A previsão do tempo para o feriado prolongado de novembro indica instabilidade em grande segmento do Brasil. O primeiro feriado prolongado em mais de cinco meses deve ter tempo instável, mormente nas regiões Sudeste, Núcleo-Oeste e Setentrião, com chuvas.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A principal desculpa é uma frente fria vinda do Sul, que forma um galeria de umidade da Amazônia. Tais aspectos afetam o clima na região meão do país.
Especialistas da superfície explicam que a frente fria deve perder força, mas ainda vai encanar a umidade da Amazônia pelo núcleo do país. Além da instabilidade, isso provoca chuvas intensas em diversas áreas.
Previsão de chuvas intensas
Confira:

De combinação com o Instituto Vernáculo de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuvas fortes no Espírito Santo, centro-norte de Minas Gerais, Goiás, Região Federalista, nordeste do Mato Grosso, leste do Amazonas, sul de Roraima, sul do Pará, Tocantins, sul do Piauí, sul do Maranhão, e leste de Salvador.
Nesses locais, os acumulados podem atingir 100 milímetros de chuva por dia, com ventos de até 100 km/h. O Inmet emitiu um aviso laranja, o qual indica risco em razão da intensidade das chuvas.
Formação do galeria de umidade: as chuvas
A formação deste galeria de umidade é geral em novembro e tem relação com a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). A ZCAS gera nuvens do Setentrião ao Sudeste e mantém o tempo instável. No entanto, para ter a formação da ZCAS, o meio de umidade precisa persistir por, ao menos, quatro dias seguidos — o que não deve ocorrer.
Leia também: “Cinco cenas do Brasil”, item de J. R. Guzzo publicado na Edição 243 da Revista Oeste
No Sul, o sol predominará, exceto no leste do Paraná e Santa Catarina, onde a nebulosidade será maior, mas raios podem surgir. Pode chover fraco, mormente no litoral do Paraná. No domingo 17, uma novidade frente fria pode trazer pancadas de chuva, à tarde, no Rio Grande do Sul.
Para o Sudeste, a chance de chuva é subida durante o feriado. Nesta sexta-feira 15, nuvens e um aumento rápido da temperatura marcarão o dia.
Condições climáticas no país
Pancadas de chuva são esperadas à tarde e à noite, com eventos mais fortes em São Paulo e sul de Minas Gerais. O término de semana terá sol e chuvas, com menos chance no Espírito Santo, leste de Minas Gerais e setentrião do Rio de Janeiro.
O Núcleo-Oeste terá tempo instável. Mato Grosso pode ter sol poderoso, mas com chuvas nas áreas próximas a Goiás e São Paulo. Nos outros Estados, o dia será nublado com chuvas a qualquer hora.
Leia mais: “A epidemia da solidão”, item de Dagomir Marquezi publicado na Edição 243 da Revista Oeste
Neste sábado, 16, há risco de chuvas fortes em Goiânia, Brasília e Cuiabá. Campo Grande pode ter pancadas de tarde. No domingo 17, a instabilidade enfraquece e permite mais a aparição do sol. No entanto, a umidade e o calor podem trazer chuvas à tarde.
Setentrião e Nordeste


No Setentrião, quase todas as áreas terão sol e chuvas frequentes. Rio Branco, Porto Velho e Palmas têm sobranceiro risco de chuvas fortes, enquanto, em Manaus, serão passageiras.
No término de semana, as chuvas serão mais frequentes no Amazonas, Acre, Rondônia e sul do Pará. No Nordeste, a maioria dos Estados terá sol, calor e tempo sequioso.
Leia também: “Na roleta, os alimentos”, item de Evaristo de Miranda publicado na Edição 239 da Revista Oeste
O sol predominará do litoral do Maranhão ao Rio Grande do Setentrião, com pancadas isoladas no sul do Maranhão, do Piauí e no oeste e sudoeste da Bahia. No interno, sol e calor devem prevalecer.