notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • PF investiga empresário ligado a contratos bilionários no Dnit
  • Ex-dirigentes do Corinthians viram réus em esquema de corrupção
  • Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral
  • Conflitos no STF e pedidos a advogados de Bolsonaro em destaque
  • Senador do PL diz que blockchain no BC pode prejudicar cartórios brasileiros: “tem fé pública” Noticias No BR
  • Suplente de Alcolumbre é alvo da PF por fraude no Amapá
  • MEC compra apenas livros de Português e Matemática para escolas públicas
  • Fux diverge e não referenda medidas a Bolsonaro no STF
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Diversos - iguais no desprezo à liberdade

iguais no desprezo à liberdade

Escrito por Editora Gazeta do Povo S/A13 de dezembro de 2024Updated:14 de dezembro de 2024Tempo de Leitura 6 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Ícone de Busca
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

Em uma era dominada por dicotomias ferozes, o cenário político atual transforma-se em uma estádio de acusações recíprocas, onde aqueles que se autodenominam defensores da liberdade, sob a bandeira da esquerda, erguem seus dedos em tom acusatório contra seus oponentes ideológicos, rotulando-os indiscriminadamente de fascistas. Esse hábito, enraizado numa ânsia de validar a própria moralidade, ignora o paradoxo trágico que permeia essa narrativa: tanto o comunismo quanto o fascismo e o nazismo são expressões de um mesmo impulso totalitário, que, embora por caminhos distintos, convergem na convergência do poder e na aniquilação do tipo em prol de um ideal coletivo.

Isso porque, a despeito dos discursos e dos símbolos, essas doutrinas, na prática, utilizam o mesmo firmamento de autoritarismo e supremacia do Estado para justificar uma ordem absoluta, onde a liberdade é relegada a um projecto secundário, substituída por um projeto coletivo intransigente que se impõe uma vez que a verdade única. A diferença reside unicamente na estética e nos argumentos superficiais que cada uma dessas ideologias apresenta; mas, no íntimo, fascismo, comunismo e nazismo compartilham a mesma disposição em sacrificar a autonomia individual e a pluralidade, traindo as promessas de liberdade e paridade ao subordinar o tipo ao esplendor do Estado.

No termo das contas, comunismo, fascismo e nazismo são faces distintas de uma mesma moeda: são expressões do libido de convergir o poder, varar a diferença e instituir uma ordem que desconsidera o valor do tipo

Bom, ao se firmarem uma vez que porta-vozes de uma moralidade revolucionária, muitos adeptos de ideologias de esquerda assumem a postura de juízes, atribuindo ao outro lado uma natureza essencialmente tirânica e fascista, uma vez que se a núcleo do mal residisse exclusivamente em seu oponente. No entanto, ao apontarem o dedo e nomearem os outros uma vez que inimigos da liberdade, esses indivíduos esquecem que as ideologias que defendem também trazem consigo o peso de histórias marcadas pela violência, pela repressão e pela negação das liberdades mais básicas.

Essa tendência de desumanizar o rival é, em núcleo, uma instrumento de controle, que projeta no outro aquilo que não se deseja enxergar em si mesmo. Quando o oração do “bem contra o mal” toma forma, é fácil relegar ao inimigo a personificação de tudo o que é desprezível, afastando-se da possibilidade de autocrítica e perpetuando uma narrativa que ignora as semelhanças estruturais entre as ideologias. Tal uma vez que o mito de Narciso, os autointitulados guardiões da liberdade, em sua preocupação por diferenciar-se, acabam sendo consumidos pela imagem de sua própria virtude, refletida no espelho das suas acusações. Assim, o resultado é uma fanatismo trágica, onde o inimigo passa a ser uma projeção profíquo dos próprios vícios, uma externalização dos impulsos autoritários que residem latentes em todas as ideologias totalitárias.

Ao desprezar as próprias contradições, o oração da esquerda e do comunismo que demoniza a direita uma vez que fascismo ou nazismo sem honrar nuances e contextos, transforma-se numa versão moderna do tribunal inquisitorial, onde qualquer oposição é tratada uma vez que heresia política. Esse reducionismo ideológico obscurece a verdade fundamental de que todas as ideologias totalitárias compartilham a mesma estrutura de poder e repressão, independentemente de suas bandeiras.

No comunismo, a promessa de uma sociedade igualitária muitas vezes resultou na imposição de um regime em que a dissidência era sufocada e o tipo subsumido ao coletivo; no nazismo e no fascismo, o tipo também é refutado, o poder concentrado, e a divergência, obliterada. Por sua vez, o fascismo, assim uma vez que o comunismo, encontra sua sustentação na exaltação de um coletivo integral e de um governo medial que detém o poder sobre todos os aspectos da vida humana. Todas essas vertentes, ao final, negam a multiplicidade e a liberdade individual, em nome de uma ordem supostamente ideal.

Portanto, essa dinâmica polarizada de acusações e julgamentos entre esquerda e direita nos revela, na verdade, uma peça de teatro trágico, onde cada lado procura justificar sua narrativa e seu controle sobre a veras. O hábito de acusar o outro lado de fascismo, uma vez que se o mal estivesse unicamente do lado oposto, é uma forma de evitar o confronto com as próprias imperfeições e de manter uma postura de superioridade moral, ignorando a vexação praticada em nome do próprio ideal.

Essa postura recorre a uma lógica maniqueísta que, ao simplificar a complicação da política e da sociedade, fomenta o ódio e a segregação. Cada lado se fortalece na negação do outro, e o resultado é a exiguidade de diálogo, a geração de um envolvente onde a variação de pensamento é continuamente ameaçada. Na procura por varar o “inimigo”, cada ideologia totalitária se vê reduzida a um mesmo termo: o esmagamento do tipo sob o peso de uma verdade única imposta, ainda que sob discursos de liberdade e {{aqui}} social.

No termo das contas, comunismo, fascismo e nazismo são faces distintas de uma mesma moeda: são expressões do libido de convergir o poder, varar a diferença e instituir uma ordem que desconsidera o valor do tipo. Assim, a tragédia reside no indumentária de que essa luta incessante entre esquerda e direita, ao invés de promover a variação e a democracia, reforça o ciclo de controle e uniformidade. Deste modo, a criminação ordenado de “fascismo” torna-se, assim, um instrumento de dominação que permite à esquerda autoritária evitar a responsabilidade histórica de seus próprios excessos.

O tipo moderno, bombardeado por essas acusações e recluso em um cenário de subdivisão, vê-se obrigado a escolher um lado sem perceber que, no final, o dispêndio de sua escolha pode ser sua própria liberdade. Por termo, é uma vez que se estivéssemos todos em um grande coliseu uma vez que gladiadores, onde cada lado aponta para o outro com desdém e ódio, sem se dar conta de que ambos compartilham a mesma núcleo totalitária e a mesma disposição em transformar a sociedade em um revérbero da sua própria visão estreita e inflexível.

Maria Eduarda dos Santos Vargas, graduanda em Recta, é diretora de Informação do Instituto Atlantos e integra a gestão do grupo de estudos Lei & Liberdade na FMP.

leia o artigo original em www.gazetadopovo.com.br

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f
Post AnteriorFrase do dia de Hrum – 13 de dezembro de 2024
Próximo Post Pedido de recuperação judicial no agronegócio aumenta em 2024
Editora Gazeta do Povo S/A

Veja outras matérias!

Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

OS2 comunicacao

Construtora abre mais de 40 vagas de emprego em Sorocaba

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

As Melhores Formas de Terminar o Ensino Médio e Conquistar Seu Diploma

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

Top 10 Filmes Brasileiros do Cinema Mudo

História do Jazz - Origem, Influencias e Legado

História do Jazz – Origem, Influencias e Legado

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Lula e a economia: fatos, desinformações e desafios atuais

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Polêmica: Ministro Barroso participa de jantar com empresários e gera críticas

Ícone de Busca

Bets e a responsabilidade jurídica dos influenciadores Noticias No BR

Ícone de Busca

Lula quer importar censura chinesa Noticias No BR

EM DESTAQUE
Captura de tela 2025 07 07 221239

Bambbu Cosméticos: marca brasileira valoriza a beleza dos fios brancos e resgata a autoestima feminina

7 de julho de 2025
Como Orbs está acelerando o crescimento do DeFi institucional

Uma vez que Orbs está acelerando o desenvolvimento do DeFi institucional

24 de janeiro de 2025
img 679d728d9f147

Grupo DPSP expande atuação nacional e celebra a marca de 1.600 lojas

31 de janeiro de 2025
Ícone Notícias

Veja as melhores e as piores cidades do Paraná segundo o Ideb

14 de agosto de 2024
Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

Produtores recebem incentivo para cultivo protegido do tomate no RJ

31 de janeiro de 2025
NOVIDADES
PF investiga empresário ligado a contratos bilionários no Dnit

PF investiga empresário ligado a contratos bilionários no Dnit

23 de julho de 2025
Ex-dirigentes do Corinthians viram réus em esquema de corrupção

Ex-dirigentes do Corinthians viram réus em esquema de corrupção

23 de julho de 2025
Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral

Trump exige investigação contra Obama por suposta fraude eleitoral

22 de julho de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.