Professor da Estácio explica os motivos e quais os exercícios mais adequados para quem procura envelhecer com saúde
Com a chegada de um novo ano, planos são traçados e análises são feitas sobre o ano que começa a findar. Uma vida mais ativa e independente está nos seus planos?
O envelhecimento saudável exige certos cuidados, sobretudo a quem já destrancou a morada dos 60 anos. Nesse contexto, a atividade física é uma das mais importantes e contribui para a manutenção da saúde física, social, fisiológica e psicológica. Os exercícios de força, por exemplo, são fundamentais para manter ou aumentar a tamanho muscular dos idosos. Por outro lado, os exercícios de estabilidade também são importantes para a prevenção de quedas e de fraturas ósseas.
A prática de atividade física em idades avançadas melhora a disposição, autonomia, a interação com outras pessoas, insere a pessoa idosa em um grupo social com objetivos congruentes, gera independência para viver o dia a dia. Outrossim, ajudam na prevenção e controle de doenças uma vez que hipertensão e diabetes.
Mente sana
Atividades físicas regulares, sobretudo com idosos, ajudam a manter a memória, a concentração e o foco. Contribuem para reduzir doenças uma vez que Alzheimer e demência. Assim uma vez que ocorre em todas as idades, os exercícios físicos reduzem o estresse, a depressão e a impaciência, melhoram a autoestima e diminuem a solidão.
Para o professor de instrução física da Estácio, Marcelo Carneiro dos Santos, tornar-se fisicamente ativo é mais fácil e barato do que muita gente pensa. “Hoje percebemos que é possível começar a fazer atividades dentro do nosso próprio contexto, sem gastar dinheiro, adequando-os à nossa rotina”, explica. Atividades leves, uma vez que caminhar, sentar e levantar algumas vezes da cadeira ou do sofá, podem ser feitas dentro de morada. “O movimento feito nas próprias atividades domésticas pode parecer pouco, mas ações como varrer a casa, lavar as louças e estender roupas no varal já ajudam a fortalecer o corpo e gerar uma sensação de autoconfiança e independência”, frisa.
Um passo de cada vez
Estar minimamente ativo é o primeiro passo para progredir nas atividades. Existem espaços urbanos nas cidades que possuem equipamentos para a prática de atividade física, uma vez que praças, quadras e parques, em que grupos desenvolvem ações de promoção da saúde e atividades físicas, muitas delas promovidas pelo próprio poder público.
Marcelo explica que, para quem tem mais de 60 anos e decide estrear uma rotina de exercícios, seja em academias ou ao ar livre, o primeiro passo é procurar ajuda médica. Com os exames em ordem, é verosímil estrear com caminhadas e alongamentos dinâmicos, sem forçar tanto a musculatura. Exercícios de força também já podem ser realizados, sempre com fardo adequada à exigência física de cada quidam. “É melhor dar um passo de cada vez, mas com consistência, do que pular etapas e sofrer com lesões e afastamentos”, pontua.
Outras atividades físicas indicadas são a hidroginástica, o ciclismo, os treinos funcionais, esportes de menor impacto nas articulações. “Cada pessoa se identifica melhor com certo tipo de atividade. O fundamental é praticar, independente de qual modalidade”, ressalta Marcelo.
Sobre a Estácio
A Estácio se orgulha de liderar o caminho da inovação educacional no Brasil, com o compromisso de promover as habilidades e competências necessárias para o sucesso profissional e o prolongamento pessoal de seus mais de 700 milénio alunos. Com mais de 54 anos de experiência acadêmica, a Instituição oferece uma ampla gama de serviços educacionais em cursos técnicos, de graduação e de extensão, pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado, além de centenas de opções em cursos livres de aperfeiçoamento profissional. Reconhecida por sua primazia acadêmica, a Estácio aposta na tecnologia e na inovação uma vez que diferenciais para aprimorar o tirocínio e possibilitar o entrada democratizado ao ensino de qualidade. Presente em unidades de ensino em 25 estados e no Província Federalista e em mais de dois milénio Polos de Instrução a intervalo em todo o país, a Estácio possui um dos mais sólidos e atuantes programas de Responsabilidade Social do setor educacional, e apoia diversas iniciativas nas áreas de instrução, cultura, esporte e cidadania. Saiba mais em estacio.br.
Assessoria de Prensa – Estácio
Approach Informação
Atendimento São Paulo:
Andrei Santana – [email protected] – (11) 9.9720-3999
William Prado – [email protected] – (11) 9.6917-2096