notíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • Como ser útil depois de morrer Noticias No BR
  • ‘Ninguém vai retirar o pé do acelerador’, diz federação de agricultura / Noticias No BR
  • Empresas brasileiras reagem à onda “anti woke” dos EUA Noticias No BR
  • Seminário discute aperfeiçoamento das cooperativas agropecuárias Noticias No BR
  • Justiça bloqueia CNH de pais que não vacinaram bebê em SC / Noticias No BR
  • Convite de Lula à China escancara visão autoritária sobre redes Noticias No BR
  • Lula se articula para enfrentar CPMI do INSS e tenta reduzir danos políticos Noticias No BR
  • Reforma tributária pode dobrar impostos para arquitetura Noticias No BR
Facebook X (Twitter) Instagram
notíciasnoBRnotíciasnoBR
  • Diversos
  • Política
  • Brasil
  • Mundo
  • História
  • Economia
  • Agronegócio
  • Últimas do Brasil
  • Bitcoin
notíciasnoBR
Home - Aviação - Governo Lula atrasa financiamento às companhias aéreas / Noticias No BR

Governo Lula atrasa financiamento às companhias aéreas / Noticias No BR

Escrito por Anderson Scardoelli30 de março de 2025Tempo de Leitura 4 Mins
Gostou? Compartilhe essa matéria Facebook Pinterest WhatsApp
Governo Lula atrasa financiamento às companhias aéreas
Gostou?
Facebook Pinterest WhatsApp

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou mais de cem dias para definir a composição de um comitê de três integrantes que fará a gestão da política de crédito público às companhias aéreas. O Congresso Nacional aprovou proposta nesse sentido em agosto do ano passado.

A demora contrasta com a urgência que o tema é tratado pelo setor que, vindo de cinco anos no vermelho, conta com os financiamentos para apoiar agendas de recuperação. A principal razão para o atraso do financiamento às companhias aéreas é a avaliação do governo Lula de que a pauta pode ter se tornado menos urgente.

Com apoio efusivo do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os congressistas liberaram recursos para financiamento às aéreas por meio de alterações na lei do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac). Pela engenharia criada, os empréstimos serão operacionalizados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As mudanças foram sancionadas em setembro. No mês seguinte, o governo enviou um Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) que destinava cerca de R$ 4 bilhões ao fundo no Orçamento de 2024. A matéria foi aprovada em dezembro, depois de o Executivo ter publicado o decreto que criou o comitê gestor, mas que formou-se apenas na última semana.

As demandas das companhias aéreas ao governo Lula

Aeroporto de Congonhas movimentado. com o Embraer ERJ 195 da Azul Airlines e o Boeing 737 da Gol Airlines, em São Paulo, Brasil (21/9/2019) | Foto: Shutterstock
Aeroporto de Congonhas movimentado,, com o Embraer ERJ 195 da Azul Airlines e o Boeing 737 da Gol Airlines, em São Paulo, Brasil — 21/9/2019 | Foto: Reprodução Shutterstock

Para a secretária-executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, a espera não trará prejuízos. De acordo com ela, esse tempo de espera poderá servir para as companhias reverem as prioridades que serão informadas ao BNDES.

“Tivemos mudanças”, afirmou Mariana. “Companhias foram beneficiadas com perdão de dívidas fiscais.”

A Advocacia-Geral da União firmou acordos em janeiro com Gol e Azul para regularizar dívidas previdenciárias e fiscais. O órgão reduziu os passivos de R$ 7,5 bilhões para R$ 2 bilhões.

Leia mais:

Como os recursos do Fnac serão utilizados para viabilizar uma linha de crédito via BNDES, com juros subsidiados, eles não afetam o resultado primário, que tem meta de déficit zero, tampouco o limite das despesas primárias — já que são classificados como “despesa financeira”. A medida acaba, no entanto, afetando negativamente a trajetória da dívida pública, pois o Fnac é um dos fundos que tinham boa parte de seus recursos usados justamente para o abatimento da dívida.

Na avaliação do economista Marcos Mendes, esse tipo de auxílio às companhias aéreas por parte do governo Lula é uma forma encontrada para fazer desembolsos sem afetar o limite do arcabouço. Como não é possível realizar uma despesa diretamente, o Executivo opta por expandir o crédito. Além disso, é preciso ainda escolher empresas para serem beneficiadas com o subsídio.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) mantém a demanda como prioritária. “O setor aéreo enfrenta diversos desafios que limitam o seu crescimento”, lamenta a entidade, em nota. “Como as dificuldades de financiamento e acesso a crédito, o desbalanceamento nas linhas de produção de motores e aeronaves e a alta do dólar, que impacta cerca de 60% dos custos.”

Possível descarte do Executivo federal

Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) | Foto: José Cruz/Agência BrasilMinistro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) | Foto: José Cruz/Agência Brasil
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Deputado federal licenciado, ele é filiado ao Republicanos de Pernambuco | Foto: José Cruz/Agência Brasil

Os sinais de que o governo pode ter perdido o entusiasmo com a política de crédito se deram já em outubro, quando o PLN chegou ao Congresso. O Ministério de Portos e Aeroportos informava, até às vésperas, que havia identificado R$ 6 bilhões para serem repassados às companhias via Fnac ainda em 2024. A redução de R$ 2 bilhões desagradou.

Outro indicativo é de que o Executivo não deve abraçar a demanda de transformar os financiamentos em uma política permanente. Então presidente da Abear, Jurema Monteiro disse, em outubro do ano passado, que, embora os R$ 4 bilhões iniciais fossem considerados pouco, isso poderia ser compensado já em 2025, com a liberação de pelo menos outros R$ 4 bilhões. A defesa das aéreas é de terem um incentivo setorial em moldes similares ao concedido ao agronegócio anualmente pelo Plano Safra.

https://diclotrans.com/redirect?id=41928&auth=49e94614f6987ef93673017ac5a16616c706109f
Vídeo do YouTubeVídeo do YouTube

Leia também: “Nuvens carregadas”, reportagem de Luís Kawaguti publicada na Edição 102 da Revista Oeste


Revista OesteAssim, com informações da Agência Estado



Leia a materia original do artigo

Post AnteriorCarol De Toni cobra ministra de Lula, sobre presas pelo 8/1 / Noticias No BR
Próximo Post Em recuperação judicial, Oi vai vender redes de cobre como sucata / Noticias No BR
Anderson Scardoelli

Veja outras matérias!

Vacinação de crianças é um tema controverso

Justiça bloqueia CNH de pais que não vacinaram bebê em SC / Noticias No BR

Relação entre Gilmar Mendes e CBF é inconstitucional, diz jurista

Relação entre Gilmar Mendes e CBF é inconstitucional, diz jurista / Noticias No BR

deputados cogitam blindar parlamentar como resposta ao STF depois de decisão favorável a Ramagem

Zambelli critica condenação e diz que não sobreviveria na cadeia / Noticias No BR

Carla Zambelli é condenada por STF a 10 anos de prisão e perda de mandato

Carla Zambelli é condenada por STF a 10 anos de prisão e perda de mandato / Noticias No BR

'O fiasco de Lula e Janja na China'

‘O fiasco de Lula e Janja na China’ / Noticias No BR

OEA ignora censura do STF à direita e condena peruca de Nikolas

OEA ignora censura do STF à direita e condena peruca de Nikolas / Noticias No BR

Haddad defende 'empréstimo do Lula': 'Tem gente com agiota'

Haddad defende ‘empréstimo do Lula’: ‘Tem gente com agiota’ / Noticias No BR

deputados cogitam blindar parlamentar como resposta ao STF depois de decisão favorável a Ramagem

deputados cogitam blindar parlamentar como resposta ao STF depois de decisão favorável a Ramagem / Noticias No BR

Zucco aciona PGR contra ministro da Previdência e Frei Chico

Zucco aciona PGR contra ministro da Previdência e Frei Chico / Noticias No BR

EM DESTAQUE
ChatGPT Image 21 de abr. de 2025 02 29 12

Tegma (TGMA3) na Bolsa de Valores: A força da logística automotiva brasileira

21 de abril de 2025
Como comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

Porquê comprar ações da X.AI Corp? (Símbolo e preço 2024)

28 de novembro de 2024
6 maiores fundos de crédito privado em 2024

6 maiores fundos de crédito privado em 2024

28 de novembro de 2024
Ícone Notícias

Quanto vai custar o pedágio na BR-277 no oeste do Paraná

20 de dezembro de 2024
Ícone Notícias

José Dirceu, ficha-limpa graças ao STF

29 de outubro de 2024
NOVIDADES
Ícone de Busca

Como ser útil depois de morrer Noticias No BR

17 de maio de 2025
'Ninguém vai retirar o pé do acelerador', diz federação de agricultura

‘Ninguém vai retirar o pé do acelerador’, diz federação de agricultura / Noticias No BR

17 de maio de 2025
Ícone de Busca

Empresas brasileiras reagem à onda “anti woke” dos EUA Noticias No BR

17 de maio de 2025

Links rápidos

  • Sobre nós
  • Anuncie conosco
  • Quero ser um redator
  • Contato

Transparência

  • Informações de Propriedade e Financiamento
  • Política de Correções
  • Política de Diversidade
  • Política de Ética
  • Política de Feedback Acionável
  • Política de Princípios de Publicação
  • Política de privacidade
  • Relatório de Pessoal de Diversidade

Contatos

  • [email protected]
  • [email protected]
  • +55 (11)94720-6114
  • © 2024 NoticiasnoBR Todos os direitos reservados
  • Desenvolvido por Creativelabs Studio

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Digite Esc para sair.

Ad Blocker Habilitado!
Ad Blocker Habilitado!
Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, apoie-nos desabilitando seu Ad Blocker.