O comício realizado em um estádio em Houston, no Texas, contou com a participação de cerca de 20 mil pessoas. No evento, estava presente a cantora Beyoncé, que manifestou apoio à candidata democrata à presidência dos Estados Unidos, Kamala Harris. “Não estou aqui como uma celebridade e nem como uma figura política, estou aqui como uma mãe preocupada com o mundo que meus filhos vivem”, disse a artista em sua cidade natal.
Ela também afirmou que defende um mundo em que é possível ter “liberdade de controlar nossos corpos” e incentivou a participação popular por meio do voto enfatizando ser esse “uma das ferramentas mais valiosas”.
Kamala Harris tem como tema de sua campanha a música Freedom, da cantora norte-americana. Ao final de sua fala, Beyoncé pediu voto a candidata dizendo ser ela “a próxima presidente dos Estados Unidos”.
Durante o comício, a candidata do partido democrata também fez apelo de voto a mulheres americanas com o discurso focado no direito ao aborto. Kamala criticou o posicionamento de Trump diante do assunto. “Quando era presidente, Trump escolheu três juízes para a Suprema Corte com a intenção que eles derrubassem [o direito ao aborto], e eles fizeram isso, e agora mais de 20 estados têm alguma proibição ao aborto. Isso é imoral”, afirmou Harris. E completou dizendo que “às mulheres que se sentem marginalizadas, como se elas tivessem feito algo de errado, como se fossem criminosas, eu digo: nós te ouvimos, e estamos com vocês”.
Kamala Harris e Donald Trump estão tecnicamente empatados na corrida rumo à Casa Branca, de acordo com a última pesquisa feita pelo The New York Times.
Aborto nos EUA
O tema aborto ganhou relevância nos Estados Unidos depois que a Suprema Corte americana derrubou a jurisprudência Roe v. Wade de 1970, em junho de 2022. O texto garantia o direito legal das mulheres praticarem o aborto no país sem nenhuma restrição do Estado. Após a decisão, cada estado norte-americano tem definido suas próprias regras.