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Home - baixada santista - governo anuncia trajeto da terceira pista da Imigrantes para tranquilizar trânsito no porto de Santos

governo anuncia trajeto da terceira pista da Imigrantes para tranquilizar trânsito no porto de Santos

Escrito por Redação Oeste10 de janeiro de 2025Updated:10 de janeiro de 2025Tempo de Leitura 4 Mins
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governo anuncia trajeto da terceira pista da Imigrantes para aliviar trânsito no porto de Santos
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O governo de São Paulo divulgará, nesta sexta-feira, 10, o projeto de construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes. Essa rodovia é a principal relação entre a capital paulista e a Baixada Santista. A ampliação visa tranquilizar o trânsito no entrada ao Porto de Santos. A novidade pista terá 21 km de extensão e uma inclinação menor que a atual, o que permitirá a passagem de caminhões pesados rumo ao litoral paulista.

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Atualmente, muro de 20 milénio caminhões acessam o Porto de Santos todos os dias, mas não podem utilizar a Rodovia dos Imigrantes. Isso ocorre por justificação de um declive acentuado e aos túneis existentes. Esses caminhões precisam seguir pela Rodovia Anchieta, pois a Imigrantes, com sua inclinação de 6%, é imprópria para veículos pesados.

A terceira pista será uma das soluções mais eficazes para resolver problemas de congestionamento e melhorar a acessibilidade ao Porto de Santos, o maior porto exportador do Brasil, que corre risco de desabamento.

Capacidade de tráfico de veículos pesados aumentará em 145% no sistema Anchieta-Imigrantes

Com a construção da novidade pista, o governo estadual estima que a capacidade de tráfico de veículos pesados no sistema Anchieta-Imigrantes aumentará em 145%. Para os outros veículos, a ampliação será de 25%. O dispêndio da obra ainda não foi definido, mas a estimativa é de que fique entre R$ 6 bilhões e R$ 8 bilhões. A previsão é concluir a construção em 2031.

Vídeo do YouTube

O projeto inclui a construção de um trecho de 21,5 km na serra, formado principalmente por túneis, que somam 17 km, além de 4 km de viadutos. Um dos túneis deve ter 6 km de extensão, tornando-se o maior do Brasil. A novidade pista será projetada com duas faixas de rolamento e um cadeira, que poderá ser convertido em filete de tráfico, conforme a premência.

A terceira pista começará no quilômetro 43 da Rodovia dos Imigrantes e se conectará à Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055), no quilômetro 265, perto do Polo Industrial de Cubatão.

O principal objetivo da novidade pista é permitir a passagem de caminhões pesados. No entanto, veículos de passeio também poderão utilizá-la. Todavia, quem se encaminhar à Baixada Santista terá um trajeto mais longo do que o atual.

“Quem vai para o litoral sul, Santos, Praia Grande, São Vicente, Itanhaém, Mongaguá vai pegar a pista atual”, disse Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos, ao jornal O Estado de S. Paulo. “Quem vai para o litoral norte, Guarujá, Bertioga, São Sebastião pegará a nova.”

Vídeo do YouTubeVídeo do YouTube

O projeto do governo de São Paulo deve ser concluído em 2026

Levante proclamação ocorre um ano depois de o governo estadual autorizar a Ecovias, concessionária responsável pelo sistema Anchieta-Imigrantes, a elaborar o projeto executivo da obra. Esse projeto, que deverá ser concluído até 2026, trará todas as informações sobre a realização da obra, os métodos de construção e os custos envolvidos.

A novidade pista será incorporada ao contrato da Ecovias, que será responsável pela realização da obra. O governo de São Paulo realizará um ajuste no contrato para reequilibrar os pagamentos à concessionária.

A Ecovias afirmou estar orgulhosa de participar desse projeto, considerado forçoso para o desenvolvimento do Estado e do país. De contrato com a concessionária, as etapas do projeto seguem conforme o cronograma. Atualmente, a empresa está trabalhando nos projetos funcional, substancial e executivo.

O sistema Anchieta-Imigrantes já enfrenta dificuldades para suportar o sobranceiro fluxo de veículos. Para o verão de 2025, espera-se que 3,6 milhões de veículos transitem pelas rodovias. A construção da terceira pista é vista uma vez que uma medida crucial para tranquilizar os gargalos rodoviários que afetam tanto o Porto de Santos quanto o transporte rodoviário no Estado.



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