A Helisul Aviação, empresa paranaense que completa 52 anos, adquiriu a companhia chilena Ecocopter, obteve a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para treinamentos e uso de dispositivos de simulação do helicóptero Esquilo no Chile, e ainda se credenciou como Empresa Estratégia de Defesa junto às Forças Armadas.
A aquisição da Ecocopter não apenas expandiu a presença da Helisul para o mercado internacional, mas também estabeleceu a empresa como a maior operadora de serviços aéreos com helicópteros da América Latina, passando a operar em três países: Brasil, Chile e Equador.
Siga as últimas notícias de negócios no estado pelo Linkedin da Paraná S.A.
Também este ano foi confirmada a aquisição da Albatross Engenharia, que passa a se chamar Helisul Engenharia. Com esse reforço, a Helisul agregou conhecimentos em tecnologia embarcada e aeronaves de missão especial, ampliando sua expertise nas áreas de segurança pública e forças militares.
Outro marco importante foi a conquista da certificação da Anac para o Dispositivo de Treinamento de Voo (FTD-5) do helicóptero Esquilo (AS350 – H125). O órgão também concedeu a certificação do Centro de Treinamento de Aviação Civil (CTAC), que autoriza a Helisul a conduzir treinamentos, exames teóricos e práticos, de acordo com as aprovações de cursos concedidas pela Autoridade de Aviação Civil do Chile (DGAC – Dirección General de Aeronáutica Civil) segundo o DAN 142, e com as limitações estabelecidas nas Especificações de Treinamento emitidas pela ANAC.
Esse marco inédito reforça a posição da Helisul como referência em segurança operacional na América do Sul. A prática será realizada em Santiago, no Chile, na área de treinamento da Ecocopter (Ecotraining), que dispõe de uma excelente infraestrutura física e intelectual para prover treinamentos de alto desempenho aos tripulantes do AS350.
O Dispositivo de Treinamento de Voo (FTD) será utilizado para a qualificação de pilotos, proporcionando um nível de realismo que simula de forma precisa todas as fases do voo e situações de emergência.
Helisul agora é Empresa Estratégica de Defesa
Ainda este ano, a Helisul obteve o credenciamento como Empresa Estratégica de Defesa (EED), concedido pelo Ministério da Defesa para empresas que oferecem produtos ou serviços voltados à segurança nacional. A homologação foi publicada no Diário Oficial da União, Portaria GM-MD n° 4.514, de 23 de setembro de 2024.
A ideia de uma empresa estratégica está atrelada às políticas de defesa do país, sendo conferido este título a empresas que produzem ou fornecem serviços considerados essenciais para a segurança e soberania nacional. Para obter o aval do Ministério da Defesa, a empresa precisa atender a critérios específicos, como ser brasileira e comprovar conhecimento científico ou tecnológico relevante. O processo é criterioso, exigindo a apresentação de produtos ou serviços que justifiquem sua importância para a segurança do país.
O trabalho de manutenção dos helicópteros do Exército e da Aeronáutica realizado pela Helisul foi um dos critérios considerados para que a empresa recebesse o credenciamento. Com isso, a Helisul passa a integrar um grupo restrito de empresas que possuem este selo de confiabilidade.