Todos à espera dos números da Conab
  • 6 Porto de Santos reconhece atrasos

Os cafezais funcionam num ciclo de bianualidade. Safra enxurro seguida de outra menor, sucessivamente. Esse ano deveria ser de subida no Brasil, que responde sozinho por um terço da produção mundial. Mas a estiagem estragou os planos.

“Desde 2021, quando houve uma forte geada, o mercado esperava uma safra gigante no Brasil para se livrar de todos os problemas. Em vez disso, tivemos colheitas medianas e, agora, de novo, o país foi atingido por um problema climático. De repente, as pessoas acordaram e perceberam que a safra não será cheia e nem sequer boa. O mercado está nervoso e percebe que não há como substituir a falta do café brasileiro”, disse à Publicação do Povo Neil Rosser, diretor da Bison Luxley Commodities, corretora de moca com sede em Londres.

A dimensão dos danos da estiagem também pegou as torrefadoras de surpresa. “No final do ano passado e no primeiro semestre desse ano as grandes torrefações do mundo começaram a usar os estoques, porque mantê-los custava dinheiro, visto que os juros que eram negativos passaram a ser positivos. Elas imaginavam que no segundo semestre de 2024 iriam repor esses estoques todos muito mais baratos, porque a safra do Brasil ia ser grande. Mas a safra frustrou”, corrobora Eduardo Carvalhaes Junior, corretor do centenário Escritório Carvalhaes, de Santos (SP).

Relatório da Volcafe azedou o moca na Bolsa

A estimativa solene sobre a quebra da colheita no Brasil, feita pela Conab, só deve trespassar no final de janeiro. Mas um relatório da Volcafe, uma das maiores tradings globais de moca, colocou o mercado em polvorosa na segunda semana de dezembro. A estimativa da companhia suíça é de que a safra brasileira de moca arábica encolherá 11 milhões de toneladas, sendo reduzida para 34,4 milhões. Nas bolsas, a cotação do arábica disparou e chegou a 3,48 dólares por libra-peso.

Neste ano, o estresse das plantações pela seca prolongada no outono-inverno culminou com vegetais enfraquecidas, que perderam boa secção da florada da primavera. Diante da perspectiva de colheita pobre, muitos produtores optaram por esqueletar os pés de moca (espécie de poda), visando estimular a produção no ano seguinte.

Por outro lado, por ser uma vegetal perene, que produz até 25 anos, o moca carrega os efeitos climáticos adversos de uma safra para outra. Dissemelhante, por exemplo, da soja ou milho, culturas anuais que “zeram o jogo” a cada semeadura. Inácio, da Abic, lembra que o efeito da seca pode ser pior do que o de uma geada.

Indústria pediu ao varejo reajustes “parcelados” do moca: 15% em dezembro e mais 15% em janeiro (Foto: Wenderson Araujo / Divulgação CNA)

Estiagem traz mais incerteza que geada

“A geada a gente olha e sabe onde começou e onde terminou [o dano] em determinada região. Mas quando é problema hídrico, você só vai ficar sabendo quando ocorre a florada. É sempre da mesma planta que nós estamos falando. E dessa vez, não temos condição nenhuma de dizer que essa safra vai ser boa, mesmo que haja chuva em janeiro e fevereiro”, observa Inácio.

Além das condições climáticas que comprometeram as safras dos dois maiores produtores, Brasil e Vietnã, há outros fatores estruturantes que mantêm a pressão sobre preços, em médio prazo. A economia do moca é global e os insumos são dolarizados.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f

O contexto de juros mais altos em vários países, coligado à valorização da moeda americana, tornou rosto a manutenção de estoques pelas torrefadoras. Em uma situação normal, destaca Rosser, da Bison Luxley, o mercado pagava um prêmio para quem carregasse os estoques. Hoje, devido à oferta apertada, ocorre o contrário. “É o mercado de curto prazo que paga o prêmio. Você perde dinheiro a cada mês que carrega estoque”, frisa.

Trump e China mexem com o mercado do moca na Bolsa

“Cidadão do mundo”, o moca sofre com as instabilidades globais, seja a guerra da Ucrânia e seus efeitos no dispêndio dos insumos, seja a ameaço generalizada de sanções e sobretaxas do novo governo de Donald Trump. “Ele acorda de manhã e depois diz o que vai fazer”, sublinha Eduardo Carvalhaes Júnior, corretor de moca de Santos (SP).

Paralelamente, o aumento do consumo de moca na China deve exigir expansão dos cultivos. “Hoje a China já tem mais cafeterias do que os Estados Unidos, mas o consumo deles é menor. Há quatro anos era a 20.ª maior compradora de café do Brasil, e agora já está no 6.º lugar”, pondera Carvalhaes.

Ainda que se mantenha na liderança isolada na produção mundial de moca, o Brasil não tem conseguido repetir o recorde próximo de 70 milhões de toneladas exportadas em 2020. Nos últimos anos o patamar sumo tem ficado em torno de 50 milhões de toneladas. O diagnóstico é de que, para expandir em volume e qualidade diante de incidentes climáticos mais frequentes, o cafeicultor precisará fazer investimentos que vão impactar os custos de produção e vangloriar o preço final.

“Existe um novo normal em relação ao preço do café. Isso leva em consideração o aumento da demanda, mas também um aumento do custo de produção para o produtor. Ele precisará eventualmente irrigar e adotar práticas de manejo que encarecem a atividade. A perspectiva de alta no preço é de longo prazo, porque existem fatores estruturantes, como câmbio, custos e esses incidentes climáticos mais recorrentes”, sublinha Vinicius Estrela, diretor-executivo da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

Todos à espera dos números da Conab

O único consenso por enquanto é de que a safra será menor, pressionando os preços. Enquanto não sai a estimativa solene da Conab, o tamanho da quebra vira motivo para especulação no mercado. “Aqueles que são da produção sempre dizem que os números da Conab são um exagero, e baixam as estimativas. E aqueles do lado comprador levantam os números. Um lado baixa 5 milhões de sacas, outro lado sobe 5 milhões de sacas. Mas acaba dando sempre o número da Conab, no meio disso”, assegura Carvalhaes.

Especulações à secção, não bastassem os fatores climáticos, econômicos e geopolíticos a pressionar o preço do moca, no Brasil ainda se acrescenta o peso do gargalo logístico, que piorou nesta temporada. Vinícius Estrela, da BSCA, aponta que existem hoje 2 milhões de sacas de moca parados no Porto de Santos.

A média de espera na fileira do embarque saltou de quatro a dez dias para perto de um mês. Em alguns casos, até 60 dias. Segundo o Recomendação dos Exportadores de Moca do Brasil (Cecafé), até setembro o prejuízo amontoado pelos atrasos foi de R$ 5,93 bilhões.

“E quem paga essa conta? É tanto o consumidor brasileiro como o exportador que tem sua margem diminuída”, sublinha Estrela, da BSCA.

Porto de Santos reconhece atrasos

Contatada, a Mando Portuária de Santos (APS) informou que de janeiro a novembro houve aumento de 24% nos embarques de moca por Santos, atingindo 1,83 milhão de toneladas.

A APS diz que vem promovendo conversas dentro de seu papel de intermediar a procura de soluções, “uma vez que não é responsável pela execução das operações, com vistas a se tentar achar o melhor modelo para mitigar os atrasos mencionados”. “É uma tarefa que demanda tempo, pois envolve diversos cenários e muitas instituições envolvidas”, conclui a nota do Porto de Santos.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorPonte da Integração completa dois anos sem receber veículos
Próximo Post Dino vira peça-chave para o governo em menos de um ano no STF
Marcos Tosi

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 08 31 170141

Descubra Como Chegar a Caraíva com Conforto e Segurança

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

EM DESTAQUE
Análise do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

Estudo do Ledger Flex – A carteira criptografada com tela sensível ao toque da Ledger vale a pena?

7 de novembro de 2024
Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

Conflito em Israel: uma análise sobre proteção, política e internationalismo

19 de junho de 2025
Política de Musk e Trump revela conflitos na direita conservadora

Política de Musk e Trump revela conflitos na direita conservadora

7 de junho de 2025
Populismo: O Discurso que Conquista

Populismo: O Discurso que Conquista

3 de março de 2025
Bird Daily Combo para 11 de janeiro de 2025 – Maximize seu Bird TON Rewards

Bird Daily Combo para 11 de janeiro de 2025 – Maximize seu Bird TON Rewards

11 de janeiro de 2025
NOVIDADES
Bybit anuncia premiação recorde de 10 milhões de USDT no WSOT 2025

Bybit anuncia premiação recorde de 10 milhões de USDT no WSOT 2025 Noticias No BR

5 de setembro de 2025
"Pump.fun brasileira" permite criar tokens em segundos e aceita PIX

“Pump.fun brasileira” permite criar tokens em segundos e aceita PIX Noticias No BR

4 de setembro de 2025
Streamer faz criptomoeda cair 99% após “clicar em botão errado” e é acusado de golpe

Streamer faz criptomoeda cair 99% após “clicar em botão errado” e é acusado de golpe Noticias No BR

3 de setembro de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.