Com sete acertos, em 4’32”, o degustador Bruno Megda, de Cabo Virente (MG), é o novo vencedor brasílico de Cup Tasters. A competição, realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Sucursal Brasileira de promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), dentro do projeto “Brazil. The Coffee Nation”, terminou anteontem, 27 de novembro, no Meio de Vantagem em Cafeicultura – Senar, em Varginha (MG). Completam o pódio a segunda colocada Ellen Martins, natural de Ervália (MG), degustadora da Coopercafem, e Marcos Dominguito, de Varginha, provador da Unicafé.
O Campeonato Brasílio de Cup Tasters, que contou com suporte da empresa BUNN e da Associação Brasileira de Classificadores e Degustadores de Cafés (ABCD Moca) neste ano, pôs em prova a velocidade, a habilidade e a precisão em honrar as diferenças de sabor em cafés especiais do degustador profissional. Três xícaras são colocadas em um triângulo, sendo duas com cafés idênticos e uma dissemelhante. Usando habilidades de olfato, paladar, atenção e experiência, o provador precisa identificar a xícara dissemelhante no triângulo o mais rápido verosímil.Na competição, os degustadores provam um totalidade de oito triangulações por rodada e os oito melhores, com o maior número de acertos e tempo mais rápido, avançam para a próxima rodada, até chegarem a quatro competidores, que disputam a final. O vencedor Bruno Megda provou um totalidade de 96 cafés em todo o campeonato. Com o título, ele se transforma no mais novo legado dos cafés do Brasil e representará o país no Campeonato Mundial de Cup Tasters, que será realizado em Genebra, na Suíça, em junho de 2025.
Vinicius Estrela, diretor executivo da BSCA, comenta que a entidade realiza os Campeonatos Brasileiros de Barismo, uma vez que o de Cup Tasters, com o intuito de envolver a comunidade cafeeira e promover a vantagem do moca peculiar. “Realizadas há 23 anos no Brasil, as competições têm, entre outras, a missão de encontrar embaixadores do café e ajudar a impulsionar carreiras, incentivando uma constante capacitação e o desenvolvimento de novas tendências, técnicas, equipamentos e produtos. O Bruno é nosso novo embaixador e desejo muito sucesso no mundial”, comenta.
O atual vencedor mundial de prova de moca é do Brasil. Em abril deste ano, o brasílico Dionathan Almeida, provador de moca das Fazendas Caxambu e Aracaçu, de Três Pontas (MG), superou 33 competidores de todo o mundo e levantou o caneco do World Cup Tasters Championship, realizado em Chicago, nos Estados Unidos. Ele teve 100% de aproveitamento na estudo das oito xícaras na final da competição, em 2’19”, desempenho 10 segundos mais rápido do que a segunda colocada, a alemã Aurore Ceretta, e 32 segundos melhor do que o terceiro disposto, Han Jong Lee, da Novidade Zelândia. Aliás, na semifinal, ele bateu o recorde mundial de menor tempo do campeonato, com o acerto das oito xícaras em 2’09”.
O Campeonato Brasílio de Cup Tasters é sancionado pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Uma vez que National Body no Brasil, a BSCA é a responsável, no país, pela realização das etapas qualificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões nacionais para a temporada final dos certames globais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers (preparo de moca); (iv) Coffee in Good Spirits (moca associado a bebidas alcoólicas); (v) Cup Tasters (degustadores de moca); (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (moca turco).