notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Câmara aumenta pena para pedófilos e aprova 16 medidas para crianças
  • Por que o Brasil precisa derrubar os vetos do licenciamento ambiental
  • Senado aprova PL que proíbe aborto após 22 semanas de gestação
  • A crise política e econômica que abala a França de Macron
  • Vulcão Lewotobi entra em erupção e provoca evacuação na Indonésia
  • Lumx levanta US$ 3,4 milhões para acelerar infraestrutura de stablecoins e pagamentos digitais na América Latina Noticias No BR
  • São Paulo prende 57 por venda ilegal de bebidas adulteradas
  • Moraes adverte advogado durante julgamento histórico no STF
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - Judiciário derruba lei Escola sem Partido em Santa Catarina Noticias No BR

Judiciário derruba lei Escola sem Partido em Santa Catarina Noticias No BR

Escrito por Brasil10 de março de 2025Tempo de Leitura 5 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone Notícias
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

O Tribunal de {{aqui}} de Santa Catarina (TJ-SC) declarou que a lei estadual “Escola sem Partido” é inconstitucional, atendendo a pedido do Psol, que recorreu ao Judiciário após a sanção da lei 18.637 pelo governador Jorginho Mello (PL), em 2023.

O projeto de lei havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) para instituir a Semana Escolar de Combate à Violência Institucional Contra a Criança e o Adolescente no calendário da rede pública de educação.

Os artigos aprovados possuem medidas que foram consideradas pelo Psol como censura das atividades dos docentes nas salas de aula. Entre os artigos, a legislação estadual prevê que:

  • o estudante tem direito de liberdade de aprender conteúdo politicamente neutro e livre de ideologia
  • professores devem respeitar as convicções políticas, ideológicas, morais e religiosas dos estudantes.

A lei estadual também determina a inclusão de cartazes nos colégios durante a Semana Escolar de Combate à Violência Institucional com os deveres dos docentes. “O professor não se valerá da audiência cativa dos estudantes com o objetivo de persuadi-los a quaisquer correntes políticas, ideológicas ou partidárias”, diz um dos tópicos.

Além de considerar a lei inconstitucional ao apontar que cabe à União estabelecer normas gerais na área da educação e aos estados “editar normas suplementares”, o relator do caso, desembargador Alexandre d’Ivanenko, acatou o argumento do Psol ao se manifestar sobre as proibições elencadas na lei estadual. “Fácil observar que a legislação combatida vai além de enumerar os deveres do professor de forma propositiva, ela o faz de forma proibitiva”, argumentou.

No voto pela inconstitucionalidade da lei catarinense, o desembargador afirma que a norma que institui o princípio da valorização dos profissionais de ensino não é atendida pela legislação e aponta que os professores podem ser punidos pelas atividades nas escolas. “É verdade que a lei ora sob análise não prevê expressamente qualquer punição aos professores, o que não significa, no entanto, que ele não ficaria sujeito, no mínimo, ao escrutínio público e até mesmo a um processo administrativo disciplinar”, completa.

Em voto divergente, o desembargador Altamiro de Oliveira defendeu que a lei estadual promove os valores e princípios que foram apontados como violados pela ação de inconstitucionalidade. “Ao revés disso, objetivo do diploma legislativo é fomentar a discussão sobre práticas educativas com a finalidade de pluralizar e diversificar o debate de ideias, como, por exemplo, por meio da discussão sobre as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes de questões políticas, sociais, culturais, históricas e econômicas”, argumenta.

Escola sem Partido: PGE de Santa Catarina pode recorrer ao Supremo

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) de Santa Catarina informou que aguarda a publicação do acórdão para tomar conhecimento sobre as razões pelas quais o Órgão Especial do TJ-SC, inverteu, em embargos declaratórios, a decisão anteriormente tomada pelo mesmo órgão, que havia reconhecido a constitucionalidade da lei.

“A PGE-SC seguirá velando pela autonomia legislativa de Santa Catarina para legislar sobre o assunto, conforme disposto no artigo 24, inciso IX, da Constituição Federal, manejando, se for o caso, o cabível Recurso Extraordinário (RE) ao Supremo Tribunal Federal (STF)”, declarou o estado.

Pelo site oficial do partido, o Psol lembrou que acionou a Justiça no ano passado, mas que o pedido de inconstitucionalidade da lei Escola sem Partido havia sido, então, negado. Depois disso, a sigla entrou com um novo recurso dentro do mesmo processo. “Reverter uma decisão por meio de embargos de declaração era algo quase impossível, mas conseguimos garantir esse direito fundamental”, afirmou o advogado do partido, Rodrigo Sartoti.

Alinhado a Bolsonaro, Jorginho Mello entra em rota de colisão com Lula

Além da legislação em vigor da Escola sem Partido durante 2024, no início deste ano o governador Jorginho Mello sancionou a lei estadual que proíbe a execução de músicas e videoclipes com apologia ao crime, ao uso de drogas ou que expressem conteúdos de cunho sexual e erótico nas escolas de Santa Catarina. Correligionário do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador foi elogiado pela bancada de oposição ao governo Lula na Câmara dos Deputados pela sanção da legislação catarinense.

Na gestão do estado, Mello mostra alinhamento com a direita conservadora em temas como educação e segurança pública. Pelas redes sociais, o governador criticou o “pacote de bondades” do governo federal ao citar o Plano Pena Justa, lançado em fevereiro pelo Ministério da Justiça. “aqui em Santa Catarina, vamos abrir mais 8 mil vagas nos próximos anos. Se tem cadeia lotada, a gente abre mais. Não tem problema, mas a gente não solta preso”, avisou.

Mello também saiu em defesa de Bolsonaro após a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela suposta tentativa de golpe de Estado. “Golpe é tirar o maior nome de oposição à esquerda das eleições. Já vimos isso em países vizinhos que se transformaram em ditaduras falidas”, declarou o governador de Santa Catarina.

A postura de Mello tem incomodado Lula. Durante lançamento do edital do túnel Santos-Guarujá, no litoral de São Paulo, o presidente da República adiantou que deve visitar o “estado do governador que mais o critica”.

Na próxima semana, Lula planeja anunciar o financiamento de um estaleiro, por meio do Fundo da Marinha Mercante, durante visita ao porto de Itajaí, que recentemente passou pelo processo de federalização.

Se tem cadeia lotada, a gente abre mais. Não tem problema, mas a gente não solta preso.

Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL)

A data da agenda presidencial ainda não foi divulgada, mas Jorginho Mello não deve participar do evento. “Não estou preocupado com o governador, estou preocupado com o Brasil, com Santa Catarina e de levar a possibilidade das pessoas poderem trabalhar”, declarou Lula em Santos.

Mello rebateu Lula e disse que Santa Catarina “aprendeu a se virar sozinha” e que não houve nenhuma entrega no estado na gestão de Lula. “Eu não perco tempo falando mal de ninguém. Quando tenho uma posição, eu assumo”, respondeu.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

Post AnteriorBrasileira achou que Elon Musk estava lhe ensinando a comprar bitcoin, mas teve conta no Banco do Brasil bloqueada Noticias No BR
Próximo Post Coalizão Política: União de Forças
Brasil

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 08 31 170141

Descubra Como Chegar a Caraíva com Conforto e Segurança

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

EM DESTAQUE
Ícone de Busca

Uma estudo cuidadosa da verdadeira minuta do golpe

26 de novembro de 2024

Carretas de Mamografia e Empreendedorismo do SP por Todas chegam a Andradina

27 de janeiro de 2025
Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, está preso sob acusação de ter viajado para os EUA

resguardo se manifesta depois de indiciamento

21 de novembro de 2024
Ícone de Busca

Direita se anima com impacto político da novidade era Trump no mundo

9 de janeiro de 2025
Secretário do Rio ofende bolsonaristas e apaga posts

Secretário do Rio ofende bolsonaristas e apaga posts

8 de setembro de 2025
NOVIDADES
Câmara aumenta pena para pedófilos e aprova 16 medidas para crianças

Câmara aumenta pena para pedófilos e aprova 16 medidas para crianças

16 de outubro de 2025
Por que o Brasil precisa derrubar os vetos do licenciamento ambiental

Por que o Brasil precisa derrubar os vetos do licenciamento ambiental

16 de outubro de 2025
Senado aprova PL que proíbe aborto após 22 semanas de gestação

Senado aprova PL que proíbe aborto após 22 semanas de gestação

16 de outubro de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.